ederpcu – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

Autor ederpcu

porederpcu

Processo Licitatório 005/2013

Modalidade: Tomada de pre√ßo

Objeto:¬†Contrata√ß√£o de empresa para transmiss√£o das sess√Ķes da C√Ęmara por r√°dio

Vencedor do certame: R√°dio Objetiva 1 Ltda.
Proposta vencedora: R$1.780,00 por mês

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Processo Licitatório 004/2013



Modalidade: Tomada de preço

Objeto:¬†Contrata√ß√£o de empresa para transmiss√£o das sess√Ķes da C√Ęmara na TV

Vencedor do certame: Fundação de Educação e Cultura JCB Ferreira
Proposta vencedora: R$2.490,00 por mês

Edital

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Processo Licitatório 002/2013

Modalidade: Carta Convite

Objeto: Contratação de gráfica para impressão do Jornal Tribuna Livre

Vencedor do certame: Bel√ī Gr√°fica e Editora Ltda.
Proposta vencedora: R$1.080,00 por edição

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Partindo de iniciativa popular, projeto de lei aprovado na C√Ęmara estabelece pol√≠tica de bem-estar animal em Paragua√ßu

Mais rigor contra os maus-tratos

A √ļltima sess√£o ordin√°ria da C√Ęmara de Paragua√ßu em 2018 foi fortemente marcada pela participa√ß√£o popular. Realizada na noite de 17 de dezembro, a reuni√£o analisou uma proposta de lei que teve como ponto de partida a mobiliza√ß√£o de alunos e professores da Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho e o apoio do Grupo Adote de Paragua√ßu.

Destinado a estabelecer a pol√≠tica de bem-estar animal, dispondo sobre o controle populacional de c√£es e gatos, o est√≠mulo √† posse respons√°vel, o incentivo √† ado√ß√£o de animais e a proibi√ß√£o √† pr√°tica de maus-tratos a c√£es, gatos e equ√≠deos no munic√≠pio, o projeto 031/2018 teve autoria dos vereadores Andr√© Nasser, Luizinho da Samantha e Wander do Jovino, que acolheram as reivindica√ß√Ķes da comunidade escolar e levaram a mat√©ria a plen√°rio.

Antes da vota√ß√£o, representantes do col√©gio pronunciaram-se na tribuna livre da C√Ęmara de forma a ressaltar a necessidade de tornar mais sofisticado o arcabou√ßo legislativo de prote√ß√£o animal em Paragua√ßu.

As alunas Marina Nasser, Stéfany Coelho e Juliana Carvalho, acompanhadas pela professora Thaís Marques Borges, explicaram detalhes da movimentação que uniu estudantes e corpo docente do Melo Viana na tarefa de engajar-se na causa dos animais.

‚ÄúA partir dos estudos estabelecidos dos estudos de Hist√≥ria dos quintos anos da Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho, foram discutidas com os alunos em todo o ano letivo as atitudes cidad√£s que podem surgir atrav√©s da criticidade e respectivamente da participa√ß√£o pol√≠tica. Ent√£o o ano inteiro eles trabalharam sobre o Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judici√°rio. Assim ficou estabelecida a cria√ß√£o de um projeto de lei que tem como foco principal a defesa dos animais no nosso munic√≠pio, incluindo principalmente caninos, felinos e equ√≠deos‚ÄĚ, enfatizou Tha√≠s. ‚ÄúFizemos din√Ęmicas nas tr√™s salas, discutimos todas as partes importantes do projeto, as san√ß√Ķes. Eu acredito que esse √© o primeiro projeto de lei formulado dentro de uma escola aqui no munic√≠pio de Paragua√ßu‚ÄĚ.

Depois dos pronunciamentos na tribuna livre, o plenário aprovou por unanimidade o projeto de lei. André Nasser e Luizinho da Samantha, dois dos autores da matéria, afirmaram sentir-se honrados pela votação e pela oportunidade de legislar sobre um tema tão relevante.

O medebista Carlos Tourinho lembrou que o projeto √© apropriado para os tempos atuais, em que se assiste a muitos maus-tratos de animais, especialmente aos cavalos em Paragua√ßu. Claudiney Tet√©, por sua vez, destacou a relev√Ęncia do envolvimento dos estudantes no processo legislativo. J√° o presidente Jos√© Maria Ramos comemorou o fato de votar um projeto que teve iniciativa popular.

