Cerimônia na Câmara marca formatura do curso de braille promovido pela Escola do Legislativo de Paraguaçu | Câmara Municipal de Paraguaçu

APRENDIZADO E CONHECIMENTO

05-02 081

Orientados pelo vereador e professor Nildo Antônio de Paiva, nove alunos da cidade enfrentaram as dificuldades do aprendizado de um sistema de leitura por meio do tato para concluir o primeiro curso promovido pela Escola do Legislativo de Paraguaçu. A iniciativa proporcionou aos alunos lições básicas do método braille, o mais utilizado em todo o mundo para disseminar a leitura entre deficientes visuais. O esforço da turma foi recompensado no último dia 28 de março, quando a Câmara sediou a cerimônia de formatura.

O curso de braille básico teve início no último dia 5 de fevereiro como um projeto pioneiro da recém-criada Escola do Legislativo em Paraguaçu, foi totalmente gratuito e aberto a qualquer pessoa da comunidade, com preferência para servidores que trabalham no setor da Educação. Em sete semanas de aula e carga de 21 horas, os alunos desenvolveram as habilidades para dominar os mecanismos básicos da escrita, sempre sob a apurada orientação do professor Nildo, que é deficiente visual e domina o método desde 1988.

A solenidade na Câmara reuniu, além dos formandos, seus familiares, os vereadores e a equipe da Escola do Legislativo. Receberam seus certificados os alunos Andrea Maria de Melo, Aline Maria Junqueira Costa, Camila Passioni, Cristina de Fátima Araújo, Delane Pereira Bueno, Flávia Villacorta Bueno, Irisnara Dias Cassimiro Souza, Marta Maria Junqueira Costa e Vanessa de Oliveira Costa.

CONHECIMENTO BICENTENÁRIO
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O código foi criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos e criou o sistema aos 16, no ano de 1824. Ele teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai, que trabalhava com couro. Após o incidente, o menino teve uma infecção grave, resultando em cegueira nos dois olhos.

O Brasil conhece o sistema desde 1854, data da inauguração do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, chamado, à época, Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Hoje em dia o código está difundido pelo mundo todo e há dados de que 400 mil pessoas dominam o braille no nosso país. A capacitação é feita por institutos como o Benjamin Constant, o Dorina Nowill e outras iniciativas como a da Escola do Legislativo de Paraguaçu.

05-02 070 05-02 071 05-02 072 05-02 073 05-02 074 05-02 075 05-02 076 05-02 077 05-02 080 05-02 083 05-02 084