Audiência pública define propostas dos setores de Saúde e Assistência Social para a LDO 2015

ORÇAMENTO MUNICIPAL

As áreas de Saúde e Assistência Social, Trabalho e Habitação foram os temas da terceira audiência pública setorial promovida pela Câmara para discutir as diretrizes orçamentárias de 2015.

Realizado na última quarta-feira, 21 de maio, o evento novamente reuniu bom número de cidadãos, incluindo os vereadores e as secretárias das pastas em debate, Viviane Schiabel e Nanci Silva Alvarenga.

A dinâmica do encontro foi a mesma estabelecida nas duas edições anteriores. Em primeiro lugar, a equipe do Legislativo apresentou os tópicos já contemplados no projeto de lei enviado pelo Executivo no mês passado. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos, que debateram entre si novas propostas para os setores em pauta.

O primeiro grupo analisou as ideias do ramo da Saúde, para o qual sugeriu itens como a manutenção do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas; aquisição de medicamentos e complementos alimentares não incluídos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais; implantação e manutenção de uma unidade de pronto-atendimento; implantação de novas equipes de PSF; e aquisição de veículos para a Saúde.

O grupo que se dedicou às questões da Assistência Social reivindicou medidas como a implantação do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social); a manutenção de benefícios eventuais; construção e reforma de habitações populares; e ações voltadas à prevenção do uso de drogas.

Depois do encontro, os vereadores recolhem as propostas sugeridas e utilizam o material para elaborar emendas ao projeto original da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deve ser votada até o final de junho. No segundo semestre, o debate já envolve números, porque incorpora as indicações de verbas destinadas a cada tópico do orçamento municipal.

As audiências setoriais para discussão da LDO 2015 seguem nas próximas quatro quartas-feiras, sempre a partir das 19h na sede da Câmara, na Rua José Bueno, número 20. Na próxima semana os temas discutidos serão Finanças, Planejamento, Administração, Câmara e Fundo Previdenciário Municipal.

Audiência LDO 2015 Saúde Assistência Social 009

Audiência LDO 2015 Saúde Assistência Social 023