C√Ęmara aprova abertura de cr√©dito especial para programa de insemina√ß√£o artificial em rebanho bovino – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

porederpcu

AGROPECU√ĀRIA

Uma proposta aprovada pelos vereadores no √ļltimo dia 19 de fevereiro deve representar melhorias no rebanho bovino de Paragua√ßu. O projeto de lei 004/2018 autoriza o Poder Executivo municipal a abrir cr√©dito especial adicional no valor de R$ 40 mil para custeio de despesas com insemina√ß√£o artificial dos animais, atendendo a demandas de pequenos pecuaristas do munic√≠pio.

A mat√©ria √© necess√°ria porque n√£o havia previs√£o or√ßament√°ria espec√≠fica no or√ßamento 2018 para esse investimento. O dinheiro vai ser retirado de duas dota√ß√Ķes, ambas relacionadas a constru√ß√£o e reforma de pontes em vias urbanas.

De acordo com a justificativa enviada junto à matéria, o apoio aos pequenos produtores rurais tem parceria da Emater, com seu Programa de Melhoramento Genético, que teve início em setembro do ano passado e tem obtido resultados positivos em Paraguaçu.

‚ÄúEsse projeto trata de uma parceria com a Emater para fazer melhoramento gen√©tico nos nossos animais e melhorar o rebanho local. √Č uma medida positiva, porque o agroneg√≥cio √© muito importante no nosso munic√≠pio‚ÄĚ, comentou o vereador Andr√© Nasser durante a vota√ß√£o em plen√°rio.

‚ÄúEu tamb√©m estou de pleno acordo, tanto √© que esse programa com a Emater j√° est√° dando resultados em Paragua√ßu‚ÄĚ, observou Wander do Jovino. ‚ÄúA iniciativa traz um benef√≠cio muito grande para os pequenos produtores rurais, que t√™m necessidade de contar com o apoio do poder p√ļblico, principalmente nessa √°rea da insemina√ß√£o, da melhoria gen√©tica do seu rebanho‚ÄĚ, concluiu o presidente Jos√© Maria Ramos.

Créditos da imagem: www.freepik.com/free-vector/cow-illustration_791807.htm

ederpcu administrator