Projeto em tramitação na Câmara pretende integrar Paraguaçu em novo consórcio intermunicipal de saúde

Desde a terça-feira passada, 25 de fevereiro, tramita na Câmara uma proposta enviada pelo Executivo que pretende integrar Paraguaçu num novo consórcio intermunicipal de saúde. O projeto de lei altera uma lei de 2011 para estabelecer a medida.
A ideia é fazer de Paraguaçu um membro do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sul de Minas, que atende pela sigla Cissul. O órgão tem a função de gerenciar os serviços de atendimento de urgência e emergência e as ações de educação permanente em urgência e emergência na região macro Sul de Minas Gerais.
O projeto encaminhado à Câmara dá nova redação a dois artigos da lei original, promulgada em 26 de dezembro de 2011, que inseria o nosso município no Cisgem, um consórcio nos mesmos moldes que atuava nas microrregiões de Varginha, São Lourenço e Caxambu, Lavras, Três Corações e Três Pontas.
Caso seja aprovado, o projeto oficializa a participação de Paraguaçu no Cissul, o que exige dos cofres da prefeitura um repasse anual no valor de R$ 52 mil. No texto enviado à Câmara, o Executivo justifica a iniciativa como sendo “uma medida de grande importância para a população de Paraguaçu, que terá à sua disposição um atendimento rápido e de qualidade, a um custo baixo para os cofres públicos”.
A expectativa é que os vereadores apreciem a matéria em plenário em regime de urgência, ainda neste mês de março.