Praça de loteamento recém-construído em Paraguaçu ganha nome de Juca Pipoca

porRoberto Prado

Praça de loteamento recém-construído em Paraguaçu ganha nome de Juca Pipoca

Praça Juca Pipoca

Clique na imagem para ampliar

A zona urbana de Paraguaçu vai se expandindo e criando a demanda por nomes que batizem os novos logradouros públicos. Este trabalho ganhou mais uma vez o plenário da Câmara na noite de 17 de setembro. Um projeto de lei firmado pelo vereador Selmo Silva oficializou o nome de uma praça do Loteamento Dona Zilda, novo bairro da cidade.

A praça está circundada por três vias já nomeadas oficialmente: as ruas Marília Ribeiro Dias e Walter São José Silva de um lado e a Rua Benvinda Pereira de outro. O novo logradouro vai homenagear a memória de Juca Pipoca, apelido do saudoso José Camilo Moreira, um dos primeiros comerciantes de Paraguaçu, falecido no ano de 1955.

A proposta do vereador Selmo Silva foi acolhida por unanimidade por todos os demais edis. “É justa a homenagem a José Camilo Moreira. Para quem não sabe, Seu Juca Pipoca é pai do Seu Neném Pipoca e tem várias coisas que ele fez para Paraguaçu. Ele ajudou como coordenador voluntário de um lactário e em diversas questões do nosso município”, explicou o autor. “O Pipoca foi um dos primeiros comerciantes de Paraguaçu. Dedicou-se a vida inteira ao comércio e inclusive tomou conta até do relógio da igreja. Como voluntário, ele fazia aplicação de penicilina. Foi o fiscal onde foi construída a ponte do Baguari. Na longa carreira dele, fez muito mais coisas por Paraguaçu”, salientou o peemedebista Joaquim Bocudo.

QUEM FOI JUCA

O paraguaçuense homenageado com o nome da praça atuou como comerciante na década de 1920, num período em que Paraguaçu era apenas um vilarejo em expansão. Casado com Maria Campos de Carvalho, a Dona Coquita, ele teve sete filhos.

Juca Pipoca atuou como relojoeiro e ourives, tendo sido encarregado da missão de cuidar do grande relógio da Igreja Matriz, que servia como referência fundamental para uma população que ainda tinha pouco acesso a marcadores de tempo. Na gestão do prefeito Cristiano Otoni do Prado, Juca exerceu a função de fiscal. Como voluntário, foi coordenador do lactário Ilda Costa e contribuiu na aplicação de injeções de penicilina, que começavam a salvar vidas de maneira mais efetiva naquele período.

Roberto Prado author