Em tramitação na Câmara, projeto de lei de autoria do Executivo propõe reestruturação do sistema de tarifas cobradas pela Coságua | Câmara Municipal de Paraguaçu

Um projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal tocou num dos pontos mais delicados da política local. Apresentada na sessão ordinária do último dia 13 de fevereiro, a matéria propõe a reestruturação do sistema tarifário cobrado pela Coságua e autoriza a criação da chamada tarifa social em Paraguaçu.
O benefício, de acordo com o texto original da proposta, é destinado a contribuintes que consumam até 10 metros cúbicos por mês, o que representa 10 mil litros por residência. Ao criar uma nova faixa tarifária, no entanto, o projeto apresenta tabelas em que não há diferenciação entre as categorias residencial e residencial tarifa social. Não está claro, portanto, quais são os critérios para enquadrar um consumidor entre os possíveis beneficiados, apesar de a justificativa assinada pelo prefeito mencionar os “consumidores de baixa renda e baixo consumo”.
A justificativa, aliás, complementa algumas informações ao explicar que a nova tarifa social atingiria 487 dos 7.254 contribuintes cadastrados na Coságua, isto é, 6,67% do total. O objetivo, segundo o texto, é induzir a redução de consumo e dá a entender, ainda que não claramente, que o valor do metro cúbico para quem não estiver no patamar da tarifa social vai aumentar, assim como seria reduzida a quantidade de água para o consumo mínimo.

MOBILIZAÇÃO POPULAR
A possibilidade de aumento na tarifa de água percorreu a cidade a ponto de mobilizar um numeroso grupo de cidadãos a comparecer na sessão da Câmara da última segunda-feira, 20 de fevereiro. Diante dos vereadores, o auditório completamente lotado manifestou posição contrária à proposta de reestruturação tarifária.
Como o projeto entrou há poucos dias em tramitação, a questão ainda não foi discutida em plenário pelos parlamentares, o que vai acontecer no próximo dia 6 de março. Para a aprovação, a matéria precisa de ao menos cinco votos favoráveis dos vereadores.