Associa√ß√£o de moradores dos bairros Macuco e Alves recebe t√≠tulo de utilidade p√ļblica municipal – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

porederpcu

VIDA NO CAMPO

Mais uma entidade paragua√ßuense acaba de conquistar o t√≠tulo de utilidade p√ļblica municipal. O t√≠tulo foi concedido √† Associa√ß√£o dos Bairros Macuco, Alves e Regi√£o, a partir de um projeto de lei aprovado por unanimidade na C√Ęmara na noite de 1¬ļ de abril. A mat√©ria foi proposta pelo pedetista Marlon Tom√©, que direcionou o benef√≠cio √† Aafam (Associa√ß√£o dos Agricultores Familiares dos Bairros Alves, Macuco e Regi√£o).

Firmado no √ļltimo m√™s de fevereiro, o projeto de lei acabou votado em regime de urg√™ncia especial pelos vereadores. A entidade que conquistou o car√°ter de utilidade p√ļblica municipal atua desde outubro de 2008 no atendimento das demandas espec√≠ficas de dois dos bairros rurais mais tradicionais de Paragua√ßu. Composta por diversos moradores da regi√£o do Macuco e dos Alves, a Aafam passa a ter seu trabalho oficialmente reconhecido em Paragua√ßu com a aprova√ß√£o do projeto.

‚ÄúN√≥s sabemos que todos os benef√≠cios oriundos do governo federal, estadual e municipal para o setor rural passam pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustent√°vel e pelas associa√ß√Ķes rurais. Ent√£o √© com muita alegria que fiz esse projeto de lei para abrir portas para a Associa√ß√£o dos Alves e Macuco, para que ela galgue novos degraus rumo ao desenvolvimento desses bairros‚ÄĚ, salientou o autor, Marlon Tom√©. ‚ÄúNosso munic√≠pio j√° tem 12 associa√ß√Ķes [rurais]. A gente espera que essas entidades venham contribuir para que os moradores possam desenvolver suas atividades no campo e permane√ßam no campo produzindo alimentos de forma saud√°vel, tendo o ganho necess√°rio para n√£o deixar a agricultura de lado‚ÄĚ, ponderou Professor Nildo.

REQUISITOS DEFINIDOS
Para conquistar o t√≠tulo de utilidade p√ļblica, a Associa√ß√£o dos Moradores dos Bairros Alves e Macuco teve que se enquadrar nos quatro requisitos definidos por uma lei municipal de 2004, que regulamenta a declara√ß√£o do t√≠tulo¬†em Paragua√ßu. S√£o¬†eles:
1¬ļ) comprovar que tem personalidade jur√≠dica;
2¬ļ) estar em funcionamento h√° mais de um ano;
3¬ļ) ter cargos de dire√ß√£o n√£o remunerados;
E 4¬ļ) contar com diretores que sejam considerados pessoas id√īneas.

A medida adotada pela C√Ęmara visa reconhecer a relev√Ęncia de entidades do munic√≠pio e tamb√©m prestar o devido apoio √†s pessoas que a elas se dedicam voluntariamente.

ederpcu administrator