Em reunião histórica, primeiro encontro da Câmara Itinerante movimenta moradores do distrito de Guaipava | Câmara Municipal de Paraguaçu

PODER POPULAR

A noite de segunda-feira, 15 de dezembro, foi histórica para o Parlamento paraguaçuense. Teve início a caminhada da Câmara Itinerante, iniciativa inédita na cidade que vai abrir ainda mais as portas do Legislativo à participação popular. Com a presença de todos os nove vereadores e diversos moradores, o primeiro encontro aconteceu no distrito de Guaipava.

Poucas vezes um slogan fez tanto sentido quanto na largada do projeto. Ancorada na frase “O poder do povo mais perto do povo”, a iniciativa de fato aproximou agentes políticos e comunidade, de forma a tornar o exercício democrático mais atento às demandas e aspirações da população.

Realizado na Escola Municipal de Guaipava, o primeiro encontro da Câmara Itinerante cumpriu o objetivo de expandir as fronteiras do trabalho legislativo. Aberto a qualquer pessoa, o evento teve uma dinâmica especial, diferente das reuniões ordinárias da Câmara. Por meio de um formulário pré-estabelecido, os moradores do distrito presentes na reunião apontaram, por votação, os cinco temas que mais exigem atenção do poder público.

Nesta etapa os tópicos indicados como mais problemáticos foram segurança, estradas rurais, saúde, emprego e esporte. A partir desse diagnóstico, os moradores e vereadores dividiram-se em grupos de estudo encarregados de analisar as dificuldades do bairro e visualizar quais soluções podem ser mais viáveis.

Altamente produtivo, o debate de ideias verificou como prementes desafios como a melhoria do sistema de coleta de lixo no distrito, a manutenção de uma ambulância exclusiva para o local, o aprimoramento das condições das estradas de acesso à zona urbana, a revitalização da Praça Santa Isabel, a dinamização da economia local, entre outros assuntos coletivos.

Ao final de uma dinâmica de 30 minutos, os relatores de cada um dos três grupos formados apresentaram suas conclusões, material que já foi encaminhado à Câmara para que os vereadores orientem sua atuação a partir daí.

O POVO FALA
O projeto da Câmara Itinerante foi aprovado em maio deste ano, e desde então vem tendo sua execução planejada pela Mesa Diretora do Legislativo paraguaçuense. O principal objetivo é popularizar os trabalhos legislativos, facilitando o contato direto dos vereadores com a população de cada bairro urbano ou rural.

Pretende-se antever as aspirações populares, de forma que os vereadores intervenham junto a cada comunidade como interlocutores no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas e reivindicações aos setores competentes da administração municipal.

Com a Câmara Itinerante os parlamentares buscam reduzir a margem de erros no encaminhamento de políticas públicas necessárias em Paraguaçu, ao propiciar aos agentes políticos conhecer mais de perto a realidade de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.