Ginásio esportivo do bairro Santa Luzia ganha nome oficial em homenagem a Domingos Gonçalves, o conhecido Biro Biro

Centro esportivo Biro BiroUm grande personagem do esporte paraguaçuense teve sua memória resgatada por um projeto de lei aprovado na Câmara na noite de 25 de junho. Domingos Gonçalves, o Biro Biro, agora dá nome oficial ao ginásio esportivo do bairro Santa Luzia. A proposta foi firmada pelo peemedebista Joaquim Bocudo e acabou aceita por unanimidade em plenário.

O projeto tramitava desde meados de maio na Câmara e ganhou a simpatia de todos os vereadores, que ressaltaram as características do conhecido Biro Biro, falecido em 6 de março de 2011. Durante a votação, o autor da matéria agradeceu pela oportunidade de homenagear uma pessoa que tanto batalhou pelo esporte paraguaçuense. “Para mim é uma honra muito grande dar o nome do Biro Biro no poliesportivo. Foi uma pessoa que deixou muitas coisas boas na cidade, e com ele o futebol aqui era até mais animado”, ressaltou Joaquim.

VIDA DEDICADA À AEP

Domingos Gonçalves foi um dos grandes entusiastas do esporte municipal. Comerciante carismático e agregador, o conhecido Biro Biro dedicou 38 anos de sua vida à Associação Esportiva de Paraguaçu, onde atuou como presidente e diretor, superando inúmeras dificuldades, inclusive arcando com despesas do próprio bolso.

Chegou a comandar uma equipe que conseguiu acesso para a segunda divisão do Campeonato Mineiro na década de 1990. Sempre teve disposição de elevar o nome de nossa terra nas competições regionais, além de revelar talentos da bola.

Com espírito politizado e participativo, Biro Biro atuou na política local integrando o grupo do PMDB, legenda pela qual se candidatou mais de uma vez na vaga de vereador, com o intuito de legislar na defesa da prática do esporte municipal.

Biro Biro deixou um histórico de trabalho, idealismo e amor incondicional a Paraguaçu. Quando faleceu, Biro Biro tinha 59 anos e era casado com Maura Balbina Tomé Gonçalves, com quem deixou os filhos Janemeire, George, Luciene, Mara, Jivanildo, Tânia e Rosilene.

Centro esportivo Biro Biro (1) Centro esportivo Biro Biro (3) Centro esportivo Biro Biro (4) Centro esportivo Biro Biro (5)