Paraguaçu perde JosĂ© Geraldo Prado, o conhecido ZĂ© Tourinho, figura marcante na polĂ­tica municipal e no ramo farmacĂȘutico – CĂąmara Municipal de Paraguaçu

porederpcu

MORREU O MÉDICO DOS POBRES

Se o acesso aos tratamentos de saĂșde ainda hoje Ă© difĂ­cil para muitos brasileiros, imagine o cenĂĄrio hĂĄ aproximadamente 70 anos. Foi pelos meados do sĂ©culo passado que JosĂ© Geraldo Prado começou a atuar no ramo farmacĂȘutico, numa função que mudaria a sua vida e a das incontĂĄveis pessoas que foram por ele tratadas.

Nascido em 22 de março de 1931, o conhecido Zé Tourinho era filho de Sarah e João Luiz do Prado. Casou-se com Maria Aparecida, com quem teve os filhos Wander, Santuza, Carlos Alberto, João Luiz, Alessandra e Ana Cristina, além dos netos Jéssica, Pedro Henrique, Natålia, Tiago e Priscila.

Sua atuação profissional teve início em Machado, com José Lauro de Souza, e aqui em Paraguaçu junto do saudoso ex-prefeito João Euståchio de Andrade, na Farmåcia Andrade. Daí em diante sempre foi requisitado para atuar no setor. Trabalhou para Heitor Morais, na Farmåcia Coração de Jesus, e posteriormente na Drogaria Popular e na Drogaria São Francisco de Assis, com os seus filhos. Mesmo depois de aposentado continuou na ativa, emprestando sua habilidade à Farmåcia Nossa Senhora do Carmo.

AlĂ©m das capacidades tĂ©cnicas, ZĂ© Tourinho tornou-se em Paraguaçu um sĂ­mbolo de empatia, presteza e assistĂȘncia aos pacientes de forma geral, principalmente aqueles mais necessitados. Era farmacĂȘutico, mas era acima de tudo um amigo de todos, de forma que a alcunha “mĂ©dico dos pobres” parece-lhe mais apropriada do que qualquer outra. Cuidou da saĂșde de geraçÔes e geraçÔes de paraguaçuenses com muito carinho.

Na política, ele sempre teve um perfil ativo e muito interessado pelas questÔes coletivas. Certamente uma das figuras mais genuínas e carismåticas de toda a história do município, sua atuação puxou a vitória dos pleitos para ser eleito vice-prefeito nas gestÔes de Evandro Barbosa Bueno em 1977 e em 2000.

Depois disso, foi eleito ainda vereador por trĂȘs mandatos, confirmando sua inigualĂĄvel capacidade de dialogar com as classes mais pobres e compreender suas demandas, qualidade que poucos puderam ostentar como ele aqui na cidade.

A formação atual da Cùmara é ocupada por um de seus filhos, Carlos Alberto, que leva do pai o exemplo de honestidade, correção e abnegação com relação às questÔes locais.

Mais do que pelos cargos, no entanto, o Zé Tourinho político notabilizou-se pelo perfil conciliador, com alto potencial de articulação e apaixonado pelas causas municipais. Nem todos os serviços que ele prestou a Paraguaçu estão registrados na História, mas eles estão e estarão gravados para sempre em nossos coraçÔes.

Ele faleceu no Ășltimo dia 20 de janeiro, foi velado com honras no auditĂłrio da CĂąmara Municipal sob numerosa presença popular e depois foi sepultado no cemitĂ©rio de Paraguaçu.

ederpcu administrator