Em visita ├á C├ómara de Pouso Alegre, vereadores mirins de Paragua├žu acompanham plen├íria regional do Parlamento Jovem de Minas – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

CÂMARA MIRIM

10308154_373198439472165_1915317263256088489_n

A C├ómara Mirim de Paragua├žu teve seu primeiro encontro fora dos limites do Legislativo municipal. No ├║ltimo dia 4 de setembro, 16 dos 20 vereadores mirins passaram a tarde na cidade de Pouso Alegre.

Acompanhados do presidente da Câmara, Professor Rafael, e do coordenador da Escola do Legislativo, Eder Alves, os mirins participaram da plenária final da etapa regional do Parlamento Jovem.

Mais de 60 estudantes de cinco cidades participaram da plen├íria final realizada na C├ómara de Pouso Alegre, ocasi├úo em que foram discutidas pol├şticas p├║blicas voltadas a melhorar a qualidade de vida dos idosos do estado.

O tema ÔÇťEnvelhecimento e qualidade de vidaÔÇŁ norteou os debates e serviu de base para a elabora├ž├úo das propostas que v├úo representar a regi├úo Sul de Minas na etapa estadual do Parlamento Jovem.

Ao todo, 27 C├ómaras participam deste projeto agora em 2014. Neste ano o Parlamento Jovem foi regionalizado, possibilitando a participa├ž├úo de mais c├ómaras. O polo Sul de Minas ├ę composto pelas cidades de Carvalh├│polis, Monte Si├úo, Po├žos de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas.

A ideia ├ę que a partir de 2015 a C├ómara Mirim de Paragua├žu tamb├ęm passe a compor o Parlamento. Nesse contexto, a visita a Pouso Alegre serviu para aproximar contatos e integrar os estudantes paragua├žuenses aos vizinhos sul mineiros.

O evento foi prestigiado por presidentes, vereadores e servidores de onze c├ómaras da regi├úo e da Assembleia Legislativa, al├ęm de alguns deputados estaduais.

POL├ŹTICA DESDE CEDO

O Parlamento Jovem de Minas ├ę um projeto de forma├ž├úo pol├ştica destinado aos estudantes dos ensinos m├ędio e superior dos munic├şpios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a pol├ştica e os instrumentos de participa├ž├úo no Poder Legislativo municipal e estadual.

O projeto existe desde 2004 e ├ę uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio de sua Escola do Legislativo, e da PUC Minas, por meio do Instituto de Ci├¬ncias Sociais e da Pr├│-reitoria de Extens├úo.

A cada ano, um tema de relev├óncia social e do interesse dos jovens ├ę trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e delibera├ž├úo.

Clique aqui e confira a galeria completa de fotos.

ederpcu administrator