Paragua√ßu integrar√° o projeto Parlamento Jovem de Minas, Edi√ß√£o 2019 – C√Ęmara Municipal de Paragua√ßu

Paraguaçu integrará o projeto Parlamento Jovem de Minas, Edição 2019

porederpcu

Paraguaçu integrará o projeto Parlamento Jovem de Minas, Edição 2019

Apresentação
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e √© uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ci√™ncias Sociais (ICS) e da Pr√≥-reitoria de Extens√£o (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas c√Ęmaras municipais mineiras.

A cada ano, um tema de relev√Ęncia social e do interesse dos jovens √© trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e delibera√ß√£o que permitem a viv√™ncia.

Objetivos
Estimular a forma√ß√£o pol√≠tica e cidad√£ de estudantes dos ensinos m√©dio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organiza√ß√£o dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a import√Ęncia da participa√ß√£o popular no Parlamento.
Incentivar o envolvimento das c√Ęmaras municipais em atividades de educa√ß√£o para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
Propiciar espa√ßo para viv√™ncia em situa√ß√Ķes de estudos e pesquisas, debates, negocia√ß√Ķes e escolhas, respeitando-se as diferentes opini√Ķes.
Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopol√≠tica de seu munic√≠pio e pelo exerc√≠cio da participa√ß√£o democr√°tica na discuss√£o e decis√£o de quest√Ķes relevantes para a comunidade.
Etapa Municipal
Na etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas, estudantes do ensino m√©dio, com aux√≠lio de monitores, estudam o tema do projeto, debatem, elaboram e votam proposi√ß√Ķes de a√ß√£o.

As c√Ęmaras municipais t√™m autonomia para conceber e elaborar as a√ß√Ķes que ser√£o desenvolvidas na etapa municipal, mas devem manter uma identidade com as a√ß√Ķes dos demais munic√≠pios, respeitando os objetivos gerais do projeto, sua metodologia e seu cronograma de atividades. Isso significa incluir orienta√ß√Ķes e oferecer as seguintes atividades:

• Atividades de forma√ß√£o e estudo concentradas no 1¬ļ semestre do ano.
    Mobiliza√ß√£o local das escolas p√ļblicas e privadas do ensino m√©dio.
    Fidelidade ao tema de cada edição.
    Prepara√ß√£o para receber uma visita t√©cnica de trabalho da ALMG e da PUC Minas no 1¬ļ semestre.
    Capacitação dos alunos do ensino médio.
    Elabora√ß√£o de um documento com propostas de a√ß√£o para o poder p√ļblico municipal.
    Realiza√ß√£o de uma sess√£o final no Plen√°rio da c√Ęmara municipal.
    A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas e a PUC Minas oferecem cursos de forma√ß√£o pol√≠tica e atividades de capacita√ß√£o para os servidores das c√Ęmaras municipais e para monitores convidados a integrar o projeto em cada munic√≠pio, abordando conte√ļdos como democratiza√ß√£o do Estado, cidadania, organiza√ß√£o e fun√ß√Ķes do Poder Legislativo, mecanismos de participa√ß√£o pol√≠tica e o tema espec√≠fico de cada edi√ß√£o.

As c√Ęmaras s√£o as respons√°veis pela mobiliza√ß√£o dos estudantes no munic√≠pio e, com o apoio dos monitores, pela capacita√ß√£o dos alunos do ensino m√©dio, repassando a eles os conte√ļdos das atividades de forma√ß√£o. Nessas atividades, as c√Ęmaras e os monitores recebem assessoria a dist√Ęncia dos t√©cnicos da ALMG e de professores da PUC Minas. Al√©m disso, as c√Ęmaras t√™m autonomia para desenvolver propostas de forma√ß√£o ou atividades complementares, considerando as especificidades locais.

Cada c√Ęmara √© respons√°vel por definir a metodologia para a escolha dos estudantes que ir√£o representar o munic√≠pio na etapa regional, realizada no munic√≠pio polo, e na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte.

Tamb√©m sob a supervis√£o da c√Ęmara e de monitores, os estudantes do ensino m√©dio elaboram o documento da etapa municipal, que √© discutido e votado em sess√£o no Plen√°rio da c√Ęmara. Os documentos aprovados em cada c√Ęmara s√£o consolidados pelos munic√≠pios polo para serem trabalhados na etapa regional.

ederpcu administrator