Empresa de facção e confecção ganha terreno do patrimônio municipal onde já atua em Paraguaçu

A estratégia de estimular a geração de empregos por meio da doação de terrenos a empresas estabelecidas no município parece ser mesmo a preferida no atual mandato do prefeito Evandro Barbosa Bueno. No último dia 5 de novembro a Câmara votou mais um projeto de lei que concede um imóvel pertencente ao patrimônio municipal a uma firma da cidade.

Os vereadores acolheram positivamente a iniciativa do Executivo de doar o imóvel à Indústria e Comércio Maia & Maia, empresa que há mais de 15 anos se dedica aos serviços de facção e confecção de artigos de vestuário na Avenida Vitório Taglialegna, no distrito industrial.

O projeto de lei prevê a doação de três glebas de terra, das quais uma delas já é ocupada pela companhia desde 2006, a partir de uma concessão pública da prefeitura. O espaço tem mais de 11.500 metros quadrados e um galpão de 2 mil metros quadrados, que atualmente abriga 150 funcionários.

Somados, os três terrenos doados foram avaliados em mais de R$ 2 milhões. A empresa afirma que pretende construir um novo galpão de 1.500 metros quadrados e investir na aquisição de novos maquinários para expandir a sua produção, o que a faria desembolsar cerca de R$ 600 mil. Com isso, seriam gerados 60 novos empregos diretos e cem indiretos.

Contrapartidas

A geração dos empregos e a construção do galpão no prazo de 24 meses são duas das contrapartidas exigidas no projeto. A Maia & Maia também deve contratar mão de obra preferencialmente de Paraguaçu e apresentar um faturamento anual de no mínimo R$ 2 milhões. Ela não pode se desviar do ramo de suas atividades e precisa apresentar relatórios semestrais ao Executivo.

Satisfeitos com as condições estabelecidas no projeto, os vereadores manifestaram-se favoráveis à doação, como revelaram os discursos de Francis da Van e Marlon Tomé. “Estou de pleno acordo com a doação deste imóvel para a Maia & Maia. É uma empresa que gera muitos empregos aos cidadãos paraguaçuenses e espero que com esse incentivo as atividades sejam ampliadas, gerando emprego e renda”, disse o primeiro. “Esse projeto é interessante porque visa gerar mais empregos e tributos para o município. O município vive de tributos. É com o tributo que ele atende a área da educação, saúde, assistencial, rural. E esse projeto tem a cláusula de reversão: se porventura esta indústria não cumprir a sua função social, trabalhista, a função a que se destina o imóvel, ele volta para o poder público municipal”, ponderou Marlon.

Ex-funcionário de confecções, o vereador Rafael da Quadra também viu aspectos positivos no projeto. “Vai ter uma construção lá de 1.500 metros quadrados, gerando mais empregos, no mínimo 60 pessoas, e dando prioridade às pessoas do município de Paraguaçu. Isso é muito importante. A fábrica Maia & Maia está aí bem falada por todos que trabalham lá. Eu trabalhei 17 anos em confecção e sei do tamanho da importância dessa doação”.

Tendências

A Indústria e Comércio Maia & Maia é a sexta empresa ou entidade a receber um imóvel do patrimônio municipal agora em 2013. O benefício já havia sido concedido à Coomap, à Minas Ternos, à Indústria e Comércio de Condensadores Aramados, à Fortecon e à Andrey Confecções. Novas doações devem acontecer em breve.