Unidade B├ísica de Sa├║de do bairro Dona Zilda ganha nome em homenagem a M├írio Amaral – C├ómara Municipal de Paragua├žu

Unidade Básica de Saúde do bairro Dona Zilda ganha nome em homenagem a Mário Amaral

porederpcu

MEMÓRIA MUNICIPAL

1

Um dentista nascido em Guap├ę mas com alta identifica├ž├úo com o nosso munic├şpio teve seu nome escolhido para a nova Unidade B├ísica de Sa├║de de Paragua├žu. Situado no bairro Dona Zilda, o local foi aberto no ano passado, mas atendia apenas pela sigla UBS.

A ideia de nomear oficialmente o posto de sa├║de veio de uma proposta firmada pelos vereadores Joaquim Bocudo e Selmo Silva. O projeto de lei 019/2016 foi aprovado por unanimidade pela C├ómara na sess├úo do ├║ltimo dia 24 de maio. De acordo com a mat├ęria, a unidade de sa├║de do Dona Zilda passa a chamar-se oficialmente UBS M├írio Augusto Amaral.

Bem aceita em plen├írio, a proposta visa eternizar a mem├│ria de um dos dentistas mais conhecidos de Paragua├žu. Nascido em Guap├ę em 1921, M├írio Amaral fixou-se no nosso munic├şpio em janeiro de 1948, a convite de Jo├úo Eust├íquio de Andrade.

A esta altura ele j├í havia cursado Odontologia na Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Aqui em Paragua├žu, M├írio rapidamente fez amigos e integrou-se ├á rotina da cidade. Apaixonado por futebol, atuou por muito tempo tanto como jogador quanto como ├írbitro na Associa├ž├úo Esportiva de Paragua├žu.

Durante nove anos presidiu o Lar S├úo Vicente de Paulo e, com muito trabalho e dedica├ž├úo, conseguiu trazer as irm├ús religiosas para o cuidado com os idosos daquele estabelecimento. Cat├│lico fervoroso, M├írio tamb├ęm foi ministro da Eucaristia e participou ativamente de movimentos religiosos, alguns deles na condi├ž├úo de palestrante.

APROVAÇÃO UNÂNIME

Durante a vota├ž├úo do projeto, os autores justificaram sua iniciativa lembrando da trajet├│ria do homenageado em Paragua├žu. Assim foram os pronunciamentos de Joaquim Bocudo e Selmo Silva. Este ├║ltimo lembrou ainda que a ideia da nomea├ž├úo partiu de sugest├úo do comerciante D├írio Borim.

ÔÇťM├írio Amaral foi um ├│timo dentista, de uma fam├şlia exemplar que ele deixou na cidade. Morou 42 anos aqui em Paragua├žu e muito fez para a cidade. ├ë uma homenagem merecidaÔÇŁ,

comentou Joaquim.

ÔÇťNuma ├ępoca de poucos recursos financeiros, muitas vezes ele atendia e cobrava um pre├žo irris├│rio para ajudar as pessoas. Ent├úo ├ę uma figura que ajudou nosso munic├şpio. Foi um grande cidad├úo que veio para Paragua├žu e ajudou a nossa comunidade em v├írias ├íreasÔÇŁ,

observou, por sua vez, Selmo Silva.

Para os demais vereadores, a escolha do projeto foi certeira.

ÔÇťM├írio Amaral foi um grande homem, prestou grandes servi├žos para o munic├şpio e enquadra-se perfeitamente nas condi├ž├Áes para denomina├ž├úo de ruasÔÇŁ,

enfatizou Jos├ę Maria Ramos.

ÔÇťFoi uma das pessoas que mais prestou servi├žos sociais e comunit├írios para a nossa sociedade. ├ë um homem que merece ser lembrado sempre. Portanto o posto de sa├║de que recebe o nome dele ser├í uma marca para que todos futuramente venham lembrar o nome desse grande homemÔÇŁ,

complementou.

ÔÇťM├írio era uma pessoa diferenciada, um digno cidad├úo que merece toda a nossa homenagem. Pessoas assim t├¬m que ter seus nomes consignados em uma institui├ž├úo p├║blica, em uma pra├ža p├║blica, uma rua para que sirvam de exemplo para as gera├ž├Áes futurasÔÇŁ,

afirmou o presidente Marlon Tom├ę.

UBS E PSF

Iniciada ainda no ano de 2014, a constru├ž├úo da Unidade B├ísica de Sa├║de do Bairro Dona Zilda foi conclu├şda no come├žo do ano passado. O pr├ędio foi constru├şdo por meio de um sistema chamado Steel Frame, que agilizou o processo de edifica├ž├úo executado pela empresa Ventcon Gest├úo de Servi├žos e Implanta├ž├Áes.

A obra consumiu recursos no valor de R$ 1.255.893,20, sendo R$ 1.072.800 da Secretaria de Estado de Sa├║de de Minas Gerais e o restante de R$ 183.093,20 pagos com recursos pr├│prios da Prefeitura de Paragua├žu.

Al├ęm de funcionar como unidade b├ísica de sa├║de, a UBS M├írio Augusto Amaral ├ę sede do PSF Pinheiros.

ederpcu administrator