Curso realizado na C̢mara analisa import̢ncia da preserva̤̣o do patrim̫nio cultural РC̢mara Municipal de Paragua̤u

Curso realizado na Câmara analisa importância da preservação do patrimônio cultural

porederpcu

O chamado ICMS Cultural é um mecanismo de arrecadação tributária cada vez mais importante para a receita dos municípios. Para obtê-lo, no entanto, é preciso atender a uma série de requisitos estabelecidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

Para tratar justamente desse assunto, a secretaria municipal de Educação e Cultura e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural promoveram um curso realizado na tarde de 6 de novembro no auditório da Câmara. O curso foi ministrado pela historiadora e consultora Carla Alfonsina D’Áuria, que falou a uma plateia composta basicamente por servidores municipais e cidadãos ligados às demandas culturais do município.

A palestrante desenvolveu o tema “A importância dos setores públicos na preservação do patrimônio cultural”, com os objetivos de trabalhar na recuperação da pontuação de Paraguaçu no ICMS Cultural para o exercício de 2015, promover a participação ativa de setores-chave e conscientizar e alertar a população sobre a necessidade de conservação de nossos bens públicos e privados para conhecimento das futuras gerações.

Ao fim do curso, a historiadora Carla analisou o estágio de Paraguaçu quanto à preservação do patrimônio histórico e cultural e como a cidade pode conciliar o poder financeiro ao interesse histórico. “É um desrespeito que o novo passe por cima do velho. É não só possível como necessário harmonizar história e modernidade. O patrimônio é um bem da coletividade e o município pode receber recursos financeiros pelo trabalho de preservação”, analisou a historiadora.

ederpcu administrator