CONSCIENTIZAÇÃO E PUNIÇÃO

O projeto que institui a política de bem-estar animal em Paraguaçu é extenso e bastante detalhado em seus pressupostos. A princípio há uma conceituação para definir precisamente na legislação municipal o que representam itens como bem-estar animal, maus-tratos, animal comunitário, animal doméstico, resgate, adoção, posse responsável, centro de zoonoses, entre vários outros.

Segue-se depois por conte√ļdos relacionados ao car√°ter did√°tico da lei. De acordo com o texto do projeto, o poder p√ļblico municipal deve promover programas de educa√ß√£o continuada de conscientiza√ß√£o √† popula√ß√£o sobre a guarda respons√°vel de animais dom√©sticos e a conviv√™ncia √©tica e saud√°vel com eles.

H√° tamb√©m os trechos impositivos. Na se√ß√£o espec√≠fica sobre tra√ß√£o e transporte de cargas, fica proibido utilizar animais em m√°s condi√ß√Ķes f√≠sicas e castig√°-los sob qualquer forma; fazer o animal trabalhar por mais de seis horas ininterruptas; fazer o animal se deslocar por mais de dez quil√īmetros sem lhe dar descanso, entre outras san√ß√Ķes.

No t√≥pico relacionado aos maus-tratos, a prop√≥sito, s√£o listadas 30 pr√°ticas que passam a ser enquadradas para a puni√ß√£o da lei, entre elas o corte de parte das orelhas e da cauda para fins est√©ticos e o abandono de animais em via p√ļblica.

Professora Thaís Marques Borges

Já a atividade de criação de animais domésticos com fins comerciais só poderá ser exercida por pessoa jurídica ou física habilitada, após vistoria técnica efetuada por agente responsável e com acompanhamento periódico de médico veterinário.

Para todas as infra√ß√Ķes estabelecidas no projeto, os agentes fiscalizadores, independentemente de outras san√ß√Ķes cab√≠veis decorrentes das legisla√ß√Ķes federal e estadual, poder√£o aplicar as penalidades de notifica√ß√£o; auto de infra√ß√£o; recolhimento dos animais; multa e pagamento das despesas com transporte, hospedagem, alimenta√ß√£o e servi√ßos veterin√°rios dos animais.

A pena de multa di√°ria a ser estabelecida para as infra√ß√Ķes ser√° arbitrada pelo agente fiscalizador com base nos crit√©rios definidos na Lei, no valor m√≠nimo de 30 Unirf‚Äôs e valor m√°ximo de 50 mil Unirf‚Äôs, valor que hoje variaria de R$ 91,20 a R$ 152 mil.

VETO PARCIAL

Depois da aprova√ß√£o do projeto no plen√°rio, o Executivo encaminhou √† C√Ęmara j√° neste m√™s de janeiro um veto parcial √† mat√©ria. No documento o prefeito alega que o projeto original √© inconstitucional por invadir a esfera de compet√™ncia privativa do chefe do Executivo municipal.

O problema foi apontado no artigo 3¬ļ, que estaria determinado obriga√ß√Ķes ao Executivo que acarretariam aumento de despesas. O trecho fala em ‚Äúoferecer abrigo e cuidados tempor√°rios a animais em recupera√ß√£o de tratamentos conforme necessidades citadas‚ÄĚ.

Os vereadores, que voltam a se reunir na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, podem acolher ou rejeitar o veto parcial.

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Contrato 001/2019

Fornecimento de 01 (um) link dedicado de acesso à internet, com velocidade de 20,00 MB para download e 20,00 MB para upload.

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Aprovado pelos vereadores, projeto de lei do Executivo estabelece regras para instalação de circos itinerantes em Paraguaçu

Um projeto de lei aprovado por unanimidade pelos vereadores no √ļltimo dia 29 de outubro estabeleceu par√Ęmetros para a instala√ß√£o e atua√ß√£o de circos itinerantes em Paragua√ßu. A mat√©ria foi encaminhada pelo Executivo.

A proposta analisada pelo plen√°rio trata em primeiro lugar de reconhecer em n√≠vel municipal os estabelecimentos de circo e a atividade circense como formas de express√£o leg√≠tima do patrim√īnio cultural brasileiro, em conson√Ęncia com as Constitui√ß√Ķes Federal e Estadual. Com isso, a ideia √© regulamentar a passagem dos circos itinerantes no munic√≠pio, de forma que eles precisem de uma licen√ßa de localiza√ß√£o e funcionamento para instala√ß√£o, requerida ao Poder Executivo por seu representante legal.

