Prefeito Evandro oficializa carta de renúncia e vice Netinho assume comando do Executivo municipal no dia 1º de janeiro

MOMENTO HISTÓRICO

O que já se aventava há algum tempo nos bastidores políticos de Paraguaçu agora acaba de se confirmar. Em documento datado de 9 de dezembro e enviado à Câmara, o prefeito Evandro Barbosa Bueno apresentou sua carta de renúncia ao comando do Executivo municipal.
Encaminhado ao presidente da Casa Legislativa, Marlon José Tomé, o documento de duas laudas é objetivo para explicitar as razões que orientam a decisão. Em resumo, o prefeito credita a desistência a um processo de ordem pessoal, com base no “desgaste físico e mental” do cargo, “algo que vem se tornando cada vez mais intenso com o passar do tempo”.

12395103_929914360424806_62493297_n

O presidente da Câmara, Marlon Tomé, faz a leitura do documento histórico, a carta de renúncia do prefeito Evandro Barbosa Bueno

Com a renúncia do democrata, a chefia do Executivo transfere-se para o vice-prefeito José Tibúrcio do Prado Neto, do PSDB. A cerimônia de posse acontece já no dia 1º de janeiro, às 10h, em sessão solene da Câmara na sede da Rua José Bueno. Entre outros desafios, Netinho assume a Prefeitura com a missão de estabelecer projetos de gestão como a reforma das praças e a ativação da creche do bairro Dona Zilda, tudo isso num ano eleitoral.
Além disso, o novo mandatário terá de lidar com uma crise econômica nacional que compromete a arrecadação de impostos e pressiona a folha de pagamentos — para se ter uma ideia, o reajuste anual em 2016, a considerar a inflação acumulada nos últimos 12 meses, deve bater na casa dos 10%. Certamente 2016 será um ano intenso.
Na reprodução abaixo, você confere na íntegra a carta de renúncia do prefeito Evandro Barbosa Bueno.

Senhor Presidente.
Venho à presença desta respeitável casa Legislativa, observando o dispositivo do artigo nº 57, V, (Alterado pela Emenda nº 5, de 17 de junho de 2003) da Lei Orgânica do município de Paraguaçu-MG, por motivos pessoais, após reflexão amadurecida e submetendo-me ao apelo familiar, apresentar de maneira irrecorrível e irretratável minha renúncia ao cargo de Prefeito Municipal de Paraguaçu, que será realizada em 31/12/2015.
A motivação para tomar esta decisão passa por uma grande reflexão acerca de todo um processo que, na sua essência, está ligado apenas na ordem pessoal notadamente ao desgaste físico e mental, algo que vem se tornando cada vez mais intenso com o passar do tempo.
Trata-se de uma decisão muito difícil, mas que não está atrelada a qualquer fato ou circunstância relacionados à administração pública ou a pessoas. Tenho muito orgulho e satisfação da boa convivência com todos do Poder Executivo, do Poder Legislativo e demais órgãos que compõem a Administração Pública como um todo.
Sempre tivemos um bom relacionamento com Governo Federal, Governo do Estado e companheiros que administram outros Municípios da Federação.
Também desejo ressaltar a boa relação que tivemos com o Poder Judiciário e Ministério Público de Paraguaçu-MG.
Agradeço a Deus por ter me proporcionado mais três anos à frente da administração municipal, onde aprendi muito e procurei dedicar elevado percentual do meu tempo em prol do povo, que me elegeu juntamente com o Sr. José Tibúrcio do Prado Neto.
Sou imensamente grato à equipe que me ajudou a governar e aos servidores municipais, sem os quais não poderia haver bons serviços e obras para a população.
Ao povo só tenho a agradecer pela confiança e pelo carinho caracterizados nas eleições em que tive a oportunidade de concorrer e sair vitorioso nas urnas, bem como nas muitas manifestações quando ando pelas ruas da cidade, tanto no meio urbano quando no meio rural. Rogo a todos que compreendam este momento e esta decisão.
Peço a toda equipe que hoje ajuda a governar o município que continue trabalhando unida e com afinco em prol da nossa gente. A tolerância, o perdão, a parceria, o companheirismo, a seriedade e acima de tudo a honestidade são fundamentais em qualquer empreitada, principalmente na condição em que se administra o dinheiro público e onde o maior patrão de todos é o cidadão que paga as obras, os serviços e ainda o nosso salário.
Tenho absoluta convicção de que o vice-prefeito Sr. José Tibúrcio do Prado Neto, com o corpo de funcionários e com o imprescindível apoio da Câmara Municipal, dará continuidade aos trabalhos em andamento e tornará realidade todos os importantes projetos para o bem do nosso povo.
Por fim, gostaria de deixar um agradecimento especial, primeiramente a Deus por me dar força para lutar, a todos da minha família que sempre estiveram ao meu lado nessa caminhada, aos servidores municipais diretos e indiretos que me auxiliaram nesse pleito que se encerrará no dia 31/12/2015, aos companheiros políticos, ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário e principalmente ao povo de Paraguaçu pela confiança.
Isto posto, venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer o reconhecimento da presente renúncia, consoante o artigo nº 57, V, (Alterado pela Emenda nº 5, de 17 de junho de 2003) da Lei Orgânica do município de Paraguaçu-MG.
Paraguaçu, 9 de dezembro de 2015
Evandro Barbosa Bueno