Curso realizado na C̢mara analisa import̢ncia da preserva̤̣o do patrim̫nio cultural РC̢mara Municipal de Paragua̤u

Curso realizado na Câmara analisa importância da preservação do patrimônio cultural

porederpcu

Curso realizado na Câmara analisa importância da preservação do patrimônio cultural


 

O chamado ICMS Cultural é um mecanismo de arrecadação tributária cada vez mais importante para a receita dos municípios. Para obtê-lo, no entanto, é preciso atender a uma série de requisitos estabelecidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

Para tratar justamente desse assunto, a secretaria municipal de Educação e Cultura e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural promoveram um curso realizado na tarde de 6 de novembro no auditório da Câmara. O curso foi ministrado pela historiadora e consultora Carla Alfonsina D’Áuria, que falou a uma plateia composta basicamente por servidores municipais e cidadãos ligados às demandas culturais do município.

A palestrante desenvolveu o tema “A importância dos setores públicos na preservação do patrimônio cultural”, com os objetivos de trabalhar na recuperação da pontuação de Paraguaçu no ICMS Cultural para o exercício de 2015, promover a participação ativa de setores-chave e conscientizar e alertar a população sobre a necessidade de conservação de nossos bens públicos e privados para conhecimento das futuras gerações.

Ao fim do curso, a historiadora Carla analisou o estágio de Paraguaçu quanto à preservação do patrimônio histórico e cultural e como a cidade pode conciliar o poder financeiro ao interesse histórico. “É um desrespeito que o novo passe por cima do velho. É não só possível como necessário harmonizar história e modernidade. O patrimônio é um bem da coletividade e o município pode receber recursos financeiros pelo trabalho de preservação”, analisou a historiadora.


Sobre o Autor

ederpcu administrator

Deixe uma resposta