O requerimento dever√° ser protocolado com anteced√™ncia m√≠nima de tr√™s dias √ļteis da data de in√≠cio das atividades e conter uma s√©rie de informa√ß√Ķes e documentos relacionados √† empreitada. O atendimento das exig√™ncias t√©cnicas dever√° ser comprovado por atestados t√©cnicos ou termos de compromisso de profissionais habilitados e por Anota√ß√Ķes de Responsabilidade T√©cnica emitidas pelo Crea-MG. A inobserv√Ęncia dos dispositivos da lei implica na responsabiliza√ß√£o dos infratores e pode gerar multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

Com a lei, o Poder Executivo fica autorizado a disponibilizar espaços dotados de infraestrutura mínima de água potável, energia elétrica e rede sanitária de esgoto para circulação programada dos circos.

OPINI√ēES CONVERGENTES
Entre os vereadores, a aceitação ao projeto foi geral. André Nasser explicou que a lei pode gerar mais segurança aos circos que aqui vierem a se instalar e também benefícios ao município com relação ao enquadramento e obtenção do ICMS Cultural.

Wander do Jovino e Luizinho da Samantha destacaram a import√Ęncia do projeto e manifestaram posi√ß√£o favor√°vel √† mat√©ria. Marquinho Trovador enfatizou que quanto mais organizados forem o trabalho de instala√ß√£o de circos e as manifesta√ß√Ķes culturais, maiores s√£o as chances de o munic√≠pio obter pontua√ß√Ķes favor√°veis do ICMS Cultural. E o presidente Jos√© Maria Ramos tamb√©m ressaltou a necessidade de regulamentar a presen√ßa dos circos no munic√≠pio.

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C√Ęmara realiza elei√ß√£o para Mesa Diretora e Corregedoria no pr√≥ximo s√°bado. Dois vereadores tentam a presid√™ncia

Andr√© Nasser e Pastor Jo√£o: duas candidaturas √† presid√™ncia da C√Ęmara

DEFINI√á√ēES INTERNAS

A partir das 19h deste s√°bado, 15 de dezembro, os vereadores v√£o definir a composi√ß√£o da Mesa Diretora da C√Ęmara de Paragua√ßu para os pr√≥ximos dois anos. A elei√ß√£o para o bi√™nio 2019-2020 vai ter a concorr√™ncia de duas candidaturas: uma com a chapa fechada e outra com indica√ß√£o para tr√™s dos quatro postos em disputa.

A primeira candidatura inscrita prop√Ķe uma chapa completa, assim composta:

André Romão Nasser, do MDB, para presidente
Claudiney Teté, do PSC, para vice-presidente
José Maria Ramos, do DEM, para primeiro secretário
Carlos Tourinho, do MDB, para segundo secret√°rio

A segunda candidatura n√£o comp√īs uma chapa fechada, mas apresentou tr√™s nomes isoladamente:

Pastor Jo√£o, do PDT, para presidente
Marquinho Trovador, do PP, para vice-presidente
Wander do Jovino, do PP, para primeiro secret√°rio

Os eleitos ter√£o a miss√£o de comandar os trabalhos administrativos da C√Ęmara pelos pr√≥ximos dois anos. A elei√ß√£o vai definir ainda o novo corregedor do Legislativo.

A sessão extraordinária acontece na sede da Rua José Bueno e é aberta a toda a população.

FUN√á√ēES DEFINIDAS
O Regimento Interno da C√Ęmara define a composi√ß√£o da Mesa Diretora com quatro postos. Suas fun√ß√Ķes s√£o as seguintes:

Mesa Diretora
Composta por quatro membros, a Mesa Diretora √© o √≥rg√£o que gerencia os trabalhos legislativos e os servi√ßos administrativos da C√Ęmara. Dentre suas v√°rias fun√ß√Ķes e responsabilidades, a Mesa pode fixar os subs√≠dios do prefeito e do vice-prefeito para a legislatura subsequente, promulgar emendas √† Lei Org√Ęnica Municipal e emprestar os espa√ßos f√≠sicos da C√Ęmara.

