Para integrar Legislativo e comunidade, vereadores aprovam projeto que cria o programa C├ómara Itinerante em Paragua├žu – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

CANAL DE PARTICIPAÇÃO

O Legislativo de Paragua├žu acaba de criar mais uma iniciativa para aproximar a popula├ž├úo dos trabalhos desenvolvidos pela C├ómara. Na noite de 6 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de resolu├ž├úo que institui o programa da C├ómara Itinerante no nosso munic├şpio.

A ideia da proposta estabelecida pela Mesa Diretora da C├ómara ├ę popularizar os trabalhos legislativos, facilitando o contato direto do vereador com a popula├ž├úo de cada bairro urbano ou rural. Ao promover este tipo de integra├ž├úo, abrem-se perspectivas de trabalho delineadas a partir da discuss├úo comum dos problemas que envolvam o munic├şpio, com o prop├│sito de encontrar solu├ž├Áes homog├¬neas e efetivas.

Os objetivos do programa giram em torno da redu├ž├úo da margem de erros do encaminhamento de pol├şticas p├║blicas necess├írias em Paragua├žu. A C├ómara Itinerante, em tese, vai propiciar ao vereador conhecer mais de perto a realidade de cada comunidade, suas rea├ž├Áes, opini├Áes e anseios.

Pretende-se antever as aspira├ž├Áes populares, de forma que os vereadores intervenham junto a cada comunidade como interlocutores no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas e reivindica├ž├Áes aos setores competentes da administra├ž├úo municipal.

Durante a vota├ž├úo em plen├írio, os vereadores mostraram-se animados com a ideia de expandir as fronteiras da C├ómara e declararam que outros munic├şpios j├í realizam empreitadas semelhantes. ÔÇťTenho acompanhado em outras cidades a execu├ž├úo desse trabalho de aproximar o Legislativo da comunidade. Em Varginha n├│s temos a ÔÇśC├ómara nos bairrosÔÇÖ, em Machado a C├ómara executa o ÔÇśP├ę nos bairrosÔÇÖ. Ent├úo ├ę muito importante para que n├│s tamb├ęm possamos nos aproximar do povo, ouvir suas reivindica├ž├Áes, seus anseios e possivelmente tomar as medidas que a n├│s forem cab├şveisÔÇŁ, argumentou Professor Nildo. ÔÇťN├│s n├úo podemos ficar para tr├ís de outras cidades. E tenho total certeza que com a C├ómara Itinerante as nossas reuni├Áes v├úo ter um p├║blico maior, porque n├│s vamos at├ę a popula├ž├úo e a popula├ž├úo vai vir at├ę aquiÔÇŁ, comentou Rafael da Quadra.

J├í o vice-presidente da Casa, Marlon Tom├ę, ressaltou o valor democr├ítico da iniciativa. ÔÇťA C├ómara Itinerante permite a aproxima├ž├úo dos vereadores com a popula├ž├úo. ├ë um processo de democratiza├ž├úo do trabalho legislativo, que vai render excelentes frutos para a C├ómara, para a popula├ž├úo e para o munic├şpioÔÇŁ, salientou.

Os trabalhos da C├ómara Itinerante ser├úo organizados e dirigidos pelo presidente do Poder Legislativo. As reuni├Áes ter├úo car├íter informal, e suas datas e locais ser├úo definidos previamente e comunicados pelos canais de divulga├ž├úo da pr├│pria C├ómara, n├úo concorrendo com as sess├Áes ordin├írias semanais, sempre realizadas nas noites de ter├ža-feira.

ederpcu administrator