Em seu primeiro trabalho de ficção, Guilherme Prado lança romance histórico no próximo sábado na Câmara

porCâmara Municipal de Paraguaçu

Em seu primeiro trabalho de ficção, Guilherme Prado lança romance histórico no próximo sábado na Câmara


 

Estórias da Villa

capasite

 
Guilherme Prado sempre se notabilizou pelos trabalhos de pesquisa histórica sobre a trajetória do município de Paraguaçu. No próximo dia 9 de julho, porém, o leitor paraguaçuense vai poder conhecer outra faceta do pesquisador. Em evento a ser realizado no auditório da Câmara a partir das 19h30, ele lança sua primeira obra de ficção.
Trata-se de Estórias da Villa, trabalho em que a atenção do escritor recai sobre uma pequena cidade do interior na primeira metade do século passado. O fundo histórico, claro, sustenta todo o enredo de forma a moldar o ambiente em que vão desfilar ora personagens verdadeiros em tramas ficcionais ora personagens inventados em tramas verossímeis.
O saldo dessa mistura é o relato fascinante de um observador privilegiado que acompanhou de perto e registrou desde menino episódios curiosos e marcantes de uma cidade em efervescente transformação. Nas palavras de Adson Prado Morais, “o enredo retrata à perfeição a vida interiorana de Minas Gerais da primeira metade do século passado; os costumes sociais; a rigidez da sociedade, especialmente no que se refere à supremacia masculina, sem esconder mulheres de gênio muito forte; a força das crenças populares; as novas tecnologias: linha férrea e telefone e seu impacto na população com pouquíssimas informações; enfim, um painel retratando a época”.
Com Estórias da Villa, o acervo ficcional de Paraguaçu ganha mais um exemplar de peso. O lançamento da obra acontece então no próximo sábado, a partir das 19h30, na sede da Câmara Municipal, na Rua José Bueno, 20.


Sobre o Autor

Câmara Municipal de Paraguaçu administrator

Deixe uma resposta