Presidente
O futuro presidente (Andr√© Nasser ou Pastor Jo√£o) ser√° o representante legal da C√Ęmara nas suas rela√ß√Ķes externas. √Č ele quem tamb√©m vai conduzir as sess√Ķes legislativas, despachar requerimentos, determinar o arquivamento ou desarquivamento de proposi√ß√Ķes e dar o voto de Minerva em caso de empate nas decis√Ķes do plen√°rio. O presidente da C√Ęmara √© o terceiro homem na linha sucess√≥ria municipal. Se prefeito e vice-prefeito estiverem impossibilitados, √© ele quem assume provisoriamente o Executivo.

Vice-presidente
Ao vice-presidente cabe substituir o presidente em seus impedimentos. Al√©m disso, sempre que convocado, o vice deve superintender os servi√ßos administrativos da C√Ęmara e auxiliar o presidente na dire√ß√£o das atividades.

Primeiro secret√°rio
O primeiro secret√°rio ter√° a tarefa de ler a ata e a mat√©ria do expediente nas sess√Ķes legislativas, al√©m de receber e determinar a elabora√ß√£o de toda a correspond√™ncia oficial da C√Ęmara.

Segundo secret√°rio
O segundo-secret√°rio, entre outras fun√ß√Ķes, vai redigir a ata das sess√Ķes sob a supervis√£o do primeiro secret√°rio.

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Cerim√īnia na C√Ęmara anuncia vencedores da quarta edi√ß√£o do Festival Cultural de Paragua√ßu

CULTURA

Definitivamente n√£o faltam jovens talentos em Paragua√ßu. E alguns deles foram celebrados na noite de 30 de novembro, quando o audit√≥rio da C√Ęmara ficou lotado para a cerim√īnia de premia√ß√£o da quarta edi√ß√£o do Festival Cultural de Paragua√ßu.

Al√©m de entregar trof√©us, medalhas e brindes aos alunos campe√Ķes dos tr√™s concursos do festival (desenho, poesia e reda√ß√£o, todos orientados pelo tema ‚ÄúCom as letras posso voar: 30 anos da Constitui√ß√£o Federal e 20 anos da Academia Paragua√ßuense de Letras), o evento abriu espa√ßo para apresenta√ß√Ķes art√≠sticas e outras duas premia√ß√Ķes de competi√ß√Ķes correlatas: o concurso interno de trovas da Escola Estadual Pedro Leite e o concurso ‚ÄúIlustrando as Antonietas‚ÄĚ, da Escola Municipal Maria Antonieta Alvarenga.

Em meio ao an√ļncio dos vencedores, o plen√°rio da C√Ęmara acompanhou a passagem brilhante do Coral Allegro Cantante, que encantou o p√ļblico cantando tr√™s can√ß√Ķes populares, de uma roda de capoeira do Grupo Negro Arte e de um esquete teatral da Companhia de Teatro Araticum para j√° apresentar o tema a ser trabalhado na quinta edi√ß√£o do festival, em 2019.

O Festival Cultural √© realizado em parceria pela Academia Paragua√ßuense de Letras, Associa√ß√£o Cultural de Paragua√ßu e Escola do Legislativo da C√Ęmara de Paragua√ßu. A sequ√™ncia dos estudantes premiados segue abaixo.

CONCURSO DE POESIA


Categoria 1
1ª) Nathalia Marques Vezenhassi, do sétimo ano da Escola Estadual Pedro Leite
2ª) Sara Vitória Reis, do oitavo ano da Escola Municipal Maria Antonieta Alvarenga
3ª) Isabela de Fátima Luiz, do sétimo ano da Escola Estadual Pedro Leite

Categoria 2
1¬ļ) Vin√≠cius Oliveira Tavares, do nono ano do CBS Objetivo
2ª) Bianca Maria Barbosa Vieira, do nono ano da Escola Estadual Pedro Leite
3¬ļ) Breno Junqueira Megale Viana, do nono ano do Cefa

CONCURSO DE REDAÇÃO


Categoria 1
1ª) Maria Fernanda Lima Viana, do oitavo ano da Escola Estadual Pedro Leite
2ª) Laura Prado Dias, do oitavo ano do Cefa
3¬™) Manoelly Ara√ļjo Cust√≥dio Silva, do s√©timo ano da Escola Estadual Pedro Leite

Categoria 2
1ª) Julia Aparecida Farias, do primeiro ano médio da Escola Estadual Padre Piccinini
2ª) Alice de Castilho Mendes, do nono ano da Escola Estadual Pedro Leite
3ª) Raissa Aparecida Oliveira, do nono ano da Escola Estadual Pedro Leite

