Na tribuna da Câmara, equipe local da Emater apresenta relatório de atividades de 2013 em Paraguaçu

Engenheiro agrônomo Carlos Magno fazendo uso da Tribuna

Uma rápida apresentação na tribuna livre da Câmara na noite de 8 de abril revelou dados interessantes sobre a produção agropecuária de Paraguaçu. Como já acontecera em anos anteriores, a equipe da Emater local exibiu os números de seu relatório anual de atividades, um resumo detalhado de sua atuação em nosso município comandado pelos funcionários Carlos Magno de Mesquita, Iraí Cássio Ferreira de Souza e Sandra Aparecida Gonçalves.
Presente em Paraguaçu desde 1956, a Emater se dedica aos serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, com ações voltadas para produção e oferta de alimentos, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias do meio rural. É o tipo de trabalho fundamental num cenário em que 17% da população ainda vivem no campo.
Na avaliação do engenheiro agrônomo Carlos Magno e do técnico Iraí, a parceria do poder público local com a empresa tem gerado frutos muito positivos, expressos nas melhorias da vida do agricultor familiar e no retorno que o investimento rural traz para o município. “O nosso foco principal é o agricultor familiar, aquele que se enquadra hoje no Pronaf e para quem existe toda uma política de apoio governamental, tanto estadual quanto federal. O trabalho de organização que a Emater ajuda a realizar é muito importante”, comentou Carlos.
“Os recursos que através da interveniência da Emater vieram para o município: são muito significativos. Só de crédito rural nós ultrapassamos a marca de R$ 9 milhões. Para cada real que a prefeitura investiu nesse convênio, retornaram mais de R$ 80 mil para o município”, complementou Iraí.
Os números apresentados no relatório indicaram o atendimento direto pelos técnicos da Emater de 960 pessoas e 27 entidades do meio rural em Paraguaçu. A empresa também desempenha papel importante na difusão do conhecimento e na organização coletiva dos trabalhos no campo.