Centro esportivo do bairro Costa do Sol ganha nome oficial em homenagem a antigo atleta paraguaçuense

Um projeto de lei firmado pelo vereador José Maria Ramos oficializou um nome para o ginásio poliesportivo do bairro Costa do Sol. Aprovada por unanimidade em plenário no último dia 10 de dezembro, a matéria faz uma homenagem a um dos personagens de mais saudosa lembrança no esporte de Paraguaçu.
A escolha do democrata José Maria Ramos para nomear a quadra recaiu sobre Amir Taglialegna, comerciante que marcou época nas décadas de 1950 e 1960 jogando futebol pelo extinto Fabril e pela Associação Esportiva de Paraguaçu. “Tive a honra de apresentar esse projeto homenageando uma pessoa que prestou grandes serviços em diversas atividades, principalmente na área esportiva. Conheci bastante o Amir Taglialegna, era pessoa excelente, de comportamento exemplar e grande influência em nossa sociedade, que trouxe grande ajuda para o esporte de Paraguaçu”, defendeu o autor do projeto.
A lembrança de Amir foi saudada positivamente também pelos demais vereadores. “É tanta coisa que o Amir fez, que é provável que a gente tenha esquecido de algo. No início dos anos 1960, ele e o Gatão administraram os trabalhos de melhoramento do Estádio Gabriel Pereira, gramando o campo, colocando alambrado e traves de metal. Ele merece essa homenagem”, relembrou Marlon Tomé. “Em 1962, quando nós mudamos do município de Fama para Paraguaçu, Amir morava ali na antiga casa do Zé do Catão. Então desde pequeno sou amigo da família. Cheguei a ver Amir jogar futebol, ele era um senhor jogador. Foi um dos fundadores do Clube Esportivo de Veteranos de Paraguaçu e jogou futebol até os seus 50 e poucos anos”, destacou Joaquim Bocudo.
HISTÓRICO DE ATLETA
Nascido em Paraguaçu em 4 de agosto de 1936, Amir era filho de Corina Lelis Gavião e Angelo Taglialegna. Ainda jovem, trabalhou no departamento pessoal da Paraguaçu Têxtil por cinco anos. Em seguida, junto do irmão Ademir fundou o inesquecível bar Xangri-lá, na Praça Oswaldo Costa.
Comerciante nato, Amir também teve uma loja de calçados chamada Cinderela, o restaurante Furriel, uma padaria localizada no entorno do terminal rodoviário e a Funerária Paraguaçu, de sua família.
Como esportista, ele começou a jogar futebol em 1949, no antigo Sete de Setembro. Atuou também pelo Comercial, pelo Fabril e pela AEP, sempre como um habilidoso meio-campista de armação de jogadas ofensivas. No período em que se dedicou à bola, Amir foi um dos melhores atletas do Sul de Minas.
Ele faleceu em 2002, quando contava 69 anos de idade.