CONCURSO DE DESENHO

Categoria 1
1ª) Micaelly Raiani Lemos Caetano, do oitavo ano da Escola Estadual Pedro Leite
2ª) Maria Fernanda Lima Viana, do oitavo ano da Escola Estadual Pedro Leite
3ª) Amanda Silva Mencarelli, do oitavo ano da Escola Estadual Pedro Leite

 

Categoria 2
1ª) Beatriz Prado Fressato, do nono ano da Escola Estadual Pedro Leite
2¬ļ) Flagner Aparecido de Palma, do primeiro ano m√©dio da Escola Estadual Padre Piccinini
3¬ļ) Jo√£o Gabriel Ribeiro Claudino, do nono ano da Escola Estadual Pedro Leite

TROVAS NO PEDRO LEITE


Por a√ß√£o principalmente da professora e acad√™mica Ana Carolina Bastos √ďrf√£o, os alunos do Pedro Leite trabalham a elabora√ß√£o de trovas nas aulas de L√≠ngua Portuguesa.

O Festival Cultural promoveu junto à escola um concurso interno que apontou três vencedoras, cujas trovas foram posteriormente submetidas a um concurso estadual realizado pela UBT (União Brasileira de Trovadores). E não é que deu certo? As meninas paraguaçuenses vão receber prêmios também em Belo Horizonte nos dias 8 e 9 de dezembro, hoje e amanhã. São elas:

Grazielly Santos Castilho, do sétimo ano
Leandra Alice Marques Gonçalves, do nono ano
Thaís da Silva Clemente, do oitavo ano

UMA CARA PARA AS ANTONIETAS

J√° na Escola Municipal Maria Antonieta Alvarenga um projeto vem estabelecendo uma iniciativa muito interessante entre os alunos nos √ļltimos anos. Uma moeda interna, a Antonieta, permite que os estudantes simulem determinadas transa√ß√Ķes e tenham uma consci√™ncia financeira mais apurada.

Agora em 2018, junto com o Festival Cultural a escola resolveu produzir as cédulas com uma identidade visual mais próxima do real. Para isso, também foi realizado um concurso interno em que os melhores desenhos dos estudantes passariam a ilustrar as notas de 1, 5, 10, 20 e 50. Os desenhistas vencedores foram:

Dhafiny Camilly Silva Alves, do quinto ano
Lorrainy Aparecida Cruz de Oliveira, do nono ano
Maria Eduarda Vilas Boas Pereira, do sétimo ano
Ana Vitória Bernardes, do quinto ano
Kaike Espírito Santo Souza, do quinto ano
Natanael de Jesus, do nono ano

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Paraguaçu integrará o projeto Parlamento Jovem de Minas, Edição 2019

 

 

Apresentação
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e √© uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ci√™ncias Sociais (ICS) e da Pr√≥-reitoria de Extens√£o (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas c√Ęmaras municipais mineiras.

A cada ano, um tema de relev√Ęncia social e do interesse dos jovens √© trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e delibera√ß√£o que permitem a viv√™ncia.

Objetivos
Estimular a forma√ß√£o pol√≠tica e cidad√£ de estudantes dos ensinos m√©dio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organiza√ß√£o dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a import√Ęncia da participa√ß√£o popular no Parlamento.
Incentivar o envolvimento das c√Ęmaras municipais em atividades de educa√ß√£o para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
Propiciar espa√ßo para viv√™ncia em situa√ß√Ķes de estudos e pesquisas, debates, negocia√ß√Ķes e escolhas, respeitando-se as diferentes opini√Ķes.
Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopol√≠tica de seu munic√≠pio e pelo exerc√≠cio da participa√ß√£o democr√°tica na discuss√£o e decis√£o de quest√Ķes relevantes para a comunidade.
Etapa Municipal
Na etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas, estudantes do ensino m√©dio, com aux√≠lio de monitores, estudam o tema do projeto, debatem, elaboram e votam proposi√ß√Ķes de a√ß√£o.

