Escola do Legislativo promove etapa municipal da Gincana do Saber e alunas campeãs já se preparam para etapa regional

EDUCAÇÃO LEGISLATIVA

campeas

Paraguaçu está definitivamente inserida no circuito da Gincana Regional do Saber, evento que envolve estudantes do ensino fundamental da rede pública de todo o Sul de Minas. Nossa cidade promoveu a etapa municipal para classificar seus representantes para a etapa regional, que acontece no próximo mês de novembro.
Nossa cidade já havia participado da Gincana do Saber em 2015, mas este ano o evento ganhou corpo por aqui com a realização de uma etapa municipal destinada a reunir todas as escolas públicas e definir qual delas vai representar o município na etapa regional.
Realizada pela Escola do Legislativo da Câmara, a etapa municipal envolveu cinco colégios. A Escola Municipal de Guaipava foi representada pelas alunas Fernanda Pereira e Daniele Aparecida, sob orientação da professora Soraia Mendes.
A Escola Municipal Maria Antonieta Alvarenga teve como representantes as alunas Gabriela Oliveira Barra e Maria Eduarda Felipe Mateus, orientadas pela professora Isabel de Jesus Lopes.
As alunas Poliana Santos e Arislene Siqueira defenderam a Escola Fundamar, orientadas pela professora Rosélia Pereira.
Já a Escola Estadual Pedro Leite foi representada pelos alunos Lucas Félix e Rian Garcia, sob a orientação do professor Davi Lopes.
Por fim, as alunas Victória da Silva Santos e Vitória Aparecida disputaram a gincana pela Escola Estadual Padre Piccinini, com orientação do professor Rafael Mendes Dias.

VITÓRIA DAS VITÓRIAS

Todos os estudantes foram desafiados a aprofundar seus conhecimentos sobre a Constituição Brasileira, a partir do livro “Constituição em miúdos”. Competindo entre si, eles tiveram que responder a perguntas sobre o tema no plenário da Câmara, para uma plateia composta por alunos, professores e diretores.
No cômputo final a vitória ficou com a dupla do Padre Piccinini, que faturou o troféu municipal e garantiu vaga na etapa regional. Além disso, as alunas Vitória Santos e Vitória Aparecida e o orientador Rafael Dias ganharam um tablet cada um.
Agora o trio campeão já se prepara para o próximo desafio. A segunda Gincana Regional do Saber está marcada para o próximo dia 10 de novembro, em Varginha. As estudantes paraguaçuenses buscam a classificação para a final em disputa com as cidades de Poços de Caldas e Córrego do Bom Jesus.

FORTES APOIOS
A Gincana do Saber é voltada para alunos de sexto a nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e tem como base a cartilha “Constituição em miúdos”, elaborada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre.
O evento tem apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e da gráfica do Senado Federal.