Câmara promove primeira audiência setorial para discutir propostas do orçamento de Paraguaçu para 2015 | Câmara Municipal de Paraguaçu

DEBATE PÚBLICO

Uma vez por ano, sempre no primeiro semestre, a Câmara de Paraguaçu promove um encontro público para discutir as diretrizes do orçamento do próximo exercício administrativo. As audiências da chamada LDO já são tradicionais no nosso município.

Mas agora a Câmara inovou no formato e passou a promover reuniões setoriais para o debate da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A primeira delas ocorreu na última quarta-feira, 7 de maio, com o propósito de alinhar propostas para os setores de Agricultura e Desenvolvimento econômico.

Com a participação de diversas lideranças do meio rural e da área comercial, os vereadores analisaram os itens já listados no projeto original da LDO enviado pelo Executivo no mês de abril. Divididos em três grupos, os participantes discutiram, por exemplo, a possibilidade de excluir propostas vinculadas ao setor da Agricultura, como a manutenção do canil municipal, tida como responsabilidade do setor epidemiológico, da secretaria municipal de Saúde.

Os cidadãos presentes também estabeleceram novas propostas, que ao fim do debate foram apresentadas por um representante de cada grupo. Entre as sugestões definidas na audiência, destacam-se, para o setor de Agricultura, o incentivo à piscicultura, a instalação de tanques-leite e terreiros de café na zona rural, a patrulha agrária, a instalação de mata-burros, o alargamento das estradas rurais, aquisição de um trator, construção de fossas ecológicas rurais, criação de fundo para defesa civil rural, incremento no incentivo à Associação Terra do Marolo e programas de estímulo à pecuária leiteira.

Para o setor de Desenvolvimento econômico, os participantes da audiência reivindicaram propostas como a instalação de um novo distrito industrial, convênios e programas de capacitação de mão de obra, ações de propaganda e marketing para alavancar a indústria e o comércio locais e a definição de um secretário municipal para a pasta.

Na avaliação do presidente da Câmara, Professor Rafael, o formato das reuniões setoriais favorece o aprofundamento do debate e propicia mais oportunidades de participação da população no processo legislativo. “O nosso objetivo é fazer uma lei que realmente tenha resultados para o nosso município. E qual foi a nossa ideia? Fazer a discussão orçamentária por setor, e em cada setor convidar as pessoas que atuam nessas áreas e têm muito a contribuir com o nosso projeto”, explicou. “Cada representante das instituições presentes na audiência representa dezenas e até centenas de outras pessoas. Ele é a voz da sua instituição representando diversas famílias”, complementou Rafael.

PROGRAMAÇÃO QUE SEGUE
As audiências setoriais para discussão da LDO 2015 seguem nas próximas seis quartas-feiras, sempre a partir das sete da noite na sede da Câmara, na Rua José Bueno, número 20. Na próxima semana os temas discutidos serão Educação e cultura e Esporte e lazer. Contamos com a sua presença.

foto (4) foto (5) foto (6)