Para celebrar Semana Nacional de Museus em Paraguaçu, Museu Municipal Alferes Belisário expõe trabalhos de aluno da Apae e Câmara recebe palestra de pós-doutor da Unifal

Josiel Aparecido Landin Alves – Exposição “Arte sem limites: percepções dos sentidos”

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A habilidade manual e o apuro estilístico dos trabalhos do jovem Josiel Aparecido Landin Alves saíram da esfera da sua casa e da escola para ganhar espaço na programação da 15ª Semana Nacional de Museus. Sua produção em artefatos feitos de folhas de jornal e pinturas compõe a exposição “Arte sem limites: percepções dos sentidos”, que teve início no último dia 8 de maio no Museu Municipal Alferes Belisário.

Com 21 anos de idade e deficiente auditivo, Josiel é aluno da Apae de Paraguaçu Escola Roberto Prado Leite. Despertado pelas professoras e pela artista plástica Adelaide Bueno, ele exerce seus dotes artísticos há anos, mas nunca havia participado de uma exposição oficial. Na mostra que tem curadoria de Sandro Adauto Palhão estão à disposição do públicos quadros em madeira com motivos paisagísticos e outros trabalhos manuais.

Josiel é filho de Grismar Floriano Landin e José Adão Alves e irmão de Josimar e Josiene. Sua arte fica exposta até o próximo dia 31 de maio, com visitas disponíveis de segunda a quinta das 11h às 17h e nas sextas de 10h às 16h.

HISTÓRIA EM PAUTA

Outro evento que marcou a Semana Nacional de Museus em Paraguaçu aconteceu no auditório da Câmara. Na tarde de 11 de maio, o espaço recebeu uma palestra que versou sobre História Antiga e trabalhou o tema da Semana agora em 2017, “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

O encontro foi comandado pelo professor pós-doutor Claudio Umpierre Carlan, da Universidade Federal de Alfenas, e contou com a participação de cidadãos da comunidade e estudantes de escolas locais.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outros. A programação geral pode ser consultada pelo site guiadaprogramacao.museus.gov.br.

*Fonte: Jornal A Voz da Cidade