Com homenagem especial da C√Ęmara, Paragua√ßu recebe √ćtalo Manzine Duarte depois da participa√ß√£o nos Jogos Ol√≠mpicos Rio 2016 – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

porederpcu

Cidadania honor√°ria

14067632_602044426587564_7456731102886332213_n

Quando entrou no Est√°dio Aqu√°tico Ol√≠mpico do Rio de Janeiro, no come√ßo da tarde de 11 de agosto, √ćtalo Manzine Duarte carregou consigo o orgulho de mais de 20 mil paragua√ßuenses, que pararam para acompanhar o desempenho dos atletas na prova dos 50 metros livre, a mais r√°pida e concorrida da nata√ß√£o mundial.
Espantando o nervosismo e a ansiedade da estreia num evento de repercuss√£o planet√°ria, o atleta que deu seus primeiros passos no esporte no Ideal Clube passou bem pela fase eliminat√≥ria. Entre os 86 concorrentes inscritos, √ćtalo cravou 21‚Äô96, conseguiu o 13¬ļ melhor tempo e garantiu vaga na semifinal.
Nesse momento, Paragua√ßu contou as horas para a noite em que desfrutaria do privil√©gio de ver um representante seu entre os 16 melhores atletas do mundo da nata√ß√£o. Sem o mesmo desempenho que vinha mostrando antes, no entanto, √ćtalo n√£o conseguiu avan√ßar √† sonhada final, que daria o ouro para o azar√£o Anthony Ervin na noite seguinte.

NOS BRAÇOS DAS CRIANÇAS
O insucesso na semifinal ol√≠mpica n√£o arrefeceu os brios paragua√ßuenses. Menos ainda quando se soube que √ćtalo viria a Paragua√ßu logo ap√≥s os Jogos Ol√≠mpicos. Foi o que aconteceu no √ļltimo 19 de agosto, um dia dos mais festivos da hist√≥ria do nosso munic√≠pio.
Acolhido logo no trevo do Avi√£o, o atleta desfilou em carro aberto pela cidade. Por onde passava, recebia acenos empolgados da popula√ß√£o, em especial na porta das escolas, onde os estudantes aguardavam o nadador com faixas e muita anima√ß√£o. Ao chegar √† sua primeira casa esportiva, o Ideal Clube lotado o recebeu para uma solenidade √† beira das piscinas destinada a apresentar uma placa afixada na parede do bloco aqu√°tico com o nome do nadador ol√≠mpico. ‚Äú√Č uma felicidade ver que a promessa √ćtalo tornou-se realidade, que leva o nome dessa institui√ß√£o e de Paragua√ßu para todos os lugares onde compete. V√™-lo mergulhar no Est√°dio Aqu√°tico Ol√≠mpico, no Rio de Janeiro, fez-nos ter a certeza que todo o trabalho desenvolvido em um s√©culo aqui no Ideal Clube valeu a pena‚ÄĚ, destacou a presidente do Ideal, Angela Silva Santos.
Emocionado com a calorosa recep√ß√£o, √ćtalo enfatizou a import√Ęncia do incentivo √†s crian√ßas para a pr√°tica esportiva. ‚Äú√Č uma emo√ß√£o indescrit√≠vel, nunca imaginei que um dia seria dessa magnitude o meu feito. Chegar e ver as crian√ßas da escola, meu olho encheu de l√°grima. Chego at√© a arrepiar, fico muito feliz e espero que isso sirva de exemplo para as crian√ßas, se elas tiverem determina√ß√£o e correrem atr√°s do sonho delas, √© poss√≠vel chegar onde elas desejam estar‚ÄĚ, ponderou.

CIDAD√ÉO HONOR√ĀRIO E SELO POSTAL
J√° no per√≠odo da tarde o foco das homenagens ao atleta voltou-se para a C√Ęmara Municipal, que concedeu a √ćtalo o t√≠tulo de cidad√£o honor√°rio de Paragua√ßu. A sess√£o solene contou com a presen√ßa dos vereadores e de diversos cidad√£os. Al√©m dos parlamentares, pronunciaram-se de maneira tocante em plen√°rio os primeiros professores do nadador, Kellen Cristina Silva e Sydney Paulo da Silva, e os pais, Silvana Gar√≥falo e Wiliam da Silva Duarte, todos ressaltando o orgulho gerado pela dedica√ß√£o de √ćtalo, sua humildade e dedica√ß√£o ao esporte. O presidente da Aciap e da Coomap, Nilson Andrade, enfatizou ainda como √ćtalo engrandeceu o nome do nosso munic√≠pio ao ressaltar suas origens nas entrevistas que concedeu durante o ciclo ol√≠mpico.
Para fechar a programa√ß√£o, um coquetel noturno no Ideal Clube celebrou a performance ol√≠mpica do nadador. Antes, por√©m, novas homenagens foram apresentadas. Pelas m√£os do gerente regional de Varginha, Jo√£o Carlos Pereira, e da supervisora de opera√ß√Ķes, Silvia Marques, os Correios lan√ßaram um selo comemorativo da participa√ß√£o de √ćtalo nas Olimp√≠adas. Na sequ√™ncia, o ex-presidente do Mackenzie Esporte Clube de Belo Horizonte, Daniel Teodoro Santos Teixeira, entregou uma placa de reconhecimento ao nadador, que dois dias depois voltou ao Rio de Janeiro para participar da cerim√īnia de encerramento dos Jogos Ol√≠mpicos 2016.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui.

ederpcu administrator