Unidade Básica de Saúde do bairro Dona Zilda ganha nome em homenagem a Mário Amaral | Câmara Municipal de Paraguaçu

MEMÓRIA MUNICIPAL

1

Um dentista nascido em Guapé mas com alta identificação com o nosso município teve seu nome escolhido para a nova Unidade Básica de Saúde de Paraguaçu. Situado no bairro Dona Zilda, o local foi aberto no ano passado, mas atendia apenas pela sigla UBS.

A ideia de nomear oficialmente o posto de saúde veio de uma proposta firmada pelos vereadores Joaquim Bocudo e Selmo Silva. O projeto de lei 019/2016 foi aprovado por unanimidade pela Câmara na sessão do último dia 24 de maio. De acordo com a matéria, a unidade de saúde do Dona Zilda passa a chamar-se oficialmente UBS Mário Augusto Amaral.

Bem aceita em plenário, a proposta visa eternizar a memória de um dos dentistas mais conhecidos de Paraguaçu. Nascido em Guapé em 1921, Mário Amaral fixou-se no nosso município em janeiro de 1948, a convite de João Eustáquio de Andrade.

A esta altura ele já havia cursado Odontologia na Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Aqui em Paraguaçu, Mário rapidamente fez amigos e integrou-se à rotina da cidade. Apaixonado por futebol, atuou por muito tempo tanto como jogador quanto como árbitro na Associação Esportiva de Paraguaçu.

Durante nove anos presidiu o Lar São Vicente de Paulo e, com muito trabalho e dedicação, conseguiu trazer as irmãs religiosas para o cuidado com os idosos daquele estabelecimento. Católico fervoroso, Mário também foi ministro da Eucaristia e participou ativamente de movimentos religiosos, alguns deles na condição de palestrante.

APROVAÇÃO UNÂNIME

Durante a votação do projeto, os autores justificaram sua iniciativa lembrando da trajetória do homenageado em Paraguaçu. Assim foram os pronunciamentos de Joaquim Bocudo e Selmo Silva. Este último lembrou ainda que a ideia da nomeação partiu de sugestão do comerciante Dário Borim.

“Mário Amaral foi um ótimo dentista, de uma família exemplar que ele deixou na cidade. Morou 42 anos aqui em Paraguaçu e muito fez para a cidade. É uma homenagem merecida”,

comentou Joaquim.

“Numa época de poucos recursos financeiros, muitas vezes ele atendia e cobrava um preço irrisório para ajudar as pessoas. Então é uma figura que ajudou nosso município. Foi um grande cidadão que veio para Paraguaçu e ajudou a nossa comunidade em várias áreas”,

observou, por sua vez, Selmo Silva.

Para os demais vereadores, a escolha do projeto foi certeira.

“Mário Amaral foi um grande homem, prestou grandes serviços para o município e enquadra-se perfeitamente nas condições para denominação de ruas”,

enfatizou José Maria Ramos.

“Foi uma das pessoas que mais prestou serviços sociais e comunitários para a nossa sociedade. É um homem que merece ser lembrado sempre. Portanto o posto de saúde que recebe o nome dele será uma marca para que todos futuramente venham lembrar o nome desse grande homem”,

complementou.

“Mário era uma pessoa diferenciada, um digno cidadão que merece toda a nossa homenagem. Pessoas assim têm que ter seus nomes consignados em uma instituição pública, em uma praça pública, uma rua para que sirvam de exemplo para as gerações futuras”,

afirmou o presidente Marlon Tomé.

UBS E PSF

Iniciada ainda no ano de 2014, a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Dona Zilda foi concluída no começo do ano passado. O prédio foi construído por meio de um sistema chamado Steel Frame, que agilizou o processo de edificação executado pela empresa Ventcon Gestão de Serviços e Implantações.

A obra consumiu recursos no valor de R$ 1.255.893,20, sendo R$ 1.072.800 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o restante de R$ 183.093,20 pagos com recursos próprios da Prefeitura de Paraguaçu.

Além de funcionar como unidade básica de saúde, a UBS Mário Augusto Amaral é sede do PSF Pinheiros.