Com aprovação da Câmara, município vai alienar imóvel que já serviu a confecção para investir em novo distrito industrial

INVESTIMENTOS

Em breve o município de Paraguaçu deve promover um leilão para oficializar a venda de um imóvel que durante bom tempo serviu às atividades de uma tradicional empresa do ramo de confecções.

Na noite de 16 de outubro, a Câmara aprovou por unanimidade um projeto de lei que autoriza o Executivo a alienar o bem imóvel pertencente à municipalidade. Trata-se de um terreno de 3.690 metros quadrados situado na Avenida Vitório Taglialegna, no Distrito Industrial Delmo Borim, com área construída num barracão de 1.265 metros quadrados.

O imóvel havia sido objeto de pactuação em 1999, quando a lei municipal 1.660 destinou-o, em regime de comodato, para usufruto da empresa Bourbon Indústria de Paletós Ltda. Desde então a firma passou a atuar no local, produzindo vestuários que atendiam diversos mercados. Assim foi até o falecimento de seu proprietário, quando a empresa passou a descumprir as exigências estabelecidas pela lei, o que motivou o município a ajuizar ação judicial para recuperar a posse do imóvel.

Segundo a justificativa do Executivo enviada à Câmara, o único herdeiro do proprietário da Bourbon abdicou do interesse em continuar utilizando o espaço ou na sucessão das cotas da empresa. A ideia, portanto, é levar o imóvel a leilão — ainda em data a definir — e arrecadar fundos para custear as despesas com a infraestrutura do novo distrito industrial, que está em fase de implantação no bairro Residencial dos Ipês.

O laudo de avaliação assinado pelo arquiteto urbanista Jánis Inácio de Deus (chefe da Divisão de Engenharia) e pelos engenheiros civis Claudemilson Pereira e Marcos Maciel Dias de Almeida (secretário municipal do Planejamento e chefe da Divisão de Meio Ambiente, respectivamente) assinala que o imóvel tem valor de mercado de R$ 1 milhão.

EM PLENÁRIO

Durante a apreciação do projeto de lei em plenário, os vereadores fizeram breves observações sobre a matéria. Wander do Jovino, Pastor João e Luizinho da Samantha manifestaram concordância com a iniciativa, argumentando que os investimentos no novo distrito industrial da cidade são bem-vindos e necessários.