Evento promovido pela Escola do Legislativo traz filósofo Ludovikus Moreira e ex-ministro Patrus Ananias a Paraguaçu

IDEIAS

Clique para abrir a galeria

O início dos trabalhos da Escola do Legislativo da Câmara de Paraguaçu não poderia ter sido melhor. Na noite de 18 de dezembro, o parlamento municipal recebeu duas palestras com profissionais de renome nacional. Funcionários da Assembleia Legislativa de Minas e ligados à Escola do Legislativo de Belo Horizonte, Ludovikus Moreira e Patrus Ananias conduziram debates muito relevantes sobre temas que nos acompanham no dia a dia.

As palestras se inserem no programa “Encontros com a política”, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais por meio de sua própria Escola do Legislativo e do Centro de Apoio às Câmaras. O programa consiste em palestras e painéis destinados a agentes públicos municipais e cidadãos em geral interessados pelos caminhos da política.

Aqui em Paraguaçu a apresentação de abertura coube ao filósofo Ludovikus Moreira, que tratou do tema “Democracia representativa e o papel do vereador”. Valendo-se de sua larga experiência como professor, Ludovikus aliou conceitos da Filosofia Clássica a exemplos práticos da política atual para lançar questões fundamentais — e quase sempre tão complexas quanto controversas — da vida em sociedade.

O público presente pôde fazer uma viagem ao passado das tradições greco-romanas para compreender o espírito da democracia e o conceito de ética e, a partir disso, analisar o papel do vereador como representante do povo.

TRANSFERIR RENDA É CIDADANIA

O ex-ministro trabalhou com uma abordagem bem mais específica para tratar de políticas sociais, um tema que lhe é muito caro. Ele também buscou exemplos da História para examinar o contexto das conquistas sociais e, mais adiante, apresentou em retrospecto a evolução do tema no Brasil.

Considerado um dos pais do programa Bolsa-Família, Patrus Ananias defendeu com veemência a viabilidade e a necessidade de iniciativas de transferência de renda, que garantiriam o direito à cidadania e o combate efetivo à injustiça social. Para Patrus, alguns dos desafios presentes e futuros estariam na determinação dos critérios da pobreza, a intersetorialidade e a normatização jurídica dos programas.

Ainda não há data definida para os próximos eventos da Escola do Legislativo, mas a Câmara pretende intensificar este tipo de debate em 2014, trazendo a Paraguaçu outros profissionais e fortalecendo a inclusão da comunidade nas questões políticas.

QUEM SÃO LUDOVIKUS E PATRUS

Luís Carlos Ludovikus Moreira de Carvalho é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem especialização em Ética pela mesma instituição. É funcionário há mais de 30 anos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela qual se tornou um dos professores mais requisitados da Escola do Legislativo. Ludovikus roda o estado fomentando importantes reflexões sobre a relevância da política, da democracia, da moral e da ética na vida de cada cidadão. Suas palestras costumam mesclar conhecimentos de Ciência Política, História e Literatura para envolver o público em temas fundamentais para o convívio em sociedade.

DSCN6933 DSCN6931 DSCN6923 DSCN6925 DSCN6921 DSCN6922

Patrus Ananias de Sousa é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e, nos anos 1970, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Professor lincenciado da PUC Minas, onde começou a dar aulas em 1979, Patrus também é funcionário concursado da Assembleia Legislativa de Minas desde 1982. Sua primeira eleição se deu em 1988, quando se tornou vereador em Belo Horizonte. No ano de 1992, foi eleito prefeito da capital mineira. Entre os anos de 1997 e 2001, Patrus voltou seu foco para a academia, concluindo seu mestrado em Direito Processual pela PUC Minas. Perdeu a eleição a governador de Minas Gerais em 1998, mas saiu vitorioso nas eleições de 2002, ingressando para a Câmara dos Deputados com 520 mil votos. Durante o governo Lula, licenciou-se do cargo em 2004 para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em 2010 e em 2012 perdeu eleições a vice-governador e a prefeito de Belo Horizonte.