Para integrar Legislativo e comunidade, vereadores aprovam projeto que cria o programa Câmara Itinerante em Paraguaçu

CANAL DE PARTICIPAÇÃO

O Legislativo de Paraguaçu acaba de criar mais uma iniciativa para aproximar a população dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara. Na noite de 6 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de resolução que institui o programa da Câmara Itinerante no nosso município.

A ideia da proposta estabelecida pela Mesa Diretora da Câmara é popularizar os trabalhos legislativos, facilitando o contato direto do vereador com a população de cada bairro urbano ou rural. Ao promover este tipo de integração, abrem-se perspectivas de trabalho delineadas a partir da discussão comum dos problemas que envolvam o município, com o propósito de encontrar soluções homogêneas e efetivas.

Os objetivos do programa giram em torno da redução da margem de erros do encaminhamento de políticas públicas necessárias em Paraguaçu. A Câmara Itinerante, em tese, vai propiciar ao vereador conhecer mais de perto a realidade de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios.

Pretende-se antever as aspirações populares, de forma que os vereadores intervenham junto a cada comunidade como interlocutores no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas e reivindicações aos setores competentes da administração municipal.

Durante a votação em plenário, os vereadores mostraram-se animados com a ideia de expandir as fronteiras da Câmara e declararam que outros municípios já realizam empreitadas semelhantes. “Tenho acompanhado em outras cidades a execução desse trabalho de aproximar o Legislativo da comunidade. Em Varginha nós temos a ‘Câmara nos bairros’, em Machado a Câmara executa o ‘Pé nos bairros’. Então é muito importante para que nós também possamos nos aproximar do povo, ouvir suas reivindicações, seus anseios e possivelmente tomar as medidas que a nós forem cabíveis”, argumentou Professor Nildo. “Nós não podemos ficar para trás de outras cidades. E tenho total certeza que com a Câmara Itinerante as nossas reuniões vão ter um público maior, porque nós vamos até a população e a população vai vir até aqui”, comentou Rafael da Quadra.

Já o vice-presidente da Casa, Marlon Tomé, ressaltou o valor democrático da iniciativa. “A Câmara Itinerante permite a aproximação dos vereadores com a população. É um processo de democratização do trabalho legislativo, que vai render excelentes frutos para a Câmara, para a população e para o município”, salientou.

Os trabalhos da Câmara Itinerante serão organizados e dirigidos pelo presidente do Poder Legislativo. As reuniões terão caráter informal, e suas datas e locais serão definidos previamente e comunicados pelos canais de divulgação da própria Câmara, não concorrendo com as sessões ordinárias semanais, sempre realizadas nas noites de terça-feira.