Em terceiro encontro da Câmara Mirim, estudantes visitam prefeito JosĂ© TibĂşrcio do Prado Neto – Câmara Municipal de Paraguaçu

Em terceiro encontro da Câmara Mirim, estudantes visitam prefeito José Tibúrcio do Prado Neto

porederpcu

Em terceiro encontro da Câmara Mirim, estudantes visitam prefeito José Tibúrcio do Prado Neto


JOVENS NA POLĂŤTICA

Depois de se encontrarem no dia 9 de junho para uma dinâmica em que aprenderam noções sobre as atribuições dos prefeitos, governadores e presidente, os desafios da gestão municipal e os mecanismos de que o chefe do Executivo dispõe para desenvolver seu trabalho, os 13 vereadores mirins de Paraguaçu tiveram um novo encontro no último dia 3 de julho.

Os alunos das seis escolas participantes do projeto visitaram o gabinete do prefeito José Tibúrcio do Prado Neto para conhecer na prática como se organiza o seu trabalho. Lá eles compreenderam melhor as tarefas do mandatário e puderam fazer diversas perguntas.

Além disso, os estudantes encaminharam a Netinho uma série de sugestões e solicitações preparadas previamente nas escolas. Entraram na pauta temas como a falta de lixeiras para depositar o lixo nas vias públicas, a qualidade das estradas rurais, as opções de lazer e entretenimento na cidade, entre outras.

Para o prefeito, o contato de crianças e jovens com a política é um exercício muito produtivo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes.

“Como gestor público, acho de suma importância esse trabalho, que o Legislativo municipal está fazendo para desenvolver a cultura e iniciar os jovens dentro da política. Eu fico muito grato que o Legislativo continue essa caminhada, porque quem vai ganhar é só Paraguaçu”, observou Netinho.

Cauã Marques Nasser, um dos 13 vereadores mirins, aluno do sétimo ano do Cefa, analisou como esclarecedora e empolgante a experiência de visitar um dos centros de decisões da política paraguaçuense.

“Foi algo surpreendente, inimaginável, porque você começa imaginando uma coisa, chega na hora você vê que é totalmente diferente. A visita é uma prática de tudo que você aprende, o prefeito explicou tudo e você entende. Quando você conversa com quem tem que cuidar da cidade, você vê a importância, você vê a dificuldade e você vê como é o trabalho”, analisou.

Agora os vereadores mirins voltam a se encontrar no próximo dia 14 de julho, quando devem se reunir com o prefeito José Tibúrcio do Prado Neto.

O PROJETO

Estabelecida por lei em junho de 2009, a Câmara Mirim tem por objetivos proporcionar à comunidade espaços de discussão sobre os anseios da juventude em direção à conquista da cidadania e despertar a consciência política nos jovens, tendo como princípios a ética, a moralidade e o bem comum.

A primeira composição do Parlamento para estudantes foi feita em 2014. A ideia para este ano era envolver os estudantes e eleger 12 jovens vereadores para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Como houve empate entre duas candidatas na votação numa das escolas, o número de eleitos foi estendido a 13.

Podiam candidatar-se alunos de escolas locais com idades entre 12 e 16 anos, matriculados de sexto ao nono ano do ensino fundamental. O processo de escolha foi feito por meio de eleição, mediante voto direto e secreto, sendo eleitores os próprios estudantes. Todo esse processo foi coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara e pela equipe diretora das escolas.

Participam alunos das escolas Brilho do Saber, Cefa, Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta e Pedro Leite.

 

 


Sobre o Autor

ederpcu administrator

Deixe uma resposta