Praça a ser construída no bairro Santa Luzia ganha nome de Edson “Letrix” Cassimiro. Outras duas ruas em Guaipava também são nomeadas

CIDADE

Um projeto de lei de autoria do vereador José Maria Ramos nomeou oficialmente três novos logradouros de Paraguaçu. Aprovada por unanimidade na sessão ordinária do último dia 11 de dezembro, a proposta faz referência a uma praça a ser construída no bairro Santa Luzia e duas vias no distrito de Guaipava.

A praça estará situada no entroncamento entre as ruas Joaquina Caproni Caixeta e Antonio de Pádua Gavião, nas proximidades da quadra poliesportiva do Santa Luzia. O homenageado é Edson Luziar Cassimiro, o popular Edinho Letrix, que ficou conhecido em toda a cidade pelo trabalho como pintor.

No distrito de Guaipava a via pública que margeia o cemitério passou a denominar-se Rua Geraldo Gonçalves Ferreira, enquanto a via adjacente à Escola Municipal chama-se agora Rua Benedito Capitão (Benedito Ferreira da Silva).

HOMENAGENS UNÂNIMES

Durante a apreciação da matéria em plenário, os vereadores André Nasser e Marquinho Trovador afirmaram que os três homenageados com os nomes dos logradouros fazem jus à lembrança e são boas escolhas.

Claudiney Teté contou que um dos homenageados, Edinho Letrix, era pessoa solícita e várias vezes contribuiu com o trabalho de doação de sangue em Paraguaçu. Luizinho da Samantha e Wander do Jovino disseram-se favoráveis ao projeto 048, porque os três homenageados eram cidadãos íntegros e trabalhadores. Carlos Tourinho, por fim, relembrou do contato profissional que teve com os homenageados e concordou com a proposição, que para ele é justa e oportuna.

PRAÇA EDSON

Filho de Luiza Julia Cassimiro e Luziar Cassimiro, Edson Luziar Cassimiro nasceu e cresceu na zona rural de Paraguaçu. Começou a trabalhar com 14 anos de idade, na Paraguaçu Têxtil, formando-se mais tarde técnico contábil e mecânico de manutenção. Desde criança, ele já mostrava habilidades para o desenho e a pintura, ramo que acabou se tornando sua profissão. Autodidata, passou a produzir letreiros e pinturas de fachadas, atendendo os clientes sempre com carisma e com serviços de qualidade. Veio a falecer no dia 15 de janeiro de 2017, deixando pais, irmãs, a esposa Renata, o enteado Luís Henrique, a neta Manuela e incontáveis amigos.

RUA BENEDITO

Conhecido como Benedito Capitão, Benedito Ferreira da Silva nasceu no próprio distrito de Guaipava. Era filho de Maria Olegaira Ferreira e Antônio Ferreira da Silva. Casou-se com Manuela Batista Coelho, com quem teve os filhos Maria Aparecida, Sebastião, José, Antônio, Maria Izabel e Donizete. Sua trajetória foi marcada pelo trabalho duro, que começou aos sete anos de idade, quando sua mãe faleceu e ele mudou-se para a fazenda de Olinto Ferreira Barbosa, onde atuou por 60 anos. Benedito ajudava sua comunidade e foi festeiro das festas de São Pedro e Santa Isabel por muito tempo. Também contribuiu para a construção do Clube de Guaipava. Ele faleceu em 24 de fevereiro de 2012.

RUA GERALDO

Geraldo Gonçalves Ferreira também era natural do distrito de Guaipava, filho de Alexandrina Amélia de Jesus e Luiz Ferreira da Silva. Nasceu em dezembro de 1945 e casou-se com Angelina Pereira Caliari em janeiro de 1971. Foi comerciante e lutou por diversas melhorias para a comunidade de seu distrito.

*Imagem de satélite da rua que passará a denominar-se Rua Geraldo Gonçalves Ferreira