C├ómara prepara lan├žamento de livro que resgata a trajet├│ria do legislativo de Paragua├žu – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

HIST├ôRIA, LITERATURA, POL├ŹTICA

Capa

Em breve o registro hist├│rico de Paragua├žu vai ganhar mais um documento precioso. A C├ómara prepara o lan├žamento do mais novo livro do pesquisador Guilherme Prado, que nos ├║ltimos dois anos se dedicou a examinar a hist├│ria do Poder Legislativo municipal desde que o antigo Carmo da Escaramu├ža se emancipa e se organiza como cidade.

Em ÔÇťA trajet├│ria de um Legislativo: do Carmo a Paragua├žuÔÇŁ, Guilherme utiliza sua incompar├ível capacidade de descobrir e compilar dados perdidos no tempo para sistematizar a hist├│ria da C├ómara e retomar a atua├ž├úo de cada um dos 153 vereadores que j├í exerceram mandato em Paragua├žu.

Vasculhando arquivos antigos, pesquisando os volumosos e empoeirados livros de atas da C├ómara de Paragua├žu, realizando dezenas de entrevistas com lideran├žas da pol├ştica municipal, visitando cidades vizinhas, procurando por parentes de ex-vereadores at├ę em outros estados da federa├ž├úo, Guilherme conseguiu, com maestria e muita dedica├ž├úo, levar a cabo o projeto.

Pelas p├íginas do livro o leitor encontra um guia de f├ícil compreens├úo sobre a vida dos 153 cidad├úos que j├í exerceram atividade parlamentar na cidade, relembrando os feitos de gente que, a sua maneira, exerceu o esp├şrito de coletividade e contribuiu para o desenvolvimento local.

E n├úo ├ę s├│. O autor promove ainda uma viagem expressa a cada uma das 25 legislaturas que constru├şram o presente que hoje podemos desfrutar, analisando seus principais fatos e contextualizando-as de acordo com o momento vivenciado na cidade, no estado e no pa├şs.

O lan├žamento do livro ÔÇťA trajet├│ria de um Legislativo: do Carmo a Paragua├žuÔÇŁ vai acontecer numa cerim├┤nia especialmente promovida pela C├ómara, no dia 09 de outubro de 2015 .

ederpcu administrator