Paraguaçuenses já têm à disposição serviço de atendimento de urgência pelo Samu 192

SAÚDE NA TRIBUNA

bannersitesamu

Jovani Ernesto Constantini, supervisor administrativo e gerente de logística do Cissul Sul de Minas

Qualquer caso que exija atendimento de urgência em saúde em Paraguaçu já pode recorrer ao Samu, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência. A informação foi ressaltada na noite de 10 de março, quando a tribuna livre da Câmara recebeu a visita do supervisor administrativo e gerente de logística do Cissul Sul de Minas, Jovani Ernesto Constantini.

Falando aos vereadores, Jovani explicou detalhes do convênio intermunicipal de saúde que possibilitou a presença das ambulâncias do Samu na região, informou como é possível acionar os veículos e como funciona o atendimento.

O pronunciamento serviu para reforçar a divulgação de um serviço que está ao alcance da população de Paraguaçu desde o último dia 31 de janeiro. O Samu 192 já disponibiliza 43 ambulâncias para a região, prontas para atender as demandas de todos os 153 municípios que compõem o Cissul.

ROTA DE URGÊNCIAS

Um dos maiores convênios intermunicipais de saúde do país em número de adesões, o Cissul tem a função de gerenciar os serviços de atendimento de urgência e emergência e as ações de educação permanente em urgência e emergência na região macro Sul de Minas Gerais.

Paraguaçu ingressou no consórcio em fevereiro do ano passado, quando a Câmara aprovou um projeto que regulamentou a adesão. Antes integrante do Cisgem, que atuava nas microrregiões de Varginha, São Lourenço, Caxambu, Lavras, Três Corações e Três Pontas, a nossa cidade oficializou a entrada no Cissul com o compromisso de contribuir com um repasse anual de R$ 52 mil.

Entre os benefícios, o principal é mesmo a possibilidade de recorrer ao Samu pelo telefone 192. A estrutura de atendimento e o sistema de trabalho foram detalhados pelo supervisor na tribuna. Ele informou que os paraguaçuenses podem acessar um serviço com ambulâncias instaladas nas bases mais próximas de Alfenas, Machado e Varginha. “Todos os profissionais que trabalham no Samu fazem treinamento de capacitação introdutória, desde o condutor socorrista, que é o que dirige a ambulância, até o médico intervencionista. Isso faz com que eles tenham condições de fazer os primeiros socorros”, ressaltou Jovani, que comparou a situação atual com a experimentada antes da consolidação do Cissul. “O paciente sempre vai ser direcionado, de acordo com o trauma, para um dos 28 hospitais-referências na região, tendo assim garantida a vaga-zero. O que acontecia antes do Samu era que, se um infartado de Paraguaçu acionasse socorro, ele era levado para o pronto-atendimento e referenciado pelo SUS Fácil até sair uma vaga”, detalhou.

Na tribuna da câmara, upervisor administrativo e gerente de logística do Cissul Sul de Minas, Jovani Ernesto Constantini. explica detalhes do do convênio intermunicipal de saúde

Na tribuna da câmara, supervisor administrativo e gerente de logística do Cissul Sul de Minas, Jovani Ernesto Constantini explica detalhes  do convênio intermunicipal de saúde aos vereadores

Segundo Jovani, o tempo-resposta de uma ambulância para Paraguaçu é de 20 a 30 minutos. “Somos hoje o Samu mais equipado em tecnologia do Brasil. Todas as ambulâncias têm um sistema de monitoramento via satélite. Na zona urbana ou rural, os profissionais dentro dela conseguem a qualquer momento contatar a central de regulação e passar para o médico regulador o que está ocorrendo”, enfatizou o supervisor.

Autor do convite feito para a participação na tribuna da Câmara do supervisor do Cissul, o vereador Professor Rafael enfatizou a necessidade de difundir em Paraguaçu a possibilidade de recorrer ao Samu.

“A população de Paraguaçu ainda não tinha conhecimento desse importante serviço. O Samu aqui na região do Sul de Minas é um dos maiores do Brasil em termos de cidades atendidas, abrange uma população muito grande, equiparada a grandes metrópoles, e presta um serviço de extrema importância, principalmente em se tratando de atendimento de urgência, que é uma das maiores dificuldades que nós temos hoje em nosso país”, destacou o petista.

SERVIÇO RÁPIDO E GRATUITO
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conhecido em todo o Brasil pela sigla Samu, é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência. Pelo telefone 192, qualquer pessoa pode acionar uma ambulância, que chega em minutos ao local indicado.

Até o momento o serviço tem se mostrado efetivo na redução do número de óbitos, no tempo de internação em hospitais e nas sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O Samu funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita no número 192. Nos casos em que houver real necessidade, um médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente e designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local, ou até mesmo uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

O serviço 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A rede nacional hoje conta com mais de 150 bases operacionais e atende mais de 1.300 municípios brasileiros.

Portanto, você paraguaçuense que estiver em contato com algum episódio que exija atendimento de urgência em saúde, pode ligar gratuitamente para o Samu, pelo telefone 192, e solicitar os serviços médicos oferecidos.