Em terceiro encontro da Câmara Mirim, estudantes visitam prefeito José Tibúrcio do Prado Neto

JOVENS NA POLÍTICA

Depois de se encontrarem no dia 9 de junho para uma dinâmica em que aprenderam noções sobre as atribuições dos prefeitos, governadores e presidente, os desafios da gestão municipal e os mecanismos de que o chefe do Executivo dispõe para desenvolver seu trabalho, os 13 vereadores mirins de Paraguaçu tiveram um novo encontro no último dia 3 de julho.

Os alunos das seis escolas participantes do projeto visitaram o gabinete do prefeito José Tibúrcio do Prado Neto para conhecer na prática como se organiza o seu trabalho. Lá eles compreenderam melhor as tarefas do mandatário e puderam fazer diversas perguntas.

Além disso, os estudantes encaminharam a Netinho uma série de sugestões e solicitações preparadas previamente nas escolas. Entraram na pauta temas como a falta de lixeiras para depositar o lixo nas vias públicas, a qualidade das estradas rurais, as opções de lazer e entretenimento na cidade, entre outras.

Para o prefeito, o contato de crianças e jovens com a política é um exercício muito produtivo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes.

“Como gestor público, acho de suma importância esse trabalho, que o Legislativo municipal está fazendo para desenvolver a cultura e iniciar os jovens dentro da política. Eu fico muito grato que o Legislativo continue essa caminhada, porque quem vai ganhar é só Paraguaçu”, observou Netinho.

Cauã Marques Nasser, um dos 13 vereadores mirins, aluno do sétimo ano do Cefa, analisou como esclarecedora e empolgante a experiência de visitar um dos centros de decisões da política paraguaçuense.

“Foi algo surpreendente, inimaginável, porque você começa imaginando uma coisa, chega na hora você vê que é totalmente diferente. A visita é uma prática de tudo que você aprende, o prefeito explicou tudo e você entende. Quando você conversa com quem tem que cuidar da cidade, você vê a importância, você vê a dificuldade e você vê como é o trabalho”, analisou.

Agora os vereadores mirins voltam a se encontrar no próximo dia 14 de julho, quando devem se reunir com o prefeito José Tibúrcio do Prado Neto.

O PROJETO

Estabelecida por lei em junho de 2009, a Câmara Mirim tem por objetivos proporcionar à comunidade espaços de discussão sobre os anseios da juventude em direção à conquista da cidadania e despertar a consciência política nos jovens, tendo como princípios a ética, a moralidade e o bem comum.

A primeira composição do Parlamento para estudantes foi feita em 2014. A ideia para este ano era envolver os estudantes e eleger 12 jovens vereadores para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Como houve empate entre duas candidatas na votação numa das escolas, o número de eleitos foi estendido a 13.

Podiam candidatar-se alunos de escolas locais com idades entre 12 e 16 anos, matriculados de sexto ao nono ano do ensino fundamental. O processo de escolha foi feito por meio de eleição, mediante voto direto e secreto, sendo eleitores os próprios estudantes. Todo esse processo foi coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara e pela equipe diretora das escolas.

Participam alunos das escolas Brilho do Saber, Cefa, Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta e Pedro Leite.