Em cerimônia marcada para a próxima sexta-feira, vereadores mirins vão tomar posse na Câmara

convite cerimonia de posse

JOVENS LEGISLADORES

Já está quase tudo pronto para que os primeiros vereadores mirins de Paraguaçu tomem posse de seus cargos. A equipe da Câmara prepara a cerimônia de posse para a próxima sexta-feira, 9 de maio. O evento é aberto a toda a comunidade e está marcado para as 19h30, na sede da Câmara, na Rua José Bueno, número 20.

O projeto da Câmara Mirim teve início oficial em 2009, quando o Legislativo aprovou um projeto de lei apresentado pelo vereador José Rafael de Souza. Agora em 2014 a equipe da recém-criada Escola do Legislativo organizou todo o processo de eleições, que movimentaram os alunos das escolas Fundamar, Guaipava, Maria Antonieta Alvarenga, Padre Piccinini e Pedro Leite no último dia 11 de abril.

De acordo com as regras do projeto, cada escola participante elegeu dois vereadores (um do sexto ou sétimo ano e outro do oitavo ou nono ano) e dois suplentes. Podiam participar alunos devidamente matriculados e com idade entre 11 e 16 anos. O processo de escolha foi feito mediante voto secreto e direto dos próprios estudantes. Ao todo, a comissão organizadora computou 1.007 votos válidos para os 89 candidatos inscritos.

Os dez jovens campeões das urnas que vão compor a Câmara Mirim são Caíque Silva Mateus, Danilo Perobelli, Lorraine Xavier Silva, Maria Fernanda Alves Silva, Micael Aparecido Custódio, Paulo Henrique Silva, Pedro César Pimenta, Raphael Oliveira Moura, Rian Garcia Santos e Tatiane Ferreira Leal. Depois da posse, eles vão ter encontros mensais até o mês de dezembro, período em que terão acesso a palestras e às demandas do Poder Legislativo municipal.

A iniciativa da Câmara Mirim visa proporcionar à comunidade espaços de discussão sobre os anseios da juventude em direção à conquista da cidadania e despertar a consciência política nos jovens, tendo como princípios a ética, a moralidade e o bem comum.

A lista completa de votos, bem como todas as realizações da Escola do Legislativo, podem ser acessadas pelo site da Câmara, no link www.camaradeparaguacu.mg.gov.br. Lembrando que a cerimônia de posse dos vereadores mirins acontece na próxima quarta-feira, 30 de abril, a partir das sete e meia da noite, na sede da Câmara, na Rua José Bueno, número 20.