Projeto aprovado no fim do ano passado pelos vereadores oficializa nome de creche do bairro Dona Zilda – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

porederpcu

Carlinhos na memória

Uma das grandes figuras da educa√ß√£o paragua√ßuense teve sua mem√≥ria reconhecida e homenageada pela C√Ęmara ainda no ano passado. Um projeto de lei aprovado pelos vereadores oficializou o nome de um not√°vel professor para a creche em constru√ß√£o no bairro Dona Zilda.
De autoria do vereador Professor Rafael, o projeto de lei 041/2016 foi aprovado por unanimidade em plen√°rio na sess√£o do √ļltimo dia 20 de dezembro. A mat√©ria d√° nome de Centro Municipal de Educa√ß√£o Infantil Professor Carlinhos √† creche em constru√ß√£o no bairro Dona Zilda.
Durante a votação, o autor da proposta salientou ter sido companheiro de Professor Carlinhos nos campos profissional e político, destacando que o homenageado fez da educação a sua vida e merece a reverência.
Joaquim Bocudo também relembrou passagens em que esteve junto a Professor Carlinhos, como vereador entre 2001 e 2004, afirmando que uma pessoa competente e caridosa como ele merece a homenagem.
Jos√© Maria Ramos tamb√©m destacou a parceria com Professor Carlinhos no Legislativo, acrescentando que ele teve ainda participa√ß√Ķes importantes em movimentos cat√≥licos e no Lions Club local.

TRAJET√ďRIA MARCANTE
Francisco Carlos de Oliveira começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, na Paraguaçu Têxtil. Lá permaneceu até os 22 anos, período em que conciliou o trabalho com os estudos. Foi aí que o pendor pelo magistério falou mais alto. A partir de então, sua dedicação à educação foi tão intensa que nunca mais o diminutivo Carlinhos seria mencionado sem o prenome Professor.
Ele começou a nova carreira com aulas de Ensino Religioso em colégios da zona rural. A primeira passagem em cargos de direção no Padre Piccinini aconteceu de 1992 a 1994, como vice de Irmã Nazaré. De 1994 a 1999 Carlinhos já atuou como diretor. Eleito vereador, voltou a lecionar entre 2000 e 2004, período em que também foi um atuante representante da população no Legislativo municipal. Após essa nova experiência, ele retomou a direção em 2004, função que desempenhou até a sua aposentadoria, em 2011.
Na política, integrou o grupo de fundadores do Partido dos Trabalhadores no município e foi um dos responsáveis por abrir espaço para as demandas de esquerda na política local. Em 1988, junto do companheiro José Roberto Tomé, concorreu à prefeitura numa chapa pura do partido. As urnas não lhes deram a vitória, mas começava ali uma trajetória bem-sucedida de uma corrente ideológica renovadora no município.
J√° aposentado e com a miss√£o cumprida na maior escola da cidade, Carlinhos n√£o parou de exercer o esp√≠rito p√ļblico que lhe marcava a personalidade. Em janeiro de 2013, ele passou a atuar como secret√°rio municipal de Desenvolvimento Econ√īmico. No ano anterior, o professor e diretor que conduziu o ensino de milhares de alunos de Paragua√ßu havia recebido a Medalha do M√©rito Legislativo da C√Ęmara por indica√ß√£o do ent√£o vereador e companheiro de longa data Sydney Paulo da Silva.
Foi a √ļltima homenagem direcionada ao professor simp√°tico, honesto e idealista. Carlinhos veio a falecer em 3 de junho de 2013, aos 56 anos de idade, quando se encaminhava para a cidade paulista de Ribeir√£o Preto, onde se submeteria a tratamentos cl√≠nicos.

ederpcu administrator