Em votação na Câmara, Associação Marolo Motoclube recebe título de utilidade pública municipal

Avatar porCâmara Municipal de Paraguaçu

ESPORTE E POLÍTICA

Uma entidade dedicada a atividades de esporte e lazer em Paraguaçu acaba de ser reconhecida com o título de utilidade pública municipal. A aprovação unânime do projeto que conferiu o título aconteceu na última terça-feira, 21 de outubro.

Firmado pelo vereador Francis da Van, o projeto de lei ressalta o trabalho desenvolvido pela Associação Marolo Motoclube, um grupo de paraguaçuenses dedicados às atividades do motociclismo.

Criada oficialmente em 2012, a entidade começa a se organizar de maneira mais profissional e já tem vários planos para o futuro próximo. “Para mim é uma honra ter entrado com esse projeto. O motociclismo é uma tradição do nosso município e, de 2012 para cá, regularizamos, fizemos a associação e formamos uma diretoria. A intenção é ter um terreno para montar uma sede e trabalhar. Até esse ano já vamos fazer vários trabalhos sociais para o nosso município. Não é só o futebol e o vôlei, tem outros esportes também que precisam ser reconhecidos”, destacou Francis da Van.

Entre os demais vereadores a ideia do projeto de declaração de utilidade pública também foi vista de maneira positiva. “Acho muito importante esse projeto porque vai abrir novas portas a esta instituição que leva o nome de Paraguaçu por onde vai, participando de vários eventos. Com isso nós estamos levando também ao conhecimento das pessoas o nome do fruto marolo, que é tão representativo para o nosso município sob todos os aspectos, cultural, educacional, rural, ambiental, culinário, comercial e industrial”, salientou Marlon Tomé. “Também sou favorável a esse projeto e torço para que a associação possa fazer a sua parte, desenvolvendo projetos sociais e ajudando mais a nossa comunidade. E também levando o nome de Paraguaçu, que é o que já vem fazendo há mais de um ano. Com essa declaração de utilidade pública municipal a associação vai poder receber verbas do município, então não vai ter aquele entrave”, concluiu Selmo Silva.

EXIGÊNCIAS CUMPRIDAS
Para conquistar o título de utilidade pública, a Associação Marolo Motoclube e Macuco teve que se enquadrar nos quatro requisitos definidos por uma lei municipal de 2004, que regulamenta a declaração do título em Paraguaçu. São eles:

1º) comprovar que tem personalidade jurídica;
2º) estar em funcionamento há mais de um ano;
3º) ter cargos de direção não remunerados;
E 4º) contar com diretores que sejam considerados pessoas idôneas.

A medida adotada pela Câmara visa reconhecer a relevância de entidades do município e também prestar o devido apoio às pessoas que a elas se dedicam voluntariamente.

Câmara Municipal de Paraguaçu administrator