C├ómara inaugura espa├žo cultural que homenageia primeiro professor da hist├│ria de Paragua├žu – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

MEMÓRIA E CULTURA

greg├│rio
A trajet├│ria de uma das grandes figuras de Paragua├žu foi eternizada na noite de 3 de outubro, quando a C├ómara inaugurou o Espa├žo Cultural Professor Greg├│rio de L├ęllis Gavi├úo.
Greg├│rio deixou sua marca na cidade como grande ilustrador e, sobretudo, como professor e primeiro diretor do Grupo Escolar Pedro Leite. O evento em sua homenagem reuniu diversos representantes da fam├şlia Gavi├úo, autoridades e lideran├žas municipais.

Falando em nome do Poder Legislativo municipal, o presidente Marlon Tom├ę relembrou como surgiu a ideia da homenagem e destacou o exemplo de corre├ž├úo e honestidade do professor Greg├│rio, que acabou sendo legado aos seus descendentes da fam├şlia Gavi├úo.

Representando os familiares, An├şbal Salete de Oliveira contou detalhes da trajet├│ria de vida do pr├│prio av├┤ e enfatizou sua relev├óncia hist├│rica para uma cidade que acabara de se emancipar e buscava construir um sistema educacional que atendesse uma popula├ž├úo crescente no in├şcio do s├ęculo passado.

O pesquisador Guilherme Prado tamb├ęm discursou, sempre rememorando passagens curiosas e marcantes da vida de Greg├│rio Gavi├úo, inclusive o discurso por ele proferido no dia 30 de agosto de 1911 saudando a conquista da independ├¬ncia administrativa e pol├ştica do nosso munic├şpio.
A escolha do velho professor para a homenagem aconteceu ainda em abril de 2013, quando os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de resolu├ž├úo da Mesa Diretora idealizado pelo ent├úo vice-presidente da C├ómara Marlon Tom├ę.

A novidade agora passa a ocupar o hall de entrada do pr├ędio da C├ómara, tendo como objetivos desenvolver atividades culturais, educacionais e institucionais a fim de incentivar as diversas formas de express├úo, promover lazer e entretenimento, al├ęm de possibilitar o acesso a fontes de cultura e de informa├ž├úo.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui.

ederpcu administrator