Em seu primeiro trabalho de ficção, Guilherme Prado lança romance histórico no próximo sábado na Câmara | Câmara Municipal de Paraguaçu

Estórias da Villa

capasite

Guilherme Prado sempre se notabilizou pelos trabalhos de pesquisa histórica sobre a trajetória do município de Paraguaçu. No próximo dia 9 de julho, porém, o leitor paraguaçuense vai poder conhecer outra faceta do pesquisador. Em evento a ser realizado no auditório da Câmara a partir das 19h30, ele lança sua primeira obra de ficção.
Trata-se de Estórias da Villa, trabalho em que a atenção do escritor recai sobre uma pequena cidade do interior na primeira metade do século passado. O fundo histórico, claro, sustenta todo o enredo de forma a moldar o ambiente em que vão desfilar ora personagens verdadeiros em tramas ficcionais ora personagens inventados em tramas verossímeis.
O saldo dessa mistura é o relato fascinante de um observador privilegiado que acompanhou de perto e registrou desde menino episódios curiosos e marcantes de uma cidade em efervescente transformação. Nas palavras de Adson Prado Morais, “o enredo retrata à perfeição a vida interiorana de Minas Gerais da primeira metade do século passado; os costumes sociais; a rigidez da sociedade, especialmente no que se refere à supremacia masculina, sem esconder mulheres de gênio muito forte; a força das crenças populares; as novas tecnologias: linha férrea e telefone e seu impacto na população com pouquíssimas informações; enfim, um painel retratando a época”.
Com Estórias da Villa, o acervo ficcional de Paraguaçu ganha mais um exemplar de peso. O lançamento da obra acontece então no próximo sábado, a partir das 19h30, na sede da Câmara Municipal, na Rua José Bueno, 20.