Mais duas empresas do ramo de confecção ganham imóveis do patrimônio público municipal

Entre os últimos projetos apreciados pelos vereadores em 2013, a Câmara aprovou a doação de terrenos do patrimônio público municipal para mais duas empresas do ramo de confecções de Paraguaçu. Enviadas pelo Executivo, as propostas foram aprovados por unanimidade em plenário.
A primeira votação aconteceu no último dia 10 de dezembro e beneficiou a Vestsim Indústria e Comércio de Roupas, empresa que atualmente ocupa um barracão na Avenida Professora Maria do Carmo, no bairro Vila Sinara.
O terreno doado tem 1.209 metros quadrados de área e está localizado no bairro Santo Agostinho, na Rua Sebastião Campos Azevedo. O imóvel foi avaliado em R$ 120 mil e deve ser utilizado para atividades de confecção de peças de vestuário em geral, exceto roupas íntimas e as elaboradas sob medida. A administração da empresa está a cargo de Matheus Araújo Souza.
Como contrapartida, o projeto de lei estabelece que a Vestsim construa no imóvel doado, no prazo de dois anos, um barracão de 800 metros quadrados visando a instalação de sua unidade industrial. Além disso, exigem-se a geração de no mínimo 30 novos empregos e faturamento anual superior a R$ 1,8 milhão.
Os planos de expansão da Vestsim devem contemplar esse tipo de requisito, já que a firma pretende investir R$ 300 mil na construção do galpão e R$ 100 mil na aquisição de maquinário. A estimativa é que a empresa recolha mais de R$ 500 mil em impostos para o município nos próximos três anos.
“O que eu mais sou a favor desses projetos é que vai ter geração de empregos, aumento da arrecadação municipal, melhoria da qualidade de vida dos munícipes e desenvolvimento econômico e social do município. E também que se a empresa não cumprir o que está no projeto, o imóvel volta para o município, então isso deixa a gente bem resguardado”, argumentou o vereador Selmo Silva. “Sempre fiquei muito feliz em aprovações de projetos dessa natureza, que vêm para a geração de mais empregos e também como comodidade para o empresário e para os funcionários. Eu trabalhei 17 anos no ramo de confecção e jamais seria contrário a isso”, destacou Rafael da Quadra.
DISTRITO INDUSTRIAL MAIS FORTE
Assim como no projeto da Vestsim, a doação para a Jordhine Confecções seguiu a mesma lógica: a entrega do terreno sob determinadas condições, com vistas a estimular o crescimento econômico do município. A empresa administrada por Jorcelino Tiago da Cruz Neto, atualmente instalada na Avenida Dr. Domingos Conde, foi contemplada com um terreno de 1.211 metros quadrados na Avenida Vitório Taglialegna, no Distrito Industrial.
O imóvel foi avaliado em R$ 142 mil e deve receber atividades de confecção e facção de roupas profissionais sob medida ou não, indústria, facção e comércio no atacado e varejo de peças interiores e exteriores do vestuário masculino, feminino e infantil.
As contrapartidas exigidas da Jordhine também são similares às da Vestsim. A empresa tem dois anos para construir um barracão de no mínimo 1.500 metros quadrados, deve gerar no mínimo 30 novos empregos e apresentar um faturamento anual superior a R$ 2,5 milhões.
De acordo com a direção da empresa, a ideia é investir R$ 1 milhão na construção da nova sede industrial e recolher, nos próximos três anos, valor semelhante em impostos para o município. “É mais uma firma beneficiada com um terreno através da prefeitura. Eu acho que isso é um incentivo muito bom, porque hoje ele está num cômodo que é alugado, amanhã vai estar num cômodo que é dele. Hoje ele já está com quase 30 funcionários e futuramente terá mais funcionários e mais empregos”, ponderou Joaquim Bocudo. “Trata-se de uma causa justa e nobre, porque estamos investindo em emprego, estamos investindo em salários para os nossos trabalhadores. E nós temos que aproveitar sim a vocação que nós temos para o desenvolvimento do polo de confecções. Todo investimento nessa área é bem-vindo e tem o meu apoio”, concluiu Marlon Tomé.
O ano de 2013 registrou a doação de oito terrenos do patrimônio público municipal a empresas da cidade. Foram contempladas a Coomap, Minas Ternos, Indústria e Comércio de Condensadores Aramados, Fortecon, Andrey Confecções, Indústria e Comércio Maia & Maia, Vestsim e Jordhine Confecções.