Em parceria com a Unifal, Escola do Legislativo da Câmara de Paraguaçu promove curso gratuito de formação política

Política para todos

13516601_562202660571741_4701912693748075000_n
A Escola do Legislativo da Câmara de Paraguaçu promoveu mais um evento para a comunidade paraguaçuense. Depois de fechar parceria com a Unifal, a Escola realizou durante uma semana um curso gratuito voltado a quem se interessa por política, tanto a ciência política como a prática política.
O curso aconteceu nas noites de segunda a sexta, de 20 a 24 de junho, numa iniciativa que surgiu de uma aproximação da Câmara com os professores Gleyton Trindade e Sandro Cerveira, ambos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas. Os dois compõem um grupo de estudos voltados aos temas de Ciência Política e foram convidados a ministrar o ciclo de palestras no Legislativo paraguaçuense.
A partir desse contato a ideia se desenvolveu para o curso de formação política, composto por encontros que trataram de temas como eleições, teoria política, papel do vereador, participação popular, democracia, entre outros aspectos. O evento foi totalmente gratuito, valeu certificado e contou com a participação média de 50 pessoas por noite.

PROGRAMAÇÃO
O curso começou no dia 20 de junho, com o tema “Para quê política e por que democracia”, com o professor Sandro Amadeu Cerveira. Sandro é historiador, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto da Unifal.
No dia 21 de junho o tema foi “Partidos políticos no Brasil: definições, tipos e funções”, em palestra ministrada por Antonio Carlos Ribeiro. Antonio é mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela UFMG. Atualmente é professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da Unifal.
O tema “O voto no Brasil: como elegemos os candidatos” foi desenvolvido por Gleyton Trindade no dia 22 de junho. Gleyton é mestre e doutor em Ciência Política UFMG e professor adjunto de Ciência Política da Unifal.
No dia 23 de junho a Câmara recebeu Flávio Boson Gambogi para o tema “Condutas vedadas aos agentes políticos e consequências eleitorais dos julgamentos de contas”. Flávio é bacharel em Direito pela UFMG, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol e presidente da Comissão de Advocacia de Contas. Ele dividiu o comando do plenário com a também advogada e sócia Natália Machado.
Para fechar a programação, no dia 24 de junho o pesquisador Guilherme Prado trabalhou o tema “A história do nosso Legislativo”, em que fez um apanhado histórico da trajetória política municipal. Guilherme é autor de livros e vídeos sobre a história de Paraguaçu. Além dele, falaram ainda os dois últimos e o atual presidente da Câmara, Selmo Silva, Professor Rafael e Marlon Tomé.

NOVAS OPORTUNIDADES
Para o público presente, o curso representou uma ótima oportunidade de agregar conhecimento sobre temas fundamentais do nosso cotidiano.

“Para mim foi uma experiência muito boa, o curso foi de muito proveito. É uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos”,

avaliou o jardineiro e funcionário público Juliano Tiago Cunha, que compareceu todos os dias à Câmara.
A Escola do Legislativo tem promovido cursos das mais variadas especialidades, sempre de forma gratuita. Para acompanhar as novidades, fique atento ao site da Câmara e à página da Câmara no Facebook.

Confira as fotos dos encontros clicando nos links abaixo:

1º Encontro

2º Encontro