Solenidade na Câmara oficializa entrega de escrituras a 52 moradores do Parque São Lucas | Câmara Municipal de Paraguaçu

AVANÇO BUROCRÁTICO

Uma angústia que já durava anos chegou ao fim para 52 moradores do bairro Parque São Lucas. Na manhã do último dia 5 de junho, eles finalmente receberam as escrituras que regularizam a propriedade de seus imóveis. Os documentos foram entregues por representantes da Cohab Minas, em solenidade realizada na Câmara.

A solenidade na Câmara transformou mutuários em proprietários. O evento foi promovido pela Cohab Minas e pela Prefeitura de Paraguaçu, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O evento trouxe a Paraguaçu dois representantes da Cohab, empresa que tocou a construção das casas do loteamento que foi iniciado no município no ano de 1981. O diretor habitacional Daniel Marinho e o assessor da gerência de financiamento Henrique Carlos Caffaggi conduziram a entrega das 52 escrituras e felicitaram os mutuários.

“Com o registro os proprietários ganham segurança jurídica e melhor poder de negociação. Um imóvel com documento tem valor diferenciado com relação a um imóvel que não tem documento. É possível ainda procurar os agentes financeiros e levantar recursos para fazer uma reforma. São muitos os benefícios, e o principal deles é dormir no seu próprio imóvel sabendo que ele está regularizado”, afirmou Daniel, informando que ainda restam 34 famílias a receber as escrituras.

Representando o presidente da Câmara, José Rafael de Souza, o vice-presidente Marlon Tomé também comemorou o motivo da cerimônia. “É uma alegria muito grande estar nesta cerimônia junto com os moradores do Parque São Lucas, que pagaram as prestações de suas casas e, a partir de agora, vão ser legítimos proprietários de seus imóveis”, comentou.

UM BAIRRO DE 30 ANOS
Também participaram do evento, além dos vereadores, o deputado federal Renato Andrade, o vice-prefeito José Tibúrcio do Prado Neto e o prefeito Evandro Barbosa Bueno, que ressaltou o fato de ser o chefe do Executivo municipal no período em que, ainda na década de 1980, o bairro Parque São Lucas foi loteado e passou a servir às obras da Cohab Minas como o primeiro empreendimento organizado no município destinado a edificar casas populares. “Eu tive a felicidade de, quando prefeito, iniciar a construção daquele conjunto habitacional São Lucas. Foi o conjunto pioneiro de Paraguaçu. Depois nós tivemos muitas outras construções de habitações populares. E nós hoje concluímos um processo que demorou bastante, mas que finalmente está acontecendo”, destacou Evandro.

Finalizado em 1984, o São Lucas expandiu o perímetro urbano de Paraguaçu com a edificação de 153 residências, num processo que havia começado em 1981. Na ocasião, a prefeitura vendeu o terreno onde seria edificado o conjunto habitacional por 2,3 milhões de cruzeiros.