Depois da mobilização pelo 18 de maio, Câmara discute propostas para aprimorar rede de proteção a crianças e adolescentes em Paraguaçu

Em meados do mês de maio Paraguaçu assistiu à movimentação gerada pela segunda mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma série de eventos marcou a data que visa conscientizar a sociedade quanto a um problema de extrema gravidade.

A programação incluiu uma marcha, passeio ciclístico, trabalhos escolares e até um seminário, prestigiado por centenas de pessoas no teatro municipal. A mobilização é parte da campanha “Faça bonito” 2013 e marca o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, celebrado anualmente em 18 de maio desde que o Congresso aprovou uma lei em 2000.

A movimentação realizada em muitos municípios do Brasil lembra dos cuidados e da necessidade de preservar os direitos de meninos e meninas crescerem de forma saudável. Na campanha, sociedade, governantes e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.

PROPOSTAS NA MESA
Agora em 2013 o ponto alto da mobilização em Paraguaçu aconteceu na noite de 16 de maio, com a realização de um seminário que discutiu os aspectos jurídicos relacionados à proteção a crianças e adolescentes e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra eles.

A mesa-redonda comandada pelo assistente social Wiliam Duarte reuniu representantes do Ministério Público, Polícia Militar, secretarias de Educação e Cultura e Assistência Social, Trabalho e Habitação. O encontro registrou ainda participação de diretores, professores, alunos e cidadãos em geral.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão que promoveu a mobilização, avaliou de maneira positiva o trabalho. Para Márcio Diniz, no entanto, ainda há muito o que fazer para estabelecer uma lógica mais complexa na afirmação das ações de assistência social em Paraguaçu. “Nós ouvimos da comunidade falas positivas e de incentivo para que a campanha vá ganhando mais corpo, vá avançando constantemente, não só no dia 18 de maio. Por isso no seminário fizemos uma resolução exigindo do Executivo que efetive as ações de atendimento à criança e ao adolescente no tocante ao abuso e à exploração sexual”, explicou o Irmão. O documento a que ele se refere é uma carta de propostas que já foi encaminhada para as principais autoridades do município.

Como forma de buscar ações práticas que possam fazer evoluir a rede de proteção da infância e juventude, os vereadores se reuniram com o próprio Irmão Márcio na tarde de 23 de maio, para discutir detalhes da carta de propostas. O primeiro mecanismo para tentar implementar as ideias colocadas no papel está ao alcance dos edis, que assumiram o compromisso de incluí-las no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente a 2014.