Quarta turma do curso de Língua Brasileira de Sinais conclui seus estudos na Câmara | Câmara Municipal de Paraguaçu

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Rua(obrigatório)

Bairro (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Você pode enviar uma foto

     
Visualizar Perfil
André Nasser
ANDRÉ ROMÃO NASSER
PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Carlos Tourinho
CARLOS ALBERTO PRADO
PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Carlos Alberto Prado, mais conhecido por Carlos Tourinho, nasceu em Paraguaçu no dia 8 de fevereiro de 1965, filho de Jose Geraldo Prado e Maria Aparecida Prado. Em 1971, iniciou seu curso primário no Grupo Escolar Pedro Leite, transferindo-se para o Juvenato do Sagrado Coração de Jesus, na condição de semi-interno, para a conclusão da quinta a oitava série. Prestou o serviço militar para o Exército em Três Corações, na unidade da Escola de Sargento das Armas, em 1984. Em 1992, casou-se com Lidia Moreira da Silva, filha de José Moreira da Silva e Tereza Cândida de Jesus. Sua primeira filha, Jéssica Cristina Silva Prado, nasceu em 17 de agosto de 1993. Em 1999, nasceu seu filho Pedro Augusto Silva Prado, no dia 9 de julho. Em 2001, candidatando-se pelo PFL, elegeu-se vereador com 322 votos, na época em que Evandro Barbosa Bueno comandava a Prefeitura, sendo seu vice José Geraldo Prado ( Zé Tourinho). Candidatou-se novamente em 2004, conseguindo eleger-se pelo PSL com a contagem de 202 votos. Mas ficando na suplência. Contando com sua grande popularidade, candidatou-se à câmara em 2008, conseguindo eleger-se pelo PSC com a contagem 278 votos, mas ficando mais uma vez na suplência. Em fevereiro de 2009 foi contratado pela Prefeitura de Paraguaçu para exercer a função de chefe de divisão de Meio Ambiente, sendo eleito em segunda votação presidente do Codema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) pelo mandato de dois anos, na época em que Gantus Nasser comandava a Prefeitura, sendo seu vice Mauro Nasser (Maurinho). Voltou a estudar em 2010, diplomando-se pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado com o título de habilitação profissional de Química, como Tecnólogo em Gestão e Perito Ambiental, em 2012 passou a trabalhar na função de balconista da Drogaria Americana. Em 2013 passou a Trabalhar na função de balconista na Drogaria e Farmácia Viva Farma onde permanece até nos dias de hoje. Candidatou-Se novamente em 2016 conseguindo eleger-se pelo PMDB com a contagem de 271 votos. No dia três de fevereiro de 2017, sua filha Jéssica Cristina Silva Prado formou-Se em Psicologia.
Visualizar Perfil
Claudiney Teté
CLAUDINEY GONÇALVES CAMARGO
PSC – Partido Social Cristão

(35)84458044
Claudiney Gonçalves Camargo, mais conhecido por Teté, nascido em 30 de Novembro de 1973 , natural de Paraguaçu, filho de Luis Camargo e Maria Auxiliadora Gonçalves Camargo, atualmente é casado com Adriana Gonçalves Alves Camargo pai de 2 filhas, Jessica Gonçalves Camargo e Geisiane Gonçalves Camargo, estudou na sua infância na Escola Municipal Alfredo Galdino e começou a trabalhar de lavrador na Ipanema Agro Indústria aos 14 anos de idade, posteriormente trabalhou na Empresa Paraguaçu Têxtil, onde ficou por 6 anos, em seguida trabalhou na cidade vizinha de Elói Mendes na Empresa Souza Campos como tecelão. No dia 13 de Outubro de 2000 deparou-se com uma situação (Uma mulher estava chorando na rua, precisando de doadores de sangue para seu filho que estava hospitalizado devido a um acidente, eram 14:00 hrs e a mulher não havia conseguido encontrar nenhum doador desde a manhã daquele dia e então Teté se comoveu-se e saiu a procura de doadores, conseguiu 20) que posteriormente o levaria a desenvolver um trabalho social voluntário, formando um grupo de doadores de sangue denominadoGRUPO DE DOADORES DE SANGUE SALVANDO VIDA, AMOR AO PRÓXIMO, Hoje o Grupo conta com cerca de 1300 doadores, que todo o sábado se dispõem a doar um pouco de seu tempo para ajudar o próximo. Atualmente ocupa uma das 9 cadeiras do Legislativo Municipal, eleito com 582 votos nas eleições municipais de 2012; Na câmara ocupa o cargo de secretário da comissão de urbanismo e infraestrutura Municipal.
Visualizar Perfil
Cléber Vigato
CLÉBER VIGATO
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Pastor João
JOÃO BATISTA MARCIANO
PDT – Partido Democrático Trabalhista

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
José Maria
JOSÉ MARIA RAMOS
DEM – Democratas
Presidente da Câmara Municipal
O vereador esta preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Luizinho da Samantha
LUIZ ANTONIO CORREIA
DEM – Democratas

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Marquinho Trovador
AMERICO FRANCISCO BORGES NETO
PP– Partido Progressista

O vereador está preparando sua biografia.
Visualizar Perfil
Wander do Jovino
WANDER TAVARES SANTOS
PDT – Partido Democrático Trabalhista
O vereador esta preparando sua biografia.


Quarta turma do curso de Língua Brasileira de Sinais conclui seus estudos na Câmara

Postado por: Assessoria de Imprensa


 

13009876_1002514813164760_92410034_o

 

A quarta turma do curso da Língua Brasileira de Sinais promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Paraguaçu concluiu sua jornada de estudos na manhã do último sábado, 26 de março. Na ocasião, 12 alunos receberam seus diplomas na cerimônia de formatura preparada pela equipe da casa legislativa. Os estudantes foram certificados depois de um período de aulas de 60 horas, sempre com encontros aos sábados sob a orientação do professor William Sena de Freitas.

Durante 16 semanas, desde o mês de dezembro, os alunos receberam lições básicas sobre a língua, de maneira que pudessem compreender os mecanismos básicos do idioma e adquirir habilidades para se comunicar com os deficientes auditivos.

Mais uma iniciativa da Escola do Legislativo, o curso foi livre e totalmente gratuito, destinado a atender as demandas da comunidade local. Desde que a Escola deu início ao projeto, mais de 60 pessoas já obtiveram seus diplomas.

 

“O curso foi bastante engrandecedor. Tive a oportunidade de aprender muito, mas acredito que esse foi só o pontapé inicial para novos aprendizados”,

avaliou a aluna Jéssica Cristina Ferreira, que é professora e orientadora educacional em Paraguaçu.

“Na área de educação o curso vai me ajudar muito para ter esse contato com os deficientes, porque a escola de hoje tem o dever de ser inclusiva. Agora não tenho mais o receio de conversar com os deficientes e lidar com as situações”, complementou.

Para André Espedito, estudante de Engenharia de Produção que trabalha numa grande empresa de Varginha, o curso de Libras é um divisor de águas em sua trajetória profissional.

 

“Eu tenho contato direto com surdos na empresa onde trabalho. O curso lapidou o conhecimento prático que eu tinha e me ajudou com a estrutura da língua, sinalização e movimentos. Até a minha expressão facial, que era sempre a mesma, melhorou”, analisa o paraguaçuense. “Paraguaçu ofereceu um curso que eu não havia encontrado em Varginha. Aqui abriram as portas para mim, me deram a oportunidade de aprender com um ótimo professor. Daqui por diante vou aprimorar mais o conhecimento e isso é só o começo do muito que vai vir pela frente”, comemorou.

 

IDIOMA COMPLETO

A Língua Brasileira de Sinais é o sistema de comunicação utilizado pela maioria dos deficientes auditivos do país e reconhecida por lei federal. Ela é derivada de uma língua gestual francesa e por isso se assemelha a outras línguas de sinais da Europa e da América.

A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, com sinais próprios. Ela é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer os sinais, mas é necessário também conhecer a sua gramática para combinar as frases.

O curso de Libras em Paraguaçu é mais uma iniciativa da Escola do Legislativo visando expandir o conhecimento e fortalecer os laços da Câmara com a comunidade. Receberam seus diplomas da quarta turma do curso de Libras os alunos André Espedito, Cremilda Katyusca de Souza, Jessica Cristina Ferreira, Lucia de Cássia Ferreira Gonçalves, Maria Aparecida de Oliveira, Renan de Jesus Cruz, Silmara da Silva Ferreira, Silvia Camila Oliveira, Teissiane Silva, Thais Alessandra Moreira, Viviane Ribeiro dos Reis Dias e Wagner Fonseca Pontes.


É autorizada a reprodução das notícias mediante a citação da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Paraguaçu.

Se você possui alguma crítica, elogio, dúvida, sugestão, solicitação ou reclamação, utilize a ouvidoria parlamentar .