Em terceiro encontro desde a posse, vereadores mirins debatem atuação do Conselho Tutelar e propõem alternativas a problemas da cidade | Câmara Municipal de Paraguaçu

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Rua(obrigatório)

Bairro (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Você pode enviar uma foto

     
Visualizar Perfil
André Nasser
ANDRÉ ROMÃO NASSER
PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Carlos Tourinho
CARLOS ALBERTO PRADO
PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Carlos Alberto Prado, mais conhecido por Carlos Tourinho, nasceu em Paraguaçu no dia 8 de fevereiro de 1965, filho de Jose Geraldo Prado e Maria Aparecida Prado. Em 1971, iniciou seu curso primário no Grupo Escolar Pedro Leite, transferindo-se para o Juvenato do Sagrado Coração de Jesus, na condição de semi-interno, para a conclusão da quinta a oitava série. Prestou o serviço militar para o Exército em Três Corações, na unidade da Escola de Sargento das Armas, em 1984. Em 1992, casou-se com Lidia Moreira da Silva, filha de José Moreira da Silva e Tereza Cândida de Jesus. Sua primeira filha, Jéssica Cristina Silva Prado, nasceu em 17 de agosto de 1993. Em 1999, nasceu seu filho Pedro Augusto Silva Prado, no dia 9 de julho. Em 2001, candidatando-se pelo PFL, elegeu-se vereador com 322 votos, na época em que Evandro Barbosa Bueno comandava a Prefeitura, sendo seu vice José Geraldo Prado ( Zé Tourinho). Candidatou-se novamente em 2004, conseguindo eleger-se pelo PSL com a contagem de 202 votos. Mas ficando na suplência. Contando com sua grande popularidade, candidatou-se à câmara em 2008, conseguindo eleger-se pelo PSC com a contagem 278 votos, mas ficando mais uma vez na suplência. Em fevereiro de 2009 foi contratado pela Prefeitura de Paraguaçu para exercer a função de chefe de divisão de Meio Ambiente, sendo eleito em segunda votação presidente do Codema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) pelo mandato de dois anos, na época em que Gantus Nasser comandava a Prefeitura, sendo seu vice Mauro Nasser (Maurinho). Voltou a estudar em 2010, diplomando-se pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado com o título de habilitação profissional de Química, como Tecnólogo em Gestão e Perito Ambiental, em 2012 passou a trabalhar na função de balconista da Drogaria Americana. Em 2013 passou a Trabalhar na função de balconista na Drogaria e Farmácia Viva Farma onde permanece até nos dias de hoje. Candidatou-Se novamente em 2016 conseguindo eleger-se pelo PMDB com a contagem de 271 votos. No dia três de fevereiro de 2017, sua filha Jéssica Cristina Silva Prado formou-Se em Psicologia.
Visualizar Perfil
Claudiney Teté
CLAUDINEY GONÇALVES CAMARGO
PSC – Partido Social Cristão

(35)84458044
Claudiney Gonçalves Camargo, mais conhecido por Teté, nascido em 30 de Novembro de 1973 , natural de Paraguaçu, filho de Luis Camargo e Maria Auxiliadora Gonçalves Camargo, atualmente é casado com Adriana Gonçalves Alves Camargo pai de 2 filhas, Jessica Gonçalves Camargo e Geisiane Gonçalves Camargo, estudou na sua infância na Escola Municipal Alfredo Galdino e começou a trabalhar de lavrador na Ipanema Agro Indústria aos 14 anos de idade, posteriormente trabalhou na Empresa Paraguaçu Têxtil, onde ficou por 6 anos, em seguida trabalhou na cidade vizinha de Elói Mendes na Empresa Souza Campos como tecelão. No dia 13 de Outubro de 2000 deparou-se com uma situação (Uma mulher estava chorando na rua, precisando de doadores de sangue para seu filho que estava hospitalizado devido a um acidente, eram 14:00 hrs e a mulher não havia conseguido encontrar nenhum doador desde a manhã daquele dia e então Teté se comoveu-se e saiu a procura de doadores, conseguiu 20) que posteriormente o levaria a desenvolver um trabalho social voluntário, formando um grupo de doadores de sangue denominadoGRUPO DE DOADORES DE SANGUE SALVANDO VIDA, AMOR AO PRÓXIMO, Hoje o Grupo conta com cerca de 1300 doadores, que todo o sábado se dispõem a doar um pouco de seu tempo para ajudar o próximo. Atualmente ocupa uma das 9 cadeiras do Legislativo Municipal, eleito com 582 votos nas eleições municipais de 2012; Na câmara ocupa o cargo de secretário da comissão de urbanismo e infraestrutura Municipal.
Visualizar Perfil
Cléber Vigato
CLÉBER VIGATO
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Pastor João
JOÃO BATISTA MARCIANO
PDT – Partido Democrático Trabalhista

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
José Maria
JOSÉ MARIA RAMOS
DEM – Democratas
Presidente da Câmara Municipal
O vereador esta preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Luizinho da Samantha
LUIZ ANTONIO CORREIA
DEM – Democratas

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Marquinho Trovador
AMERICO FRANCISCO BORGES NETO
PP– Partido Progressista

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Wander do Jovino
WANDER TAVARES SANTOS
PDT – Partido Democrático Trabalhista
O vereador esta preparando sua biografia.


Em terceiro encontro desde a posse, vereadores mirins debatem atuação do Conselho Tutelar e propõem alternativas a problemas da cidade

Postado por: Assessoria de Imprensa


 

CÂMARA MIRIM

3reuniaoCamaraMirim 012

Raphael de Oliveira Moura – Presidente da Câmara Mirim

Na noite de 8 de agosto a Câmara recebeu mais uma reunião dos vereadores mirins de Paraguaçu. É o terceiro encontro dos estudantes eleitos desde a cerimônia de posse, ocorrida no mês de abril. A dinâmica da reunião foi semelhante a da anterior: os mirins receberam a visita de um convidado especial na tribuna livre e, em seguida, discutiram com desenvoltura problemas da cidade sob a ótica da juventude.

Depois de abrir espaço para o secretário municipal de Esportes, Sydney Paulo da Silva, e o sargento e instrutor do Proerd, Lourival Ferreira Martins, a tribuna registrou a presença de Wagner dos Santos, presidente do Conselho Tutelar de Paraguaçu.

Encarregado de se pronunciar na abertura da reunião, Wagner foi claro e objetivo para explicar como funciona o trabalho dos conselheiros e para traçar um panorama sobre os desafios que a cidade enfrenta na efetivação dos direitos e do bem-estar das crianças e dos adolescentes.

3reuniaoCamaraMirim 008

Wagner dos Santos – Presidente do Conselho Tutelar de Paraguaçu

 

“Crianças e adolescentes — e não menores, como era antigamente — são sujeitos dignos de direito, não são mais vistos como adultos em miniatura. E também são sujeitos dignos de receber todo atendimento em ordem pública com precedência prioritária e absoluta. Vocês sempre serão, na visão política, os primeiros a serem atendidos e de forma universal”, considerou Wagner.

Além disso, ele esclareceu quais são os mecanismos disponíveis para acionar os conselheiros tutelares e demais autoridades em caso de necessidade ou de denúncia, mencionando os telefones de contato 3267-1818 (Conselho Tutelar), 3267-2080 (Ministério Público), 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 100 (Direitos Humanos).

REIVINDICAÇÕES
Na sequência, os estudantes debateram questões consideradas relevantes para a comunidade, com base em seis indicações por eles propostas ao longo do último mês.

A aluna da Escola Pedro Leite Lara Campos Borim, por exemplo, reivindicou a reativação da fonte luminosa da Praça Oswaldo Costa, pedido que foi reforçado por Lorraine Xavier Silva.

“Muitas pessoas que vêm de outras cidades vão à praça, e é bom deixar uma boa imagem sobre a cidade. Com a fonte, tudo ia ficar muito mais bonito também. Antigamente a praça de Paraguaçu era uma das mais bonitas da região”, ponderou Lara.

“A fonte era um ponto turístico de Paraguaçu e muita gente deixou de vir para cá porque a cidade está muito mal tratada. Então colocando alguma coisa para atrair os turistas, deixando a cidade com a imagem mais atraente, ajudaria muito. Para muitas pessoas a cidade é mal vista, e não é bem assim que as coisas são”, complementou Lorraine.

O asfaltamento e manutenção das estradas rurais, com destaque especial para a estrada que leva ao distrito de Guaipava, também foi tema das considerações do plenário por indicação dos alunos Maria Fernanda Alves Silva e Caíque Silva Mateus. Caíque também reivindicou a implantação de uma academia ao ar livre em Guaipava.

A aluna da Escola Maria Antonieta Alvarenga Dalva Lemos Souza sugeriu a reforma das instalações de seu colégio, no bairro Colina São Marcos. E o presidente da Câmara Mirim, o estudante Raphael Oliveira Moura, alertou para a manutenção dos refletores da quadra esportiva da Vila Samanta.

“Faz tempo que a luz já não está pegando. E era tão bom quando tinha luz lá, porque ia muita gente jogar, a gente treinava. Era uma das melhores coisas que tinha no bairro. Agora que acabou a luz, quase ninguém joga bola mais, todo mundo está desanimando”, alertou Raphael.

ENCAMINHAMENTOS
As indicações discutidas pelos vereadores mirins já foram encaminhadas a título de sugestão à Câmara e também aos órgãos competentes do Executivo municipal. A próxima reunião, a quarta do Legislativo mirim, deve acontecer na primeira semana de setembro.

As atividades dos vereadores mirins podem ser acompanhadas por todos os canais de comunicação da Câmara: o informativo Tribuna Livre, o site www.camaradeparaguacu.mg.gov.br, o programa de rádio Semana Legislativa e as transmissões das sessões ordinárias por meio da Rádio e TV Objetiva.

Confira a galeria de fotos completa clicando aqui.


É autorizada a reprodução das notícias mediante a citação da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Paraguaçu.

Se você possui alguma crítica, elogio, dúvida, sugestão, solicitação ou reclamação, utilize a ouvidoria parlamentar .