Em cerimônia marcada para a próxima sexta-feira, vereadores mirins vão tomar posse na Câmara | Câmara Municipal de Paraguaçu

convite cerimonia de posse

JOVENS LEGISLADORES

Já está quase tudo pronto para que os primeiros vereadores mirins de Paraguaçu tomem posse de seus cargos. A equipe da Câmara prepara a cerimônia de posse para a próxima sexta-feira, 9 de maio. O evento é aberto a toda a comunidade e está marcado para as 19h30, na sede da Câmara, na Rua José Bueno, número 20.

O projeto da Câmara Mirim teve início oficial em 2009, quando o Legislativo aprovou um projeto de lei apresentado pelo vereador José Rafael de Souza. Agora em 2014 a equipe da recém-criada Escola do Legislativo organizou todo o processo de eleições, que movimentaram os alunos das escolas Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta Alvarenga, Padre Piccinini e Pedro Leite no último dia 11 de abril.

De acordo com as regras do projeto, cada escola participante elegeu dois vereadores (um do sexto ou sétimo ano e outro do oitavo ou nono ano) e dois suplentes. Podiam participar alunos devidamente matriculados e com idade entre 11 e 16 anos. O processo de escolha foi feito mediante voto secreto e direto dos próprios estudantes. Ao todo, a comissão organizadora computou 1.007 votos válidos para os 89 candidatos inscritos.

Os dez jovens campeões das urnas que vão compor a Câmara Mirim são Caíque Silva Mateus, Danilo Perobelli, Lorraine Xavier Silva, Maria Fernanda Alves Silva, Micael Aparecido Custódio, Paulo Henrique Silva, Pedro César Pimenta, Raphael Oliveira Moura, Rian Garcia Santos e Tatiane Ferreira Leal. Depois da posse, eles vão ter encontros mensais até o mês de dezembro, período em que terão acesso a palestras e às demandas do Poder Legislativo municipal.

A iniciativa da Câmara Mirim visa proporcionar à comunidade espaços de discussão sobre os anseios da juventude em direção à conquista da cidadania e despertar a consciência política nos jovens, tendo como princípios a ética, a moralidade e o bem comum.

A lista completa de votos, bem como todas as realizações da Escola do Legislativo, podem ser acessadas pelo site da Câmara, no link www.camaradeparaguacu.mg.gov.br. Lembrando que a cerimônia de posse dos vereadores mirins acontece na próxima quarta-feira, 30 de abril, a partir das sete e meia da noite, na sede da Câmara, na Rua José Bueno, número 20.