Com teatro lotado, Escola do Legislativo da Câmara promove palestra com neuropediatra especializado nos transtornos do espectro autista

UTILIDADE PÚBLICA

Dr. Walter Luiz Magalhães Fernandes - Neuropediatra

Dr. Walter Luiz Magalhães Fernandes – Neuropediatra

Em mais um evento que estendeu as ações da Câmara para além das fronteiras da política, a Escola do Legislativo trouxe a Paraguaçu uma palestra especial no último sábado, 26 de julho. Falando a uma numerosa plateia composta por professores da rede pública de ensino e cidadãos em geral, o médico Walter Luiz Magalhães Fernandes abordou um tema bastante relevante para aqueles que lidam com crianças e adolescentes, especialmente no meio educacional: os transtornos causados pelo autismo.

Neuropediatra e professor universitário, o médico Walter é graduado pela Universidade do Vale do Sapucaí e especializado em neurologia infantil, pediatria, medicina do sono na infância e neuroradiologia. Ele reside em Pouso Alegre, onde inclusive atende pacientes de Paraguaçu.

Em quase três horas de apresentação, o pediatra desenvolveu de maneira bastante direta e em linguagem simples o tema “Transtorno do espectro autista: características clínicas e comportamentais”. Com a ajuda de diversos vídeos ilustrativos, Walter apontou informações que ajudam a identificar o transtorno e orientações para lidar com crianças autistas.

Nesse sentido, o pediatra enfatizou o papel primordial da educação na evolução intelectual dos autistas.

“Esse contato da medicina com a educação é superimportante para auxiliar as crianças que têm dificuldades escolares, entender porque elas têm dificuldades e estabelecer estratégias adequadas — tanto médicas quanto acadêmicas — para essas pessoas”, salientou. “Professores são responsáveis por um terço do tratamento dos autistas e é importante que eles entendam como essas crianças pensam. A palestra serviu para que eles se motivem ainda mais a se informar sobre o assunto”, concluiu.

Ao fim do encontro, o pediatra Walter Fernandes ainda respondeu a diversas perguntas do público presente de maneira a sanar dúvidas de pais e professores que lidam diariamente com crianças autistas em Paraguaçu.

70 MILHÕES DE AUTISTAS

geral 010
O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro conhecido como “Transtornos do espectro autista”. Trata-se de um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento e geralmente vem acompanhado de deficiência intelectual.

Em comum, as pessoas acometidas apresentam dificuldades em entender as regras de convívio social, a comunicação não-verbal, a intencionalidade do outro e o que os outros esperam dela. Com essas dificuldades funcionais, o impacto na eficiência da comunicação é muito grande, fazendo com que o desenvolvimento do cérebro social mantenha-se normalmente insuficiente para exercer as funções necessárias para a interação social.

O transtorno é constituído pelo autismo, pela a síndrome de Asperger e pelo transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Estima-se que a doença atinja mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

geral 004

Clique aqui para baixar os livros citados pelo Dr. Walter Luiz Magalhães Fernandes durante a palestra.