As c√Ęmaras municipais t√™m autonomia para conceber e elaborar as a√ß√Ķes que ser√£o desenvolvidas na etapa municipal, mas devem manter uma identidade com as a√ß√Ķes dos demais munic√≠pios, respeitando os objetivos gerais do projeto, sua metodologia e seu cronograma de atividades. Isso significa incluir orienta√ß√Ķes e oferecer as seguintes atividades:

  • Atividades de forma√ß√£o e estudo concentradas no 1¬ļ semestre do ano.
    Mobiliza√ß√£o local das escolas p√ļblicas e privadas do ensino m√©dio.
    Fidelidade ao tema de cada edição.
    Prepara√ß√£o para receber uma visita t√©cnica de trabalho da ALMG e da PUC Minas no 1¬ļ semestre.
    Capacitação dos alunos do ensino médio.
    Elabora√ß√£o de um documento com propostas de a√ß√£o para o poder p√ļblico municipal.
    Realiza√ß√£o de uma sess√£o final no Plen√°rio da c√Ęmara municipal.
    A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas e a PUC Minas oferecem cursos de forma√ß√£o pol√≠tica e atividades de capacita√ß√£o para os servidores das c√Ęmaras municipais e para monitores convidados a integrar o projeto em cada munic√≠pio, abordando conte√ļdos como democratiza√ß√£o do Estado, cidadania, organiza√ß√£o e fun√ß√Ķes do Poder Legislativo, mecanismos de participa√ß√£o pol√≠tica e o tema espec√≠fico de cada edi√ß√£o.

As c√Ęmaras s√£o as respons√°veis pela mobiliza√ß√£o dos estudantes no munic√≠pio e, com o apoio dos monitores, pela capacita√ß√£o dos alunos do ensino m√©dio, repassando a eles os conte√ļdos das atividades de forma√ß√£o. Nessas atividades, as c√Ęmaras e os monitores recebem assessoria a dist√Ęncia dos t√©cnicos da ALMG e de professores da PUC Minas. Al√©m disso, as c√Ęmaras t√™m autonomia para desenvolver propostas de forma√ß√£o ou atividades complementares, considerando as especificidades locais.

Cada c√Ęmara √© respons√°vel por definir a metodologia para a escolha dos estudantes que ir√£o representar o munic√≠pio na etapa regional, realizada no munic√≠pio polo, e na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte.

Tamb√©m sob a supervis√£o da c√Ęmara e de monitores, os estudantes do ensino m√©dio elaboram o documento da etapa municipal, que √© discutido e votado em sess√£o no Plen√°rio da c√Ęmara. Os documentos aprovados em cada c√Ęmara s√£o consolidados pelos munic√≠pios polo para serem trabalhados na etapa regional.

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CONHECIMENTO Alunos do ensino m√©dio integral da Escola Estadual Padre Piccinini visitam a C√Ęmara para apresenta√ß√£o sobre os tr√™s poderes

Os alunos do segundo ano de ensino m√©dio de per√≠odo integral da Escola Estadual Padre Piccinini fizeram da C√Ęmara Municipal o espa√ßo para uma atividade extraclasse na tarde de 18 de outubro.

Conduzidos pelos professores Nildo Ant√īnio de Paiva e Francisco de Paula Ara√ļjo, os estudantes conheceram de perto a din√Ęmica de trabalho do Poder Legislativo. Na sede da C√Ęmara, na Rua Jos√© Bueno, eles foram recepcionados pelos vereadores e pelos servidores.

O coordenador da Escola do Legislativo, Eder Alves, comandou uma apresenta√ß√£o digital explicando as fun√ß√Ķes da C√Ęmara e as rela√ß√Ķes que mant√™m a harmonia entre os tr√™s poderes. Na sequ√™ncia os alunos visitaram todas as instala√ß√Ķes do pr√©dio e ocuparam o plen√°rio onde os parlamentares tomam as decis√Ķes legislativas.

‚Äú√Č uma experi√™ncia muito boa, que n√≥s n√£o costum√°vamos ter antes na escola. Eu tinha vindo apenas uma vez √† C√Ęmara, durante a vota√ß√£o de um or√ßamento para a pista de skate. Foi muito bom voltar e aprender sobre os tr√™s poderes‚ÄĚ, comentou o aluno Ian Henrique Luciano. ‚ÄúEu era de Guaxup√©, me mudei para Paragua√ßu h√° dois anos e foi a primeira vez que visito uma C√Ęmara Municipal‚ÄĚ, destacou Ana Laura Domingos Pereira. ‚ÄúSinto que aprendi aqui muita coisa, vamos formando uma base de conhecimento boa at√© mesmo para votar, para exercer a cidadania‚ÄĚ, concluiu.