Com teatro lotado, Escola do Legislativo da Câmara promove palestra com neuropediatra especializado nos transtornos do espectro autista – Câmara Municipal de Paraguaçu

Com teatro lotado, Escola do Legislativo da Câmara promove palestra com neuropediatra especializado nos transtornos do espectro autista

porederpcu

Com teatro lotado, Escola do Legislativo da Câmara promove palestra com neuropediatra especializado nos transtornos do espectro autista


 

UTILIDADE PĂšBLICA

Dr. Walter Luiz MagalhĂŁes Fernandes - Neuropediatra

Dr. Walter Luiz MagalhĂŁes Fernandes – Neuropediatra

Em mais um evento que estendeu as ações da Câmara para além das fronteiras da política, a Escola do Legislativo trouxe a Paraguaçu uma palestra especial no último sábado, 26 de julho. Falando a uma numerosa plateia composta por professores da rede pública de ensino e cidadãos em geral, o médico Walter Luiz Magalhães Fernandes abordou um tema bastante relevante para aqueles que lidam com crianças e adolescentes, especialmente no meio educacional: os transtornos causados pelo autismo.

Neuropediatra e professor universitário, o médico Walter é graduado pela Universidade do Vale do Sapucaí e especializado em neurologia infantil, pediatria, medicina do sono na infância e neuroradiologia. Ele reside em Pouso Alegre, onde inclusive atende pacientes de Paraguaçu.

Em quase três horas de apresentação, o pediatra desenvolveu de maneira bastante direta e em linguagem simples o tema “Transtorno do espectro autista: características clínicas e comportamentais”. Com a ajuda de diversos vídeos ilustrativos, Walter apontou informações que ajudam a identificar o transtorno e orientações para lidar com crianças autistas.

Nesse sentido, o pediatra enfatizou o papel primordial da educação na evolução intelectual dos autistas.

“Esse contato da medicina com a educação é superimportante para auxiliar as crianças que têm dificuldades escolares, entender porque elas têm dificuldades e estabelecer estratégias adequadas — tanto médicas quanto acadêmicas — para essas pessoas”, salientou. “Professores são responsáveis por um terço do tratamento dos autistas e é importante que eles entendam como essas crianças pensam. A palestra serviu para que eles se motivem ainda mais a se informar sobre o assunto”, concluiu.

Ao fim do encontro, o pediatra Walter Fernandes ainda respondeu a diversas perguntas do público presente de maneira a sanar dúvidas de pais e professores que lidam diariamente com crianças autistas em Paraguaçu.

 70 MILHÕES DE AUTISTAS

geral 010
O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro conhecido como “Transtornos do espectro autista”. Trata-se de um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento e geralmente vem acompanhado de deficiência intelectual.

Em comum, as pessoas acometidas apresentam dificuldades em entender as regras de convívio social, a comunicação não-verbal, a intencionalidade do outro e o que os outros esperam dela. Com essas dificuldades funcionais, o impacto na eficiência da comunicação é muito grande, fazendo com que o desenvolvimento do cérebro social mantenha-se normalmente insuficiente para exercer as funções necessárias para a interação social.

O transtorno é constituído pelo autismo, pela a síndrome de Asperger e pelo transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Estima-se que a doença atinja mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

geral 004

Clique aqui para baixar os livros citados pelo Dr. Walter Luiz MagalhĂŁes Fernandes durante a palestra.


Sobre o Autor

ederpcu administrator

Deixe uma resposta