Em parceria com a Unifal, Escola do Legislativo da CĂąmara de Paraguaçu promove curso gratuito de formação polĂ­tica – CĂąmara Municipal de Paraguaçu

Em parceria com a Unifal, Escola do Legislativo da Cùmara de Paraguaçu promove curso gratuito de formação política

porederpcu

PolĂ­tica para todos

13516601_562202660571741_4701912693748075000_n
A Escola do Legislativo da CĂąmara de Paraguaçu promoveu mais um evento para a comunidade paraguaçuense. Depois de fechar parceria com a Unifal, a Escola realizou durante uma semana um curso gratuito voltado a quem se interessa por polĂ­tica, tanto a ciĂȘncia polĂ­tica como a prĂĄtica polĂ­tica.
O curso aconteceu nas noites de segunda a sexta, de 20 a 24 de junho, numa iniciativa que surgiu de uma aproximação da CĂąmara com os professores Gleyton Trindade e Sandro Cerveira, ambos vinculados ao Instituto de CiĂȘncias Humanas da Universidade Federal de Alfenas. Os dois compĂ”em um grupo de estudos voltados aos temas de CiĂȘncia PolĂ­tica e foram convidados a ministrar o ciclo de palestras no Legislativo paraguaçuense.
A partir desse contato a ideia se desenvolveu para o curso de formação política, composto por encontros que trataram de temas como eleiçÔes, teoria política, papel do vereador, participação popular, democracia, entre outros aspectos. O evento foi totalmente gratuito, valeu certificado e contou com a participação média de 50 pessoas por noite.

PROGRAMAÇÃO
O curso começou no dia 20 de junho, com o tema “Para quĂȘ polĂ­tica e por que democracia”, com o professor Sandro Amadeu Cerveira. Sandro Ă© historiador, mestre e doutor em CiĂȘncia PolĂ­tica pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto da Unifal.
No dia 21 de junho o tema foi “Partidos polĂ­ticos no Brasil: definiçÔes, tipos e funçÔes”, em palestra ministrada por Antonio Carlos Ribeiro. Antonio Ă© mestre em CiĂȘncia PolĂ­tica e doutor em Sociologia pela UFMG. Atualmente Ă© professor e coordenador do curso de CiĂȘncias Sociais da Unifal.
O tema “O voto no Brasil: como elegemos os candidatos” foi desenvolvido por Gleyton Trindade no dia 22 de junho. Gleyton Ă© mestre e doutor em CiĂȘncia PolĂ­tica UFMG e professor adjunto de CiĂȘncia PolĂ­tica da Unifal.
No dia 23 de junho a CĂąmara recebeu FlĂĄvio Boson Gambogi para o tema “Condutas vedadas aos agentes polĂ­ticos e consequĂȘncias eleitorais dos julgamentos de contas”. FlĂĄvio Ă© bacharel em Direito pela UFMG, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol e presidente da ComissĂŁo de Advocacia de Contas. Ele dividiu o comando do plenĂĄrio com a tambĂ©m advogada e sĂłcia NatĂĄlia Machado.
Para fechar a programação, no dia 24 de junho o pesquisador Guilherme Prado trabalhou o tema “A histĂłria do nosso Legislativo”, em que fez um apanhado histĂłrico da trajetĂłria polĂ­tica municipal. Guilherme Ă© autor de livros e vĂ­deos sobre a histĂłria de Paraguaçu. AlĂ©m dele, falaram ainda os dois Ășltimos e o atual presidente da CĂąmara, Selmo Silva, Professor Rafael e Marlon TomĂ©.

NOVAS OPORTUNIDADES
Para o pĂșblico presente, o curso representou uma Ăłtima oportunidade de agregar conhecimento sobre temas fundamentais do nosso cotidiano.

“Para mim foi uma experiĂȘncia muito boa, o curso foi de muito proveito. É uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos”,

avaliou o jardineiro e funcionĂĄrio pĂșblico Juliano Tiago Cunha, que compareceu todos os dias Ă  CĂąmara.
A Escola do Legislativo tem promovido cursos das mais variadas especialidades, sempre de forma gratuita. Para acompanhar as novidades, fique atento ao site da CĂąmara e Ă  pĂĄgina da CĂąmara no Facebook.

Confira as fotos dos encontros clicando nos links abaixo:

1Âș Encontro

2Âș Encontro