Em visita à Câmara de Pouso Alegre, vereadores mirins de Paraguaçu acompanham plenária regional do Parlamento Jovem de Minas | Câmara Municipal de Paraguaçu

CÂMARA MIRIM

10308154_373198439472165_1915317263256088489_n

A Câmara Mirim de Paraguaçu teve seu primeiro encontro fora dos limites do Legislativo municipal. No último dia 4 de setembro, 16 dos 20 vereadores mirins passaram a tarde na cidade de Pouso Alegre.

Acompanhados do presidente da Câmara, Professor Rafael, e do coordenador da Escola do Legislativo, Eder Alves, os mirins participaram da plenária final da etapa regional do Parlamento Jovem.

Mais de 60 estudantes de cinco cidades participaram da plenária final realizada na Câmara de Pouso Alegre, ocasião em que foram discutidas políticas públicas voltadas a melhorar a qualidade de vida dos idosos do estado.

O tema “Envelhecimento e qualidade de vida” norteou os debates e serviu de base para a elaboração das propostas que vão representar a região Sul de Minas na etapa estadual do Parlamento Jovem.

Ao todo, 27 Câmaras participam deste projeto agora em 2014. Neste ano o Parlamento Jovem foi regionalizado, possibilitando a participação de mais câmaras. O polo Sul de Minas é composto pelas cidades de Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas.

A ideia é que a partir de 2015 a Câmara Mirim de Paraguaçu também passe a compor o Parlamento. Nesse contexto, a visita a Pouso Alegre serviu para aproximar contatos e integrar os estudantes paraguaçuenses aos vizinhos sul mineiros.

O evento foi prestigiado por presidentes, vereadores e servidores de onze câmaras da região e da Assembleia Legislativa, além de alguns deputados estaduais.

POLÍTICA DESDE CEDO

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio de sua Escola do Legislativo, e da PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.

Clique aqui e confira a galeria completa de fotos.