Projeto aprovado na Câmara destina crédito para abertura de creche na Colina São Marcos

A Câmara aprovou e em breve Paraguaçu deve ganhar uma nova creche. A liberação para que o Executivo invista na criação de um centro de atendimento para crianças de um a três anos foi votada em plenário no último dia 11 de junho.

O projeto abre crédito especial para que a prefeitura possa destinar verbas para a nova creche. Isso porque não havia uma dotação específica no orçamento municipal deste ano que contemplasse o investimento. O valor alocado é de R$ 120 mil, quantia programada para cobrir os custos de adaptação de um prédio da Rua Luiz Galdino, na Colina São Marcos.

O prédio serviu de sede de uma unidade de PSF no bairro entre 2003 e 2011 e precisa de mudanças estruturais para abrigar os trabalhos de um centro de educação infantil. Atualmente os cômodos são numerosos, mas todos pequenos demais para atender as atividades do ensino maternal.

Além de recuperar o espaço, que já dá sinais de desgaste, a ideia é disponibilizar quatro salas de aula, berçário, cozinha, refeitório, lavanderia e playground, preparando uma estrutura que poderia servir a mais de 70 crianças de até três anos em tempo integral.
O projeto arquitetônico que promove as adaptações no prédio foi desenvolvido por profissionais da Ambasp, um convênio intermunicipal da região do Baixo Sapucaí que oferece apoio técnico diversificado às cidades associadas, como é o caso de Paraguaçu.

DEMANDA CRESCENTE
A visita serviu para que os vereadores conhecessem de perto o local que se pretende transformar na nova creche. Eles foram recebidos pelo prefeito Evandro Barbosa Bueno, pelo secretário de Obras, Wanderley Donizete Alves, e pela secretária de Educação e Cultura, Eliza Helena Silva Dias, que explicou os planos do Executivo. “Existem muitas mães esperando por vagas em creche. Então o prédio vai ser adequado da melhor forma e o mais rápido possível”, afirmou. “Vamos reorganizar a educação infantil para deixar os meninos mais perto de casa, mas a gente espera atender em torno de 70 crianças de zero a três anos e, com isso, abrir vagas de quatro e cinco anos nas outras escolas”, detalhou Eliza.

Os representantes da Câmara analisaram a planta projetada para o imóvel, que deve ter 440 metros quadrados de área construída, e verificaram quais intervenções serão realizadas no prédio. As informações obtidas na visita serviram de subsídio para a votação do dia seguinte. Durante as discussões em plenário, os vereadores manifestaram-se favoráveis à proposta, que foi apreciada em regime de urgência especial.