Em reunião na secretaria municipal de Educação, vereadores estudam medidas para evitar atrasos na liberação do Promatep | Câmara Municipal de Paraguaçu

AUXÍLIO ESTUDANTIL

FullSizeRender
O Promatep, auxílio-financeiro concedido a estudantes universitários de Paraguaçu, é tema recorrente no plenário do Legislativo. Com alguma frequência surgem críticas ao sistema de liberação da ajuda aos alunos, o que motivou a Mesa Diretora a buscar esclarecimentos junto à comissão que organiza o processo de concessão do benefício.

O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira, 7 de outubro, na sede da secretaria municipal de Educação e Cultura. A ideia era discutir detalhes sobre o processo de liberação do auxílio-financeiro aos estudantes paraguaçuenses, uma vez que tem havido reclamações sobre atrasos no pagamento do benefício.

Para isso, o presidente e o vice-presidente da Câmara, Professor Rafael e Marlon Tomé, se reuniram com quatro profissionais que compõem ou trabalham junto à CAD, a Comissão de Análise de Documentos, órgão responsável por analisar as solicitações dos alunos e liberar os pagamentos do Promatep.

Estiveram na reunião, além dos vereadores, os membros que compõem a CAD, Eder Alves, Marina Prado Vasconcelos, Jane da Silva Ferreira e Sandro Vigato.

Entre as dificuldades descritas, mencionou-se a grande movimentação de solicitações de alunos concentradas nos últimos dias do prazo de inscrição no programa, o que sobrecarregaria o trabalho da comissão e estaria gerando atrasos nos dois meses do ano em que a seleção é realizada, em março e agosto. Só neste segundo semestre de 2014 foram deferidos 379 pedidos de auxílio.

Diante do quadro exposto, os vereadores e representantes da CAD planejaram possíveis medidas para aprimorar a lei do Promatep, como a extensão da data-limite para o pagamento do benefício, que hoje está estabelecida no dia 10 de cada mês.

Também se cogita a hipótese de manter um diálogo regular com um grupo que represente e lidere os estudantes paraguaçuenses, de forma a resolver mais democrática e rapidamente os eventuais problemas.