Para estabelecer diagnóstico mais preciso do sistema de saúde municipal, Câmara cria comissão de assuntos relevantes

ALÉM DO PLENÁRIO

Um dos setores mais delicados da administração pública vai ganhar uma atenção especial da Câmara de Paraguaçu. Na sessão ordinária da tarde de 5 de maio, os vereadores aprovaram um projeto de resolução que autoriza a criação de uma comissão parlamentar encarregada de fazer um diagnóstico completo sobre o sistema de saúde do município. A novidade gerou discussão em plenário, mas foi aprovada por unanimidade pelos edis.

A proposta de criação da comissão de assuntos relevantes para elaboração de um diagnóstico do sistema de saúde de Paraguaçu partiu do vereador Professor Rafael, que explicou a iniciativa do projeto argumentando que um dos setores mais delicados da gestão pública exige dos vereadores uma abordagem mais precisa, com análises aprofundadas e dados concretos.

“A intenção é fazer com que nós vereadores tenhamos informações, dados precisos sobre a situação da saúde no nosso município. De posse disso, nossa atuação como vereador para melhorar a saúde do município pode ser mais precisa, porque nós vamos entender completamente, não por ‘achismo’, mas com base em dados reais”, destacou Rafael.

Historicamente, o setor tem sido o maior foco de reclamações da população junto ao Legislativo, mesmo sendo a Saúde a área que mais recebe investimentos do poder público em Paraguaçu. Nesse sentido, constatou-se a necessidade de compreender melhor o funcionamento, financiamento, programas e ações da Saúde em nosso município, tendo em vista a necessidade de complementá-los e aperfeiçoá-los.

A comissão criada fica encarregada de estabelecer um diagnóstico que contemple todas as ações do setor de Saúde, com informações, dados e estatísticas que indiquem os problemas e apontem possíveis soluções. O grupo será representado por três membros, de maneira a representar as bancadas constituídas na Câmara Municipal: Claudiney Teté, Professor Nildo e Professor Rafael. O prazo final para apresentação do diagnóstico é o dia 31 de dezembro de 2015.

A matéria foi bem acolhida pelo petista Professor Nildo, mas recebeu ressalvas por parte do oposicionista Selmo Silva durante a votação em plenário.

“Nós estamos vendo que no nosso país o sistema de saúde atravessa uma grave crise. As cidades não têm médicos, não têm hospitais, não têm remédios. Mas o pouco que nós temos, nós temos que utilizá-lo de uma forma bem adequada. Então é interessante que nós possamos conhecer de perto a nossa realidade”, afirmou Nildo.

“Estou de acordo que se faça a comissão, para que a gente possa se inteirar mais do assunto. Mas o diagnóstico nós já sabemos: a situação da saúde no nosso município está um caos”, salientou Selmo.

PRIMEIROS MOVIMENTOS

O primeiro encontro da comissão relevante aconteceu na tarde de 3 de junho, quando os vereadores Claudiney Teté, Professor Nildo e Professor Rafael definiram os primeiros eixos de ação do grupo.

A princípio, a comissão programou reuniões na secretaria municipal de Saúde, nas unidades de PSF (Programa Saúde da Família), na policlínica, na sede regional do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e no Hospital São Francisco de Assis, de maneira a obter dados e manter contato com os profissionais de saúde do município.

Reunião anistia 004                                Reunião anistia 002