Com aprova├ž├úo da C├ómara, Associa├ž├úo Cultural de Paragua├žu recebe t├ştulo de utilidade p├║blica municipal – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

CULTURA

Mais uma entidade paragua├žuense foi agraciada com o t├ştulo de utilidade p├║blica municipal. Na 39┬¬ sess├úo ordin├íria do ano, na noite de 16 de outubro, os vereadores aprovaram o benef├şcio para a Associa├ž├úo Cultural de Paragua├žu.

De autoria do vereador Cleber Vigato, o projeto de lei 043/2017 oficializa o reconhecimento da relev├óncia dos trabalhos desenvolvidos pela Associa├ž├úo Cultural de Paragua├žu. A entidade atualmente ├ę presidida por Samantha Palh├úo Ribeiro e dedica-se a eventos e trabalhos de incentivo ├ás manifesta├ž├Áes culturais no munic├şpio.

Recentemente, a Associa├ž├úo foi uma das realizadoras do Festival Cultural de Paragua├žu, junto com a Academia Paragua├žuense de Letras e a Escola do Legislativo da C├ómara de Paragua├žu. ÔÇťA import├óncia da utilidade p├║blica ├ę a credibilidade para que a entidade possa ter direito de acesso ├ás verbas destinadas ├á continuidade do trabalho social e educativo, como as oficinas culturais nas escolas p├║blicas da cidade e aulas de teatro no Teatro Municipal, que s├úo as nossas metas para 2018ÔÇŁ, explica Samantha Ribeiro.

Durante a vota├ž├úo em plen├írio, a receptividade ao projeto foi bastante positiva. O vereador Andr├ę Nasser salientou a import├óncia de votar o projeto com rapidez, para que a entidade beneficiada possa pleitear verbas p├║blicas j├í no ano que vem.

Luizinho da Samantha destacou a relev├óncia do trabalho desenvolvido por associa├ž├Áes como a beneficiada pelo projeto. Wander do Jovino lembrou que o incentivo ├á cultura precisa ser refor├žado e permanente. J├í Jos├ę Maria Ramos parabenizou o autor da proposta pela iniciativa e comentou que a utilidade p├║blica municipal facilita o trabalho da associa├ž├úo.

CONDI├ç├ĽES CUMPRIDAS

Para conquistar o t├ştulo de utilidade p├║blica, a Associa├ž├úo Cultural de Paragua├žu teve que se enquadrar nos quatro requisitos definidos por uma lei municipal de 2004, que regulamenta a declara├ž├úo do t├ştulo em Paragua├žu. S├úo eles: 1┬║) comprovar que tem personalidade jur├şdica; 2┬║) estar em funcionamento h├í mais de um ano; 3┬║) ter cargos de dire├ž├úo n├úo remunerados; 4┬║) contar com diretores que sejam considerados pessoas id├┤neas.

A medida adotada pela C├ómara visa reconhecer a relev├óncia de entidades do munic├şpio e tamb├ęm prestar o devido apoio ├ás pessoas que a elas se dedicam voluntariamente.

ederpcu administrator