Em reunião na secretaria municipal de Educação, vereadores estudam medidas para evitar atrasos na liberação do Promatep

porCâmara Municipal de Paraguaçu

Em reunião na secretaria municipal de Educação, vereadores estudam medidas para evitar atrasos na liberação do Promatep


 

 

AUXÍLIO ESTUDANTIL

FullSizeRender
O Promatep, auxílio-financeiro concedido a estudantes universitários de Paraguaçu, é tema recorrente no plenário do Legislativo. Com alguma frequência surgem críticas ao sistema de liberação da ajuda aos alunos, o que motivou a Mesa Diretora a buscar esclarecimentos junto à comissão que organiza o processo de concessão do benefício.

O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira, 7 de outubro, na sede da secretaria municipal de Educação e Cultura. A ideia era discutir detalhes sobre o processo de liberação do auxílio-financeiro aos estudantes paraguaçuenses, uma vez que tem havido reclamações sobre atrasos no pagamento do benefício.

Para isso, o presidente e o vice-presidente da Câmara, Professor Rafael e Marlon Tomé, se reuniram com quatro profissionais que compõem ou trabalham junto à CAD, a Comissão de Análise de Documentos, órgão responsável por analisar as solicitações dos alunos e liberar os pagamentos do Promatep.

Estiveram na reunião, além dos vereadores, os membros que compõem a CAD, Eder Alves, Marina Prado Vasconcelos, Jane da Silva Ferreira e Sandro Vigato.

Entre as dificuldades descritas, mencionou-se a grande movimentação de solicitações de alunos concentradas nos últimos dias do prazo de inscrição no programa, o que sobrecarregaria o trabalho da comissão e estaria gerando atrasos nos dois meses do ano em que a seleção é realizada, em março e agosto. Só neste segundo semestre de 2014 foram deferidos 379 pedidos de auxílio.

Diante do quadro exposto, os vereadores e representantes da CAD planejaram possíveis medidas para aprimorar a lei do Promatep, como a extensão da data-limite para o pagamento do benefício, que hoje está estabelecida no dia 10 de cada mês.

Também se cogita a hipótese de manter um diálogo regular com um grupo que represente e lidere os estudantes paraguaçuenses, de forma a resolver mais democrática e rapidamente os eventuais problemas.


Sobre o Autor

Câmara Municipal de Paraguaçu administrator

Deixe uma resposta