Câmara prepara lançamento de livro que resgata a trajetória do legislativo de Paraguaçu

HISTÓRIA, LITERATURA, POLÍTICA

Capa

Em breve o registro histórico de Paraguaçu vai ganhar mais um documento precioso. A Câmara prepara o lançamento do mais novo livro do pesquisador Guilherme Prado, que nos últimos dois anos se dedicou a examinar a história do Poder Legislativo municipal desde que o antigo Carmo da Escaramuça se emancipa e se organiza como cidade.

Em “A trajetória de um Legislativo: do Carmo a Paraguaçu”, Guilherme utiliza sua incomparável capacidade de descobrir e compilar dados perdidos no tempo para sistematizar a história da Câmara e retomar a atuação de cada um dos 153 vereadores que já exerceram mandato em Paraguaçu.

Vasculhando arquivos antigos, pesquisando os volumosos e empoeirados livros de atas da Câmara de Paraguaçu, realizando dezenas de entrevistas com lideranças da política municipal, visitando cidades vizinhas, procurando por parentes de ex-vereadores até em outros estados da federação, Guilherme conseguiu, com maestria e muita dedicação, levar a cabo o projeto.

Pelas páginas do livro o leitor encontra um guia de fácil compreensão sobre a vida dos 153 cidadãos que já exerceram atividade parlamentar na cidade, relembrando os feitos de gente que, a sua maneira, exerceu o espírito de coletividade e contribuiu para o desenvolvimento local.

E não é só. O autor promove ainda uma viagem expressa a cada uma das 25 legislaturas que construíram o presente que hoje podemos desfrutar, analisando seus principais fatos e contextualizando-as de acordo com o momento vivenciado na cidade, no estado e no país.

O lançamento do livro “A trajetória de um Legislativo: do Carmo a Paraguaçu” vai acontecer numa cerimônia especialmente promovida pela Câmara, no dia 09 de outubro de 2015 .