Em encontro com vereadores, Paragua√ßu T√™xtil admite problemas que causaram forte mau cheiro em boa parte da cidade – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

Em encontro com vereadores, Paraguaçu Têxtil admite problemas que causaram forte mau cheiro em boa parte da cidade

porederpcu

Quest√£o do momento

O mau cheiro que atormentou os paragua√ßuenses na √ļltima quinzena saiu mesmo da Paragua√ßu T√™xtil. A confirma√ß√£o foi feita pela pr√≥pria dire√ß√£o da empresa em reuni√£o com uma comiss√£o da C√Ęmara realizada na tarde de 4 de agosto. Participaram do encontro os vereadores Joaquim Bocudo, Professor Nildo e Selmo Silva, al√©m dos representantes da pr√≥pria f√°brica e da Ceel, firma de Ita√ļna que presta consultoria ambiental.
De acordo com a empresa, o odor foi gerado nos tanques de area√ß√£o da esta√ß√£o de tratamento de efluentes. A esta√ß√£o, com dois tanques de 700 mil litros cada, √© respons√°vel por purificar os res√≠duos das atividades fabris antes de liber√°-los √† natureza. A boa not√≠cia √© que o problema foi detectado ‚ÄĒ a adi√ß√£o de um novo produto qu√≠mico nos processos produtivos da f√°brica, o que gerou um desequil√≠brio na esta√ß√£o ‚ÄĒ e n√£o deve se repetir.
At√© que os efluentes que passaram a gerar o mau cheiro fossem completamente renovados, por√©m, os paragua√ßuenses enfrentaram o inc√īmodo por quase duas semanas seguidas. ‚ÄúA Paragua√ßu T√™xtil est√° ciente do problema, j√° identificou o motivo do mau cheiro e est√° se movimentando para resolv√™-lo em definitivo‚ÄĚ, enfatizou Jo√£o Paulo Ribeiro Belli, presidente da companhia.

NATUREZA POUPADA
Talvez como reflexo do mau cheiro, a Pol√≠cia Ambiental de Minas Gerais recebeu uma den√ļncia sobre o suposto lan√ßamento de efluentes industriais sem tratamento no C√≥rrego do Ros√°rio. Nesse t√≥pico, no entanto, a Paragua√ßu T√™xtil esclareceu que os efluentes lan√ßados no curso d‚Äô√°gua atendem os par√Ęmetros exigidos pela legisla√ß√£o ambiental.
Um documento assinado por Matheus Furtado e Faria, respons√°vel pela √°rea ambiental da empresa, revela que o √ļltimo laudo dos efluentes de entrada e sa√≠da da esta√ß√£o de tratamento, com amostras coletadas no √ļltimo dia 20 de junho, garante que o efluente industrial est√° em condi√ß√Ķes de ser lan√ßado na natureza. A remo√ß√£o de DBO (Demanda Bioqu√≠mica de Oxig√™nio) √© de 96,96% e a de DQO (Demanda Qu√≠mica de Oxig√™nio) √© de 93,14%, quando os √≠ndices exigidos s√£o de 75% e 70%, respectivamente.
Disso se depreende, segundo a pr√≥pria Paragua√ßu T√™xtil, que o mau cheiro dos √ļltimos dias adveio exclusivamente de gases sa√≠dos da esta√ß√£o de tratamento, sem contamina√ß√£o l√≠quida das fontes de √°gua do munic√≠pio. A comiss√£o da C√Ęmara vai continuar monitorando a situa√ß√£o.

ederpcu administrator