Quarta turma do curso de Língua Brasileira de Sinais conclui seus estudos na Câmara | Câmara Municipal de Paraguaçu

13009876_1002514813164760_92410034_o

A quarta turma do curso da Língua Brasileira de Sinais promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Paraguaçu concluiu sua jornada de estudos na manhã do último sábado, 26 de março. Na ocasião, 12 alunos receberam seus diplomas na cerimônia de formatura preparada pela equipe da casa legislativa. Os estudantes foram certificados depois de um período de aulas de 60 horas, sempre com encontros aos sábados sob a orientação do professor William Sena de Freitas.

Durante 16 semanas, desde o mês de dezembro, os alunos receberam lições básicas sobre a língua, de maneira que pudessem compreender os mecanismos básicos do idioma e adquirir habilidades para se comunicar com os deficientes auditivos.

Mais uma iniciativa da Escola do Legislativo, o curso foi livre e totalmente gratuito, destinado a atender as demandas da comunidade local. Desde que a Escola deu início ao projeto, mais de 60 pessoas já obtiveram seus diplomas.

“O curso foi bastante engrandecedor. Tive a oportunidade de aprender muito, mas acredito que esse foi só o pontapé inicial para novos aprendizados”,

avaliou a aluna Jéssica Cristina Ferreira, que é professora e orientadora educacional em Paraguaçu.

“Na área de educação o curso vai me ajudar muito para ter esse contato com os deficientes, porque a escola de hoje tem o dever de ser inclusiva. Agora não tenho mais o receio de conversar com os deficientes e lidar com as situações”, complementou.

Para André Espedito, estudante de Engenharia de Produção que trabalha numa grande empresa de Varginha, o curso de Libras é um divisor de águas em sua trajetória profissional.

“Eu tenho contato direto com surdos na empresa onde trabalho. O curso lapidou o conhecimento prático que eu tinha e me ajudou com a estrutura da língua, sinalização e movimentos. Até a minha expressão facial, que era sempre a mesma, melhorou”, analisa o paraguaçuense. “Paraguaçu ofereceu um curso que eu não havia encontrado em Varginha. Aqui abriram as portas para mim, me deram a oportunidade de aprender com um ótimo professor. Daqui por diante vou aprimorar mais o conhecimento e isso é só o começo do muito que vai vir pela frente”, comemorou.

IDIOMA COMPLETO

A Língua Brasileira de Sinais é o sistema de comunicação utilizado pela maioria dos deficientes auditivos do país e reconhecida por lei federal. Ela é derivada de uma língua gestual francesa e por isso se assemelha a outras línguas de sinais da Europa e da América.

A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, com sinais próprios. Ela é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer os sinais, mas é necessário também conhecer a sua gramática para combinar as frases.

O curso de Libras em Paraguaçu é mais uma iniciativa da Escola do Legislativo visando expandir o conhecimento e fortalecer os laços da Câmara com a comunidade. Receberam seus diplomas da quarta turma do curso de Libras os alunos André Espedito, Cremilda Katyusca de Souza, Jessica Cristina Ferreira, Lucia de Cássia Ferreira Gonçalves, Maria Aparecida de Oliveira, Renan de Jesus Cruz, Silmara da Silva Ferreira, Silvia Camila Oliveira, Teissiane Silva, Thais Alessandra Moreira, Viviane Ribeiro dos Reis Dias e Wagner Fonseca Pontes.