Quarto encontro dos vereadores mirins debate elementos de pol├ştica e cidadania no audit├│rio da C├ómara – C├ómara Municipal de Paragua├žu

porederpcu

CÂMARA MIRIM

Os vereadores mirins voltaram a se reunir no ├║ltimo dia 14 de julho, no audit├│rio da C├ómara Municipal. Na oportunidade os jovens foram provocados a refletir sobre o papel de cada um deles na sociedade, debatendo tem├íticas relacionadas a pol├ştica, cidadania e Estado.

O pr├│ximo encontro da C├ómara Mirim, o quinto dessa forma├ž├úo, est├í agendado para o dia 11 de agosto.

Estabelecida por lei em junho de 2009, a C├ómara Mirim tem por objetivos proporcionar ├á comunidade espa├žos de discuss├úo sobre os anseios da juventude em dire├ž├úo ├á conquista da cidadania e despertar a consci├¬ncia pol├ştica nos jovens, tendo como princ├şpios a ├ętica, a moralidade e o bem comum.

A primeira composi├ž├úo do Parlamento para estudantes foi feita em 2014. A ideia para este ano era envolver os estudantes e eleger 12 jovens vereadores para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade. Como houve empate entre duas candidatas na vota├ž├úo numa das escolas, o n├║mero de eleitos foi estendido a 13.

Podiam candidatar-se alunos de escolas locais com idades entre 12 e 16 anos, matriculados de sexto ao nono ano do ensino fundamental. O processo de escolha foi feito por meio de elei├ž├úo, mediante voto direto e secreto, sendo eleitores os pr├│prios estudantes. Todo esse processo foi coordenado pela Escola do Legislativo da C├ómara e pela equipe diretora das escolas.

Participam alunos das escolas Brilho do Saber, Cefa, Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta e Pedro Leite.

ederpcu administrator