Projeto aprovado no fim do ano passado pelos vereadores oficializa nome de creche do bairro Dona Zilda

Carlinhos na memória

Uma das grandes figuras da educação paraguaçuense teve sua memória reconhecida e homenageada pela Câmara ainda no ano passado. Um projeto de lei aprovado pelos vereadores oficializou o nome de um notável professor para a creche em construção no bairro Dona Zilda.
De autoria do vereador Professor Rafael, o projeto de lei 041/2016 foi aprovado por unanimidade em plenário na sessão do último dia 20 de dezembro. A matéria dá nome de Centro Municipal de Educação Infantil Professor Carlinhos à creche em construção no bairro Dona Zilda.
Durante a votação, o autor da proposta salientou ter sido companheiro de Professor Carlinhos nos campos profissional e político, destacando que o homenageado fez da educação a sua vida e merece a reverência.
Joaquim Bocudo também relembrou passagens em que esteve junto a Professor Carlinhos, como vereador entre 2001 e 2004, afirmando que uma pessoa competente e caridosa como ele merece a homenagem.
José Maria Ramos também destacou a parceria com Professor Carlinhos no Legislativo, acrescentando que ele teve ainda participações importantes em movimentos católicos e no Lions Club local.

TRAJETÓRIA MARCANTE
Francisco Carlos de Oliveira começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, na Paraguaçu Têxtil. Lá permaneceu até os 22 anos, período em que conciliou o trabalho com os estudos. Foi aí que o pendor pelo magistério falou mais alto. A partir de então, sua dedicação à educação foi tão intensa que nunca mais o diminutivo Carlinhos seria mencionado sem o prenome Professor.
Ele começou a nova carreira com aulas de Ensino Religioso em colégios da zona rural. A primeira passagem em cargos de direção no Padre Piccinini aconteceu de 1992 a 1994, como vice de Irmã Nazaré. De 1994 a 1999 Carlinhos já atuou como diretor. Eleito vereador, voltou a lecionar entre 2000 e 2004, período em que também foi um atuante representante da população no Legislativo municipal. Após essa nova experiência, ele retomou a direção em 2004, função que desempenhou até a sua aposentadoria, em 2011.
Na política, integrou o grupo de fundadores do Partido dos Trabalhadores no município e foi um dos responsáveis por abrir espaço para as demandas de esquerda na política local. Em 1988, junto do companheiro José Roberto Tomé, concorreu à prefeitura numa chapa pura do partido. As urnas não lhes deram a vitória, mas começava ali uma trajetória bem-sucedida de uma corrente ideológica renovadora no município.
Já aposentado e com a missão cumprida na maior escola da cidade, Carlinhos não parou de exercer o espírito público que lhe marcava a personalidade. Em janeiro de 2013, ele passou a atuar como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. No ano anterior, o professor e diretor que conduziu o ensino de milhares de alunos de Paraguaçu havia recebido a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara por indicação do então vereador e companheiro de longa data Sydney Paulo da Silva.
Foi a última homenagem direcionada ao professor simpático, honesto e idealista. Carlinhos veio a falecer em 3 de junho de 2013, aos 56 anos de idade, quando se encaminhava para a cidade paulista de Ribeirão Preto, onde se submeteria a tratamentos clínicos.