Com homenagem especial da Câmara, Paraguaçu recebe Ítalo Manzine Duarte depois da participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 | Câmara Municipal de Paraguaçu

Cidadania honorária

14067632_602044426587564_7456731102886332213_n

Quando entrou no Estádio Aquático Olímpico do Rio de Janeiro, no começo da tarde de 11 de agosto, Ítalo Manzine Duarte carregou consigo o orgulho de mais de 20 mil paraguaçuenses, que pararam para acompanhar o desempenho dos atletas na prova dos 50 metros livre, a mais rápida e concorrida da natação mundial.
Espantando o nervosismo e a ansiedade da estreia num evento de repercussão planetária, o atleta que deu seus primeiros passos no esporte no Ideal Clube passou bem pela fase eliminatória. Entre os 86 concorrentes inscritos, Ítalo cravou 21’96, conseguiu o 13º melhor tempo e garantiu vaga na semifinal.
Nesse momento, Paraguaçu contou as horas para a noite em que desfrutaria do privilégio de ver um representante seu entre os 16 melhores atletas do mundo da natação. Sem o mesmo desempenho que vinha mostrando antes, no entanto, Ítalo não conseguiu avançar à sonhada final, que daria o ouro para o azarão Anthony Ervin na noite seguinte.

NOS BRAÇOS DAS CRIANÇAS
O insucesso na semifinal olímpica não arrefeceu os brios paraguaçuenses. Menos ainda quando se soube que Ítalo viria a Paraguaçu logo após os Jogos Olímpicos. Foi o que aconteceu no último 19 de agosto, um dia dos mais festivos da história do nosso município.
Acolhido logo no trevo do Avião, o atleta desfilou em carro aberto pela cidade. Por onde passava, recebia acenos empolgados da população, em especial na porta das escolas, onde os estudantes aguardavam o nadador com faixas e muita animação. Ao chegar à sua primeira casa esportiva, o Ideal Clube lotado o recebeu para uma solenidade à beira das piscinas destinada a apresentar uma placa afixada na parede do bloco aquático com o nome do nadador olímpico. “É uma felicidade ver que a promessa Ítalo tornou-se realidade, que leva o nome dessa instituição e de Paraguaçu para todos os lugares onde compete. Vê-lo mergulhar no Estádio Aquático Olímpico, no Rio de Janeiro, fez-nos ter a certeza que todo o trabalho desenvolvido em um século aqui no Ideal Clube valeu a pena”, destacou a presidente do Ideal, Angela Silva Santos.
Emocionado com a calorosa recepção, Ítalo enfatizou a importância do incentivo às crianças para a prática esportiva. “É uma emoção indescritível, nunca imaginei que um dia seria dessa magnitude o meu feito. Chegar e ver as crianças da escola, meu olho encheu de lágrima. Chego até a arrepiar, fico muito feliz e espero que isso sirva de exemplo para as crianças, se elas tiverem determinação e correrem atrás do sonho delas, é possível chegar onde elas desejam estar”, ponderou.

CIDADÃO HONORÁRIO E SELO POSTAL
Já no período da tarde o foco das homenagens ao atleta voltou-se para a Câmara Municipal, que concedeu a Ítalo o título de cidadão honorário de Paraguaçu. A sessão solene contou com a presença dos vereadores e de diversos cidadãos. Além dos parlamentares, pronunciaram-se de maneira tocante em plenário os primeiros professores do nadador, Kellen Cristina Silva e Sydney Paulo da Silva, e os pais, Silvana Garófalo e Wiliam da Silva Duarte, todos ressaltando o orgulho gerado pela dedicação de Ítalo, sua humildade e dedicação ao esporte. O presidente da Aciap e da Coomap, Nilson Andrade, enfatizou ainda como Ítalo engrandeceu o nome do nosso município ao ressaltar suas origens nas entrevistas que concedeu durante o ciclo olímpico.
Para fechar a programação, um coquetel noturno no Ideal Clube celebrou a performance olímpica do nadador. Antes, porém, novas homenagens foram apresentadas. Pelas mãos do gerente regional de Varginha, João Carlos Pereira, e da supervisora de operações, Silvia Marques, os Correios lançaram um selo comemorativo da participação de Ítalo nas Olimpíadas. Na sequência, o ex-presidente do Mackenzie Esporte Clube de Belo Horizonte, Daniel Teodoro Santos Teixeira, entregou uma placa de reconhecimento ao nadador, que dois dias depois voltou ao Rio de Janeiro para participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos 2016.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui.