Com alunos de seis escolas da cidade, C├ómara Mirim promove elei├ž├Áes para escolher 13 jovens vereadores – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

JUVENTUDE

Foram anunciados os vencedores das elei├ž├Áes para estabelecer a forma├ž├úo da nova C├ómara Mirim de Paragua├žu. Em processo organizado pela Escola do Legislativo, 13 alunos de seis escolas locais foram eleitos para desempenhar a fun├ž├úo at├ę o fim de 2018. ├ë a segunda forma├ž├úo do parlamento mirim em Paragua├žu.

Estabelecida por lei em junho de 2009, a C├ómara Mirim tem por objetivos proporcionar ├á comunidade espa├žos de discuss├úo sobre os anseios da juventude em dire├ž├úo ├á conquista da cidadania e despertar a consci├¬ncia pol├ştica nos jovens, tendo como princ├şpios a ├ętica, a moralidade e o bem comum.

A primeira composi├ž├úo para estudantes foi feita em 2014, quando os alunos cruzaram o ano discutindo quest├Áes pertinentes a sua faixa et├íria, visitaram a C├ómara de Pouso Alegre e participaram do projeto de uma c├ípsula do tempo.

ALUNOS EMPOSSADOS

A ideia agora era envolver os estudantes e eleger 12 jovens vereadores para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Como houve empate entre duas candidatas na vota├ž├úo numa das escolas, o n├║mero de eleitos foi estendido a 13.

Podiam candidatar-se vereadores mirins alunos de escolas locais com idades entre 12 e 16 anos, matriculados de sexto ao nono ano do ensino fundamental. O processo de escolha foi feito por meio de elei├ž├úo, mediante voto direto e secreto, sendo eleitores os pr├│prios estudantes. Todo esse processo foi coordenado pela Escola do Legislativo da C├ómara e pela equipe diretora das escolas.

Participaram alunos do Brilho do Saber, Cefa, Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta e Pedro Leite. A elei├ž├úo aconteceu entre os dias 16 e 20 de abril, e a posse aconteceu na noite de 27 de abril no plen├írio da C├ómara, em evento do qual participaram autoridades locais, diretores, professores e familiares dos alunos. ÔÇťN├│s damos as boas-vindas aos vereadores mirins e esperamos que todos tenham bom proveito na caminhada, para tornarem-se pol├şticos e cidad├úos respons├íveisÔÇŁ, salientou o presidente da C├ómara, Jos├ę Maria Ramos. ÔÇťEsse projeto ├ę importante para que os jovens tenham consci├¬ncia do que ├ę a boa pol├ştica e de que a pol├ştica ├ę um elemento que est├í presente em tudo na nossa vidaÔÇŁ, observou o prefeito Jos├ę Tib├║rcio do Prado Neto. ÔÇťTenho uma satisfa├ž├úo enorme de ver esse projeto sendo novamente implantado em Paragua├žu. N├│s precisamos preparar as nossas crian├žas e jovens para o exerc├şcio de uma fun├ž├úo muito importante para o munic├şpio. O objetivo da C├ómara Mirim ├ę justamente esse, de despertar o interesse, o gosto e o reconhecimento da import├óncia da pol├şticaÔÇŁ, comemorou o ex-vereador Professor Rafael, idealizador do projeto. ÔÇťA C├ómara Mirim ├ę a oportunidade de viver um contato real com a pol├ştica. Precisamos formar cidad├úos conscientes de seu papel pol├ştico e despertar novos l├şderes. Esse projeto faz issoÔÇŁ, afirmou Ana Paula Gomes, diretora do Cefa. ÔÇťA gente n├úo pode deixar de acreditar nos nossos jovens, porque eles s├úo as pessoas que v├úo estar aqui no futuro. Estou orgulhoso pela minha filha, e acredito no futuro delaÔÇŁ, disse Valdinei Donizeti Reis, pai da aluna Sara Vit├│ria Reis.

As sess├Áes da C├ómara Mirim acontecer├úo uma vez por m├¬s, no recinto da pr├│pria C├ómara e incluir├úo palestras, din├ómicas, visitas a entidades p├║blicas e viagens.

OS 13 VEREADORES MIRINS ELEITOS

Daniel Ant├┤nio Pereira, sexto ano, Guaipava

Odilon Tavares Neto, nono ano, Guaipava

Lorrainy Apª N. Cruz, nono ano, Maria